Archive for Setembro 29th, 2015

“A Canoa”: terceira semana no TCSB e espectáculos para escolas

Terça-feira, Setembro 29th, 2015

O espectáculo “A Canoa”, d’A Escola da Noite, entra esta quinta-feira na sua terceira semana de apresentações em Coimbra. Escrita e encenada pelo autor galego Cándido Pazó, a peça aborda o tema da violência doméstica e passa agora a receber também o público escolar. A temporada decorre até 18 de Outubro, de quinta a domingo, interrompendo apenas a 4 de Outubro, dia das eleições legislativas.

Sofia Lobo e Maria João Robalo, "A Canoa" (foto: Pedro Rodrigues)

Sofia Lobo e Maria João Robalo, “A Canoa” (foto: Pedro Rodrigues)

A partir de um episódio meio absurdo – um vizinho queixa-se, numa reunião de condomínio, por causa de uma canoa “estacionada” num lugar de garagem –, a história é contada em palco por dois actores que preparam um espectáculo sobre violência doméstica. Através das suas memórias e dos ensaios que fazem à frente do público, o espectador vai descobrindo os pormenores de uma situação que eles próprios testemunharam, no mesmo prédio em que ensaiam diariamente.
Como a crítica e o público têm salientado, a alternância entre o humor e o drama e a forma muito directa como o tema é abordado ajudam a criar as condições para que o espectador simultaneamente se divirta e reflicta sobre um tema de premente actualidade.
O espectáculo estreou no passado dia 17 de Setembro e mantém-se em cena até 18 de Outubro, no Teatro da Cerca de São Bernardo. Para além da encenação de Cándido Pazó, a mais recente produção d’A Escola da Noite conta com as interpretações de Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Sofia Lobo. A equipa artística inclui ainda os galegos Afonso Castro (iluminação) e Manuel Riveiro Hermo (música), os colaboradores habituais da companhia João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano (cenografia), Ana Rosa Assunção (figurinos e adereços) e Eduardo Pinto (vídeo) e as participações especiais de Cristina Janicas (assistência de encenação) e Catarina Moura (voz off).

Espectáculos para escolas
Também esta semana começa uma série de sessões especiais para o público escolar. Entre 30 de Setembro e 16 de Outubro, de quarta a sexta-feira, as escolas do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário e Escolas Profissionais podem vir assistir ao espectáculo. As sessões decorrem, sob marcação prévia, em horário diurno: 11h00 ou 15h00.
Logo após a temporada em Coimbra, “A Canoa” parte em digressão por várias localidades do país e da Galiza, com paragens já confirmadas em Miranda do Corvo e em Campo Benfeito (Castro Daire).

A Canoa
de Cándido Pazó

Maria João Robalo e Miguel Magalhães, "A Canoa" (foto: Pedro Rodrigues)

Maria João Robalo e Miguel Magalhães, “A Canoa” (foto: Pedro Rodrigues)

texto e encenação Cándido Pazó tradução Cándido Pazó e Sofia Lobo interpretação Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Sofia Lobo cenografia João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano figurinos Ana Rosa Assunção iluminação Afonso Castro música Manuel Riveiro Hermo vídeo Eduardo Pinto assistência de encenação Cristina Janicas voz-off Catarina Moura montagem e operação técnica Rui Valente e Zé Diogo produção Pedro Rodrigues assistência de produção Nilce Vicente
M/14 > 1h40′

COIMBRA, TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
ATÉ 18 DE OUTUBRO
quinta a sábado, 21h30
domingos, 16h00
(excepto 4 de Outubro, dia das Eleições Legislativas)
5 a 10 Euros

SESSÕES PARA O PÚBLICO ESCOLAR
(3.º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional)
30 de Setembro a 16 de Outubro:
quarta a sexta-feira, 11h00 ou 15h00
23 a 26 de Novembro:
segunda a quinta, 11h00 ou 15h00
3 Euros/aluno(a)
[entrada gratuita para professores acompanhantes
e para alunos abrangidos pelo escalão A da ASE]
lotação máxima: 100 alunos/as

informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt