Archive for Março 14th, 2017

A semana em que o Rogério de Carvalho vem ao TCSB!

Terça-feira, Março 14th, 2017

Esta é uma semana muito especial no TCSB: acolhemos na quinta e na sexta-feira, em duas sessões únicas, o espectáculo “Faz escuro nos olhos”, do Teatro Griot, com encenação de Rogério de Carvalho!
Nos Sábados para a Infância, a Vânia Couto regressa com a oficina de música para pais e filhos “Som a som, tom a tom”, que está prestes a esgotar!
Faça-nos companhia!

cartazCoimbra (1)

FAZ ESCURO NOS OLHOS
“Faz escuro nos olhos” é uma montagem de textos a partir de vários autores, como Sigmund Freud, Virginia Woolf, Breyten Breytenbach ou Howard Barker. Estreou em Abril de 2012 e regressa agora a? cena, em Coimbra e em Lisboa. De acordo com uma nota da produção, “é um especta?culo que procura a cade?ncia por detra?s dos alvos e dos efeitos da viole?ncia, na fronteira entre o rui?do e o sile?ncio. Um teatro de quase mono?logos onde na?o ha? compromisso nem pedac?os de textos reveladores”. “Na?o ha? um u?nico fragmento feliz – adianta o Teatro Griot –. Apenas um palco, onde os actores ocupam esse lugar onde o abuso tem muitas caras'”.

Rogério de Carvalho é um velho amigo d’A Escola da Noite, onde encenou “O Triunfo do Amor” (1992), “Auto da Índia” (1993) e “O Cerejal” (2004). É sempre com um enorme prazer e uma grande alegria que recebemos trabalhos seus nas casas pelas quais somos responsáveis. Sobre este espectáculo, escreve o Rogério: “Habitamos de forma constante um universo de vozes. Somos bombardeados por conti?nuas vozes. Vozes que gritam, sussurram, choram, acariciam, ameac?am, imploram, seduzem, ordenam, rogam, rezam, confessam, aterrorizam, declaram… Mas as palavras falam quando as enfrentamos, nas tonalidades infinitas da voz, ao veicularmos significados. Nem todas as vozes se ouvem, mesmo as mais angustiantes e desesperadas podem ser vozes na?o ouvidas. Pode ser que no sile?ncio aparec?a uma outra voz mais premente, a voz interna, uma voz que na?o se pode fazer calar”.

Constituída maioritariamente por afro-descendentes, o Teatro Griot é uma companhia de actores que se dedica à exploração de temáticas relevantes para a construção e problematização da emergente identidade europeia contemporânea e do seu reflexo no discurso e na estética teatral. A identidade e as dinâmicas inter-identitárias, entre o africano e o europeu, e o território de intersecção entre ambos, são um dos eixos de desenvolvimento das actividades da companhia, o que se reflecte na programação, na escolha dos textos, dos encenadores e dos actores. Afirmam, sobre o seu trabalho: “Importa-nos o teatro espaço de reinvenção do Eu enquanto matéria ficcional, importa-nos o teatro território de uma representação experimental e contemporânea da expressão artística da identidade e das dinâmicas inter-identitárias, entre o africano e o europeu e a simbiose dos dois”.

Para além da encenação de Rogério de Carvalho, “Faz escuro nos olhos”, que foi distinguido em 2013 com o Prémio VIDArte (categoria Teatro), conta com as interpretações de Ana Rosa Mendes, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Margarida Bento, Matamba Joaquim e Zia Soares e com o desenho de luz de Jorge Ribeiro. As sessões em Coimbra terão lugar nos dias 16 e 17 de Março (quinta e sexta-feira), sempre às 21h30. Os bilhetes custam entre 6 e 10 Euros e podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescolanoite.pt

SÁBADOS PARA A INFÂNCIA
No Sábado de manhã, Vânia Couto volta a dirigir a oficina de música para pais e filhos “Som a som, tom a tom”. A iniciativa é pensada para crianças entre os 2 e os 10 anos (e respectivos adultos acompanhantes) e visa estimular a curiosidade de miúdos e graúdos à volta das noções de som, de ritmo e de música, através de jogos, brincadeiras e exercícios auditivos e instrumentais. “Para além do processo de aculturação musical e de sensibilização para a importância da música nas crianças, este contexto promove os laços familiares e a aprendizagem de novas formas de brincar e de comunicar, que facilmente poderão replicar no seu dia-a-dia”, esclarece a intérprete e dinamizadora da Oficina.

Oficina de música para pais e filhos, Vânia Couto (foto: Pedro Rodrigues)

Ainda no Sábado, mas às 15h00, terá lugar uma nova sessão do projecto “Filosofia para Crianças”, dirigido por Celeste Silva. A “comunidade de investigação filosófica” que está a criar no TCSB ao longo do presente ano lectivo com crianças entre os 8 e os 12 anos continua a crescer. O projecto prevê a realização de duas sessões mensais com as crianças e a realização de uma sessão paralela com os pais que desejem participar, coordenada por Joana Santos. A iniciativa enquadra-se no trabalho de mestrado em Filosofia para Crianças na Universidade dos Açores e a participação é gratuita.

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
Programação de 13 a 19 de Março de 2017

Faz escuro nos olhos
Teatro GRIOT
16 e 17 de Março de 2017
Quinta e Sexta-feira, 21h30
M/16
preços: 10 € (bilhete normal); 6 € (estudante, jovem, M/65 e profissionais e amadores de teatro)

MÚSICA | OFICINA
Som a som, tom a tom
Vânia Couto
18 de Março de 2017
Sábado, 11h00
adultos + crianças dos 2 aos 10 anos > 50?
preço: 10,00 € (adulto+criança)
SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB

OFICINA
Filosofia para crianças