Archive for Julho 20th, 2016

A Escola da Noite e Cendrev preparam “Embarcação do Inferno”

Quarta-feira, Julho 20th, 2016

dia01

A Escola da Noite e o Cendrev – Centro Dramático de Évora iniciaram em Coimbra, no passado dia 28 de Junho, os ensaios do seu próximo espectáculo. “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente, é uma co-produção entre as duas companhias, com encenação conjunta de António Augusto Barros e José Russo. A estreia está marcada para 6 de Outubro, no Teatro Garcia de Resende.

Os grupos de Coimbra e Évora, respectivamente com 24 e 41 anos de actividade, são das companhias de teatro portuguesas que mais aprofundadamente têm trabalhado os textos vicentinos. Partilham a admiração pela obra deste autor e a forma como gostam de a trabalhar: com abordagens cénicas contemporâneas, feitas com o desafio e o prazer acrescidos de respeitar os textos originais.
Por razões idênticas, nenhuma delas apresentou até hoje o “Auto da Barca do Inferno”. Em contraponto ao afunilamento dos programas escolares em torno de uma ou duas peças (que tende a condicionar também a curiosidade e a procura do público em geral), tanto A Escola da Noite como o Cendrev apostaram sempre na diversificação das propostas e em mostrar a riqueza do reportório vicentino, composto por mais de 40 peças, algumas das quais permanecem injustamente pouco representadas nos palcos portugueses. É também por aqui que passa a prestação do serviço público que estas companhias assumem como sua missão, no âmbito dos contratos que têm vindo a estabelecer com o Ministério da Cultura e as respectivas Câmaras Municipais.
Este é, no entanto, um ano especial. Assinala-se em 2016 a passagem de 500 anos sobre a primeira representação da mais conhecida obra de Gil Vicente (e, em 2017/2018, os 500 anos sobre a sua edição, que é também a primeira publicação conhecida da história do teatro português). No final de mais um contrato de financiamento quadrienal celebrado com o Estado Português, as duas companhias lançam-se finalmente ao desafio de transpor para os palcos das suas cidades (Gil Vicente passou por ambas e nas duas deixou obra) o “Auto da Barca do Inferno”.

Em co-produção
Para além do que partilham em relação a Gil Vicente, Cendrev e A Escola da Noite são há muito parceiros artísticos e institucionais em diversos projectos, nomeadamente no que se refere à intervenção em matérias como a defesa e a prática de uma efectiva descentralização cultural, a valorização do papel das companhias de teatro no panorama artístico nacional ou a reivindicação e justificação de equipamentos culturais públicos qualificados nas cidades de média dimensão. O trabalho que têm feito, enquanto companhias residentes e gestoras do Teatro Garcia de Resende e do Teatro da Cerca de São Bernardo atesta o grau de comprometimento com estes desígnios. No plano artístico, esta é a segunda co-produção entre os grupos, quatro anos depois do memorável “O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos.

dia07

José Russo e António Augusto Barros

Construído em co-produção e com encenação conjunta dos directores artísticos dos dois grupos – António Augusto Barros e José Russo – “Embarcação do Inferno” conta com um elenco misto: Igor Lebreaud, Maria João Robalo e Miguel Magalhães, d’A Escola da Noite; e Ana Meira, Jorge Baião, José Russo, Rosário Gonzaga e Rui Nuno, do Cendrev. A cenografia está a cargo de João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano, colaboradores habituais da companhia de Coimbra, e o desenho de luz será feito por António Rebocho, membro do Centro Dramático de Évora.
O espectáculo estreará em Évora, na histórica sala do Teatro Garcia de Resende, onde cumprirá uma temporada de quatro semanas, para o público em geral e para o público escolar. Idêntica duração terá a temporada de Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, entre 10 de Novembro e 4 de Dezembro. Para o primeiro trimestre de 2017 está prevista a digressão pelas principais salas do país, no âmbito do que se pretende que seja uma comemoração nacional dos 500 anos da mais conhecida peça da história do Teatro português.