Archive for Abril 15th, 2015

“Ego” estreia esta sexta-feira no TCSB

Quarta-feira, Abril 15th, 2015

novo espectáculo da marionet vai estrear esta sexta-feira no TCSB.
Inicialmente prevista para o passado dia 8, a estreia de “Ego” teve de ser adiada e o espectáculo tem agora um novo calendário: pode ser visto em Coimbra nos dias 17, 18, 19, 25 e 26 de Abril.
Já pode reservar os seus bilhetes.
Contamos consigo!

Joana Macias e Mário Montenegro, "Ego" (foto de ensaio de Francisca Moreira)

Joana Macias e Mário Montenegro, “Ego” (foto de ensaio de Francisca Moreira)

“Ego”
No ano em que se comemora o centésimo aniversário do lançamento da Revista Orpheu, do qual Fernando Pessoa foi um dos colaboradores, a marionet estreia em Portugal a peça “Ego”, de Carl Djerassi, inspirada na heteronímia do poeta português.
Stephen Marx, um escritor de sucesso, decide forjar a sua própria morte para poder ler os seus obituários, obcecado por conhecer a “verdadeira” opinião dos críticos relativamente a si e à sua obra. Inspirado por Fernando Pessoa e pelos os seus heterónimos, constrói um novo alter ego literário, com a finalidade de descobrir se consegue obter o sucesso a partir do desconhecimento público, apenas pelo valor da sua escrita.
Com tradução e encenação de Mário Montenegro, o espectáculo tem agora um elenco que junta, para além do director da marionet, os actores Joana Macias e Filipe Eusébio. Da equipa artística fazem ainda parte Pedro Andrade (espaço cenográfico, figurinos, adereços e imagem), Marcelo dos Reis (banda sonora original) e Mafalda Oliveira (iluminação e direcção técnica).
O espectáculo estreia a 17 de Abril (sexta-feira) e cumpre uma temporada de cinco espectáculos no TCSB, ao longo de duas semanas.

Mário Montenegro, Filipe Eusébio e Joana Macias, "Ego" (foto de ensaio de Francisca Moreira)

Mário Montenegro, Filipe Eusébio e Joana Macias, “Ego” (foto de ensaio de Francisca Moreira)

A marionet e Carl Djerassi
Carl Djerassi, recentemente falecido, foi um cientista e escritor que se celebrizou no mundo da ciência pelo papel fundamental que teve na invenção da pílula anti-concepcional feminina nos anos 60 do século XX. Nos últimos anos da sua vida, dedicou-se à escrita de ficção e peças teatrais. Entre outras obras, é autor da peça “Cálculo”, que a marionet apresentou em 2011, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
O grupo de Coimbra, cujo percurso artístico se tem distinguido pela exploração das relações entre arte e ciência, regressa agora à obra deste autor, em circunstâncias especiais: Djerassi comissionou a produção da peça à marionet, tendo em conta o seu grande interesse em vê-la representada em português e em Portugal.

Debate sobre a influência de Pessoa na peça de Djerassi
No dia 19 de Abril, após o espectáculo, terá lugar um debate sobre a influência de Fernando Pessoa nesta peça, com António Apolinário Lourenço e José Luís Pio Abreu, professores das Faculdades de Letras e de Medicina da Universidade de Coimbra. O debate terá lugar no bar do teatro, pelas 18h00, e a entrada é gratuita.

Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de Abril de 2015

Ego
de Carl Djerassi