Archive for Março 16th, 2015

Diário de Coimbra, 16 de Março

Crónica de Alexandre Lemos no Diário de Coimbra, 15 de Março

Esta semana no TCSB: “Bruscamente no Verão passado” e “A nova aragem”

Segunda-feira, Março 16th, 2015

Esta semana recebemos, no sábado, a co-produção do Chão de Oliva (Sintra) com o Lareira Artes (Maputo, Moçambique): “A nova aragem”, de Sérgio Mabombo, com encenação de João Melo Alvim.
Já amanhã, passa o último filme do ciclo “Psiquiatria e saúde mental”, organizado pela APIP: “Bruscamente no Verão passado” tem realização de Joseph L. Mankiewicz e parte da famosa peça de Tenesse Williams.

chao de oliva cartaz_red

“A nova aragem”
Micumbeu Fuado sonha que a sua propriedade tem enormes quantidades de gás e petróleo. A portuguesa Molina Forjaz, neta de antigos colonos latifundiários em Moçambique, desloca-se à propriedade para confirmar a existência dessas riquezas minerais. Micumbeu e a sua mulher Rabia esperam que ela compre a propriedade para mudarem de vida.
Para o casal não há dúvidas, mas Molina Forjaz quer iniciar a prospecção para ter a certeza da existência dessas riquezas. Segundo Rabia, essa hesitação da portuguesa deve-se aos espíritos dos antepassados africanos, que baralham a sua visão. Acha que Molina deve ser purificada para ver a realidade com outros olhos.
Entretanto, Micumbeu tem novos sonhos, segundo os quais os antepassados africanos decidiram proteger seus filhos da maldição das guerras, trazida pelos recursos minerais. Neste caso, o melhor é procurar novas aragens e viver em comunhão com a natureza.
O espectáculo é apresentado uma única vez, no dia 21 de Março, às 21h30. Os preços são os seguintes: 10 Euros – bilhete normal; 6 Euros – estudantes, jovens, maiores de 65 anos e profissionais e amadores de teatro; 5 Euros – grupos de 10 ou mais pessoas e entidades protocoladas com o Teatro da Cerca de São Bernardo.

Psiquiatria e saúde mental: “Bruscamente no verão passado”
Ainda esta semana, já na terça-feira, tem lugar a quarta e última sessão do ciclo de cinema “Psiquiatria e Saúde Mental”, organizado pela APIP – Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria. O filme escolhido para encerrar o programa é um clássico de 1959, realizado por Joseph L. Mankiewicz. Como habitualmente nesta iniciativa, a entrada é gratuita e há debate no final, com desta vez com João Relvas e Hugo Bastos.

A Escola da Noite no Brasil
Ao mesmo tempo, A Escola da Noite prossegue a sua digressão ao Brasil. O espectáculo “Novas diretrizes em tempos de paz” está em cena diariamente na SP Escola de Teatro, em São Paulo, até quinta-feira, dia 19 de Março, sempre às 21h00. Logo depois, regressa a Portugal para uma curta séria de apresentações no TCSB, entre os dias 26 e 29.
Se está em São Paulo e quiser vir ao nosso encontro, pode reservar os ingressos pelo telefone (13) 99622-8690.

Para mais informações e reservas, estão disponíveis os contactos habituais do Teatro da Cerca de São Bernardo: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

TCSB
16 a 22 de Março de 2015

CINEMA
Bruscamente, no Verão passado
de Joseph L. Mankiewicz
seguido de conversa com João Relvas e Hugo Bastos
17 Março
terça-feira, 21h00
entrada gratuita
org. APIP, no âmbito do II Ciclo de Cinema sobre a Doença Mental

TEATRO
A nova aragem
de Sérgio Mabombo
Chão de Oliva – Companhia de Teatro de Sintra / Lareira Artes (Moçambique)
21 de Março
sábado, 21h30
preços: 10 Euros (normal); 6 Euros (estudante, jovem, profissionais e amadores de teatro); 5 Euros (grupos de 10 ou mais pessoas, entidades protocoladas com o TCSB)

informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Novas diretrizes no Brasil – diário de bordo (dia 6)

IMG_5462

Entre 210 mil e 1 milhão de pessoas, vai uma ligeira diferença. A manifestação passou ao lado da Praça Roosevelt e nós apresentámos a segunda das seis sessões da temporada na SP Escola de Teatro.

Entre o público, houve quem dissesse que faz um sentido especial apresentar este texto nos dias que correm. Entre outras coisas, por causa da memória (ou da falta dela).

E para que serve o teatro no meio de tudo isto, perguntaria Clausewitz? O Centro de Dramaturgia Contemporânea ajuda-nos a perceber. Aí está a prenda que nos trouxeram ontem: a bela colecção “Palavras para Teatro”, publicada pela Editora Patuá que vamos levar connosco para Portugal.

IMG_5468

Amanhã voltamos ao horário das 21h00. Clausewitz continua a acreditar (e com toda a razão) que “é bom estar no Brasil”!

A Escola da Noite em digressão

Novas diretrizes em tempos de paz
de Bosco Brasil
pel’A Escola da Noite