Archive for Agosto 9th, 2016

SETEMBRO NO TCSB

Terça-feira, Agosto 9th, 2016

O concerto de Quiné Teles e os espectáculos de duas companhias espanholas, no âmbito do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, são os destaques da programação de Setembro do TCSB. Os Sábados para a Infância trazem também uma novidade, com a sessão especial de Flores de Livro que tem lugar “fora de portas”, na Casa da Esquina.
Faça-nos companhia!

site setembro

 

KARLIK DANZA E TRANVÍA TEATRO

Depois de termos levado “A Canoa” a Cáceres e a Saragoça, é agora a nossa vez de acolher em Coimbra os espectáculos das companhias destas duas cidades, num Sábado integralmente dedicado a Espanha (17 de Setembro), no âmbito do Circuito Ibérico de Artes Cénicas. Logo de manhã, pelas 11h00, a Karlik Danza Teatro apresenta “El Chef Chop Chop y el Tik Tak de Fidelia”, um espectáculo de dança para toda a família. O grupo de Cáceres regressa ao TCSB e aos Sábados para a Infância, um ano depois de ter encantado miúdos e graúdos com “Wangari, la niña árbol”. Desta vez, traz um “espectáculo tecno-emocional para alimentar os sentidos”, repleto de humor, música e dança-teatro.

El Chef Chop Chop y el Tik Tak de Fidelia, Karlik Danza Teatro

El Chef Chop Chop y el Tik Tak de Fidelia, Karlik Danza Teatro

No mesmo dia, às 21h30, o grupo Tranvía Teatro, de Saragoça, atravessa a Península para apresentar “Sigue la Tormenta”. Pela primeira vez em Coimbra, esta companhia tem 29 anos e é responsável pela programação do Teatro de la Estación, no centro da cidade espanhola. A peça, escrita pelo dramaturgo francês Enzo Cormann, fala “sobre a responsabilidade individual e colectiva, a falsa inocência, a banalidade do mal e o silêncio cúmplice”, através de duas personagens colocadas em confronto: um encenador de sucesso que quer montar o “Rei Lear” e um velho actor, já retirado dos palcos.

 

QUINÉ TELES (E CONVIDADAS/OS)

quine fotosite
A 24 de Setembro, o percussionista Quiné Teles apresenta no TCSB o seu projecto pessoal “Da cor da madeira”. E não vem sozinho: a reforçar o carácter especial deste concerto, destacam-se as participações de Ela Vaz (voz), Nuno Caldeira (guitarra e voz) e ainda das Segue-me à Capela, que assim retribuem o convite feito ao músico aquando da apresentação pública do seu disco mais recente, feita no TCSB no passado mês de Março.
“Da cor da madeira” resulta do trabalho discográfico homónimo concluído em 2008 e é fruto das vivências musicais e extramusicais do autor. Reflecte um universo muito personalizado na música tradicional portuguesa e do mundo, transportada para a contemporaneidade. Com a introdução de uma voz feminina e a utilização de novas tecnologias na música, para além da voz, Quiné privilegia no seu espetáculo a M’bila, Xilofone moçambicano (actualmente património mundial) e ainda a utilização de samplers em tempo real.
Os bilhetes para o concerto custam entre 5 e 10 Euros e já podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

 

SÁBADOS PARA A INFÂNCIA COM SESSÃO ESPECIAL NA CASA DA ESQUINA

ilustração de Catarina Sobral ("Greve", 2011)

ilustração de Catarina Sobral (“Greve”, 2011)

Setembro inclui ainda o regresso dos Sábados para a Infância, depois das férias de Agosto. No dia 10, os formandos de Ricardo Kalash apresentam o resultado do workshop de teatro nas férias, que decorrerá ao longo de toda a semana.
Depois do espectáculo da companhia Karlik Danza Teatro, a 17, o mês termina com uma sessão especial de Flores de Livro, que pela primeira vez tem lugar fora do TCSB. A 24 de Setembro, Cláudia Sousa abrirá a sua mala dos livros na Casa da Esquina, numa parceria a pretexto da exposição de trabalhos da ilustradora Catarina Sobral, que aí decorre entre 10 de Setembro e 1 de Outubro. Associando-se à iniciativa, a dinamizadora de Flores de Livro fará uma selecção de livros e histórias ilustradas por Catarina Sobral e dedica-lhe a sessão, que terá lugar à hora habitual (11h00), com as condições normalmente praticadas: 3 Euros (bilhete individual) e 5 Euros (adulto + criança).

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
Programação de Setembro/2016

OFICINA
Workshop de Teatro nas férias [ESGOTADO]
com Ricardo Kalash
5 a 10 de Setembro de 2016
segunda a sábado, 09h30 – 12h00
6 aos 12 anos > 30,00 Euros

TEATRO
Workshop de Teatro nas férias – APRESENTAÇÃO PÚBLICA
dir. Ricardo Kalash
10 de Setembro de 2016
sábado, 11h00
M/6 > 50′ > adulto + criança: 5 Euros / bilhete individual: 3 Euros
[Sábados para a infância no TCSB]

DEBATE
III Simpósio Internacional Biologia Experimental e Biomedicina
com Duarte Nuno Vieira, Marisa Matias, Thomas Schwarz, Arsélio Pato de Carvalho, Elvira Fortunato e João Gabriel Silva
8 de Setembro de 2016
quinta-feira, 21h00
sujeito a inscrição prévia
org. Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina (PDBEB) do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC) / CMC

DANÇA-TEATRO
El Chef Chop Chop y el Tik Tak de Fidelia
Karlik Danza Teatro (Espanha)
17 de Setembro de 2016
Sábado, 11h00
M/4 > 50′ > 5 a 10 Euros
[Sábados para a infância no TCSB]

TEATRO
Sigue la Tormenta
Tranvía Teatro (Saragoça, Espanha)
17 de Setembro de 2016
Sábado, 21h30
M/12 > 70′ > 5 a 10 Euros
[espectáculo falado em Castelhano]

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro – sessão especial na CASA DA ESQUINA, dedicada à ilustradora Catarina Sobral
Cláudia Sousa
24 de Setembro
sábado, 11h00
M/4 > 60′ > adulto + criança: 5 Euros / bilhete individual: 3 Euros
[Sábados para a infância no TCSB]
org. A Escola da Noite / Casa da Esquina

MÚSICA
Da cor da madeira
Quiné Teles
com a participação de Ela Vaz, Nuno Caldeira e Segue-me à Capela
24 de Setembro de 2016
Sábado, 21h30
M/6 > 60′ > 5 a 10 Euros

Informações, reservas e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt