Archive for Maio 6th, 2015

Auto dos Físicos em Matosinhos e na Guarda

Quarta-feira, Maio 6th, 2015

A Escola da Noite retoma esta semana a digressão nacional do espectáculo “Auto dos Físicos”, de Gil Vicente. Na sexta-feira, o espectáculo é apresentado em Matosinhos, no Cine-Teatro Constantino Nery. Uma semana depois, a trupe vicentina chega ao Teatro Municipal da Guarda. Nas duas cidades serão apresentadas também sessões especiais para o público escolar.

IMG_2678_RED

Maria João Robalo e Igor Lebreaud, “Auto dos Físicos”

“Auto dos Físicos” foi escrito e representado pela primeira vez entre 1519 e 1524. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estranhos remédios. Brásia Dias, a comadre que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, que termina com uma “ensalada” poética e musical, com referências a outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional.
A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro “físicos” correspondem a pessoas que realmente existiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI em Portugal.
Estreado em Coimbra em Setembro de 2014, em co-produção com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, o espectáculo tem vindo a ser apresentados em várias localidades do país e continuará em circulação até ao final do ano.

Sessões para escolas
Tanto em Matosinhos (8 de Maio) como na Guarda (14 de Maio), os espectáculos têm lugar às 21h30. Os bilhetes custam 7,5 e 6 Euros, respectivamente.
Em articulação com os serviços educativos dos dois teatros, em ambas as cidades serão apresentadas sessões especiais para o público escolar: em Matosinhos às 15h00 e na Guarda às 10h00.

A Escola da Noite em digressão
“Auto dos Físicos”
de Gil Vicente
encenação António Augusto Barros interpretação Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Sofia Lobo elemento cénico João Mendes Ribeiro figurinos e adereços Ana Rosa Assunção luz Rui Valente som Zé Diogo apoio vocal Sofia Portugal co-produção A Escola da Noite / Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
M/12 > 50′ (aprox.)

Matosinhos
Cine-Teatro Constantino Nery
8 de Maio de 2015
sexta-feira, 21h30
(sessão para escolas às 15h00)
7,50 Euros
informações e reservas: 229 392 320

Guarda
Teatro Municipal da Guarda
14 de Maio de 2015
quinta-feira, 21h30
(sessão para escolas às 10h00)
6 Euros
informações e reservas: 271 205 241

Hoje no TCSB: O Monstra continua à solta em Coimbra!

Quarta-feira, Maio 6th, 2015

18165-series-header

Segundo dia do Monstra à Solta em Coimbra. Às 18h00, tem lugar a segunda sessão competição com mais 11 curtas-metragens, de origens tão diferentes como Rússia, Alemanha, Dinamarca, Espanha ou Suíça. Portugal está representado pelo filme “Erophília – Genesis”, de Nuno Beato.

À noite, mais uma pérola vinda do Japão: “As asas do vento”, do mestre Hayao Miyazaki.

Não perca esta oportunidade!

MONSTRA À SOLTA [EM COIMBRA]

QUARTA-FEIRA, 6 DE MAIO

SESSÃO COMPETIÇÃO 02
M/12 > 74′ > 4 Euros

A TEORIA DO CHAPÉU HAT THEORY
Asya Strelbitskaya | Rússia | 2014 | 3’55”

NÃO PODEMOS VIVER SEM O COSMOS WE CAN’T LIVE WITHOUT COSMOS
Konstantin Bronzit | Rússia | 2014 | 15’20”

Dois amigos cosmonautas tentam a todo o custo tornar os seus sonhos realidade.

TORTURA TORTURING
Rebecca Blöcher | Alemanha | 2013 | 4’03”

Tem como tema o silêncio pessoal e como o estado mental individual influência o mundo.

BORISLAV
Johan Steen | Dinamarca | 2014 | 6’42”

O SOM DOS GRILOS THE SOUND OF CRICKETS
Justine Klaiber | Suíça | 2014 | 5’53”

À ESPERA DE MAIO L’ATTESA DEL MAGGIO
Simone Massi | Itália | 2014 | 8′

O mês de Maio, o melro: escondem-se enquanto cantam.

O VERDADEIRO CAVALEIRO THE TRUE KNIGHT
Dominika Brodowska | Reino Unido | 2014 | 3’05”

CODA
Alan Holly | Irlanda | 2014 | 9′

Uma viagem visual ao epílogo da vida.

EROPHÍLIA – GÉNESIS
Nuno Beato | Portugal | 2014 | 2’42”

BLOQUEADOS E AMONTOADOS BLOQUEJATS APILATS
Marc Riba, Anna Solanas | Espanha | 2014 | 5’36”

Perigo! O desastre está a caminho! Prontos para evacuar!

A RAINHA DO SONO QUEEN TUSH
Maja Gehrig | Suíça | 2015 | 11′

Uma história para adormecer inventada no momento por um pai e a sua filha.

SESSÃO LONGA
M/12 > 126′ > 4 Euros

AS ASAS DO VENTO THE WIND RISES
Hayao Miyazaki | Japão | 126? | 2013

Um conto épico de amor, perseverança, aviação e os desafios de fazer as escolhas certas num mundo turbulento.