Archive for Junho 22nd, 2015

Esta semana no TCSB: “Alto Bairro” e programação para a infância

Segunda-feira, Junho 22nd, 2015

A Escola da Noite acolhe esta terça-feira no TCSB o mais novo filme de Rui Simões. “Alto Bairro”, um documentário sobre o carismático bairro da capital, chega a Coimbra menos de uma semana depois da sua estreia nacional. Ainda esta semana, terão lugar três sessões especiais do concerto dos Taleguinho (quinta e sexta-feira) e a sessão de Junho das Flores de Livro, no sábado de manhã.

bairro-4

“Alto Bairro” começa com uma pequena história de ficção, situada no início dos anos 50 do século XX: João tem 13 anos e decide fazer uma investida no “bairro das prostitutas”, em Lisboa. É o início de uma etapa nova na sua vida, num bairro também ele feito de etapas distintas. O que hoje resta do Bairro Alto das prostitutas, dos jornalistas, artistas e artesãos? Que mudanças o atravessam e como poderão afectar o futuro da cidade? O documentário de Rui Simões segue os rostos e as vozes que o recheiam pelas ruas vazias do dia e pela excitação da noite numa tentativa de inscrever as memórias e expectativas, os sonhos e anseios que compõem o Bairro Alto no ano do seu 500.º aniversário.
Este é o quarto filme de Rui Simões que A Escola da Noite tem o prazer de mostrar no TCSB. Em contextos diversos e em parceria com outras instituições, passaram já pelo ecran da Cerca de São Bernardo “Ensaio sobre o Teatro” (em 2009), “Teatro de Sonhos” (em 2013) e “Deus Pátria Autoridade” (em 2014).

claudiasousatriptico

“Flores de Livro”, por Cláudia Sousa

Programação para a infância: Taleguinho e Flores de Livro
A programação desta semana inclui ainda três sessões especiais de “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, do Taleguinho. Têm lugar na quinta e na sexta-feira, em horário diurno, e estão sujeitas a reserva prévia.

No sábado de manhã, Cláudia Sousa volta a abrir a sua mala dos livros para a mais uma sessão de “Flores de Livro – leitura de contos para a infância”, uma iniciativa que acontece mensalmente desde Janeiro de 2013. No último sábado de cada mês, Cláudia Sousa conta aos mais pequenos um conjunto de histórias escritas a pensar neles. Para além de estimular a criatividade e a imaginação dos seus pequenos ouvintes, o objectivo é criar o gosto pela leitura e a familiaridade com o livro enquanto objecto.
O ambiente calmo e de grande proximidade proporcionado pelo bar do Teatro contribui para a riqueza da experiência. No final de cada sessão, os participantes são convidados a manusear os livros que foram lidos e a fazer os seus próprios desenhos, inspirados pelas histórias que acabaram de ouvir. Podem ainda requisitar alguns dos livros trazidos pela animadora e levá-los para casa até à sessão seguinte.

CINEMA
Alto Bairro
de Rui Simões
23 de Junho