Archive for Novembro 9th, 2015

Esta semana no TCSB: Leonor Barata revisita a Odisseia com os miúdos

Segunda-feira, Novembro 9th, 2015

A bailarina e coreógrafa Leonor Barata apresenta no Teatro da Cerca de São Bernardo, na manhã do próximo sábado, o espectáculo-oficina “Ler a Odisseia para chegar a Ítaca”. Destinada a famílias e crianças (com 6 ou mais anos), a proposta consiste numa revisitação do clássico de Homero, feita em conjunto com os mais novos, a partir da palavra e do corpo. A semana que agora começa no TCSB inclui ainda o terceiro filme do ciclo de cinema comentado “Olhares sobre a adolescência” e o espectáculo de dança inclusiva “UNIDÁ”.

IMG_8916

Integrado na programação dos “Sábados para a infância”, o novo espectáculo-oficina de Leonor Barata parte da leitura de duas adaptações do clássico de Homero: “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres, e “A Odisseia de Homero adaptada para jovens”, por Frederico Lourenço. Com as crianças, Leonor vai lendo parte da “aventura” e envolvendo o público mais novo na busca pelas melhores formas de contar uma história que faz parte do nosso imaginário colectivo. As palavras e o movimento dos corpos são as ferramentas para descobrir ou redescobrir a maravilhosa história de Ulisses, Penélope, Telémaco e, claro, da bela Helena. A sessão começa às 11h00, tem a duração aproximada de uma hora e os bilhetes (que podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro) custam 2,5 Euros (crianças) e 5 Euros (adultos).

Cinema comentado: “Eu não sou a tua princesa”

eunaosouatuaprincesa

Para a terceira sessão do ciclo de cinema comentado “Olhares sobre a adolescência”, a associação “A Cores” programou o filme “Eu não sou a tua princesa”, de Eva Ionesco, com Isabelle Huppert e Anamaria Vartolomei. Realizado em 2011, o filme passa-se em Paris, nos anos 70, e conta a história de Hannah, uma fotógrafa que resolve usar a sua filha Violetta como modelo fotográfico, num contexto de sensualidade, provocação e erotismo. Inicialmente, Violetta deixa-se seduzir pelas fantasias e pelo glamour da fotografia, mas a situação torna-se mais incómoda à medida que os trabalhos exigem uma exposição mais aberta do corpo e o contacto físico com rapazes. Levantando questões como a distinção dos papéis de mãe e filha e as fronteiras entre o amor e a dependência no seio de uma relação familiar, o filme será comentado no TCSB por Paula Carriço (psiquiatra e membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama) e Deolindo Pessoa (médico e animador teatral). O filme passa na quarta-feira, 11 de Novembro, pelas 21h30. Como nas restantes sessões do ciclo, os bilhetes têm o preço único de 3 Euros e podem ser reservados por telefone ou e-mail.

UNIDÁ

UNIDA_Cartaz

Na quinta-feira, 12 de Novembro, também às 21h30, estreia o espectáculo de dança inclusiva “UNIDÁ”, apresentado pela companhia Flic-Flac com a participação de 15 jovens do Centro de Actividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM). A coreógrafa do espectáculo, Ana Figueiredo, explica que “UNIDÁ é o nome de um Ser que nasce por colaboração de seres mais pequenos, com corpos e personalidades diferentes mas que, no conjunto, fazem florescer a vida nesse Ser mais complexo.
Ao longo do espectáculo, os pequenos seres vão se apresentando com as suas diferenças, individualmente ou em pequenos grupos, até perceberem que, todos juntos, conseguem dar vida a UNIDÁ, para que ele possa respirar, andar, dançar…”. A Companhia Flic Flac define-se como companhia de dança amadora de Coimbra, formada por bailarinos com 18 ou mais anos de idade.
Os bilhetes para este espectáculo custam entre 5 e 10 Euros, havendo condições especiais para estudantes, maiores de 65 anos e funcionários da APPACDM. Podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro.

Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de 9 a 15 de Novembro de 2011

CINEMA
Eu não sou a tua princesa
de Eva Ionesco
seguido de debate com Paula Carriço e Deolindo Pessoa
11 de Novembro
quarta-feira, 21h30
Drama > M/12 > França, 2011 > Cores > 105′ > 3 Euros
[“Olhares sobre a adolescência” – I ciclo de cinema comentado da A CORES]

DANÇA INCLUSIVA
UNIDÁ
Estúdio Flic-Flac / APPACDM
12 de Novembro
quinta-feira, 21h30
5 a 10 Euros

ESPECTÁCULO – OFICINA
Ler a Odisseia para chegar a Ítaca
Leonor Barata
14 de Novembro
sábado, 11h00
M/6 > 60′ > 5 Euros (adulto), 2,5 Euros (crianças e jovens)
[Sábados para a infância no TCSB]