Archive for Março, 2015

TCSB: programação de Abril

Terça-feira, Março 31st, 2015

A estreia do novo espectáculo da Marionet – “Ego”, de Carl Djerassi – é o principal destaque da programação de Abril do Teatro da Cerca de São Bernardo. O regresso do Taleguinho – projecto musical para as famílias de Catarina Moura e Luis Pedro Madeira – e a exibição do aclamado filme de Pedro Costa – “Cavalo Dinheiro” – são outros dos pontos altos do próximo mês na casa d’A Escola da Noite.

Abril começa e acaba com o ciclo “Democracia e Inquietação”, organizado pelo Projecto Alice, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Já esta semana, no dia 1 de Abril, é exibido o filme “Uma revolução tranquila”, de Giovanni Allegretti e Pierre Stoeber, sobre as experiências de construção e aplicação de orçamentos participativos. No final do mês, a 30 de Abril, passam os filmes “Acima das nossas possibilidades” e “Conversas do Mundo”. Ambos têm realização de Pedro Neves, sendo que o segundo foi feito em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, que participará no debate após o filme.

A estreia da marionet
A marionet regressa ao TCSB para a estreia do seu novo espectáculo. “Ego” é uma peça de Carl Djerassi e é considerada a primeira peça “não científica” deste autor, que assume ter-se inspirado em Fernando Pessoa e nos seus heterónimos. O texto trata da forma como um escritor, Stephen Marx, encena a própria morte para poder observar a reacção dos seus leitores e críticos.

carldjerassi

Carl Djerassi

Carl Djerassi, recentemente falecido, foi um cientista e escritor que se celebrizou no mundo da ciência pelo papel fundamental que teve na invenção da pílula anti-concepcional feminina nos anos 60 do século XX. Nos últimos anos da sua vida, dedicou-se à escrita de ficção e peças teatrais. Entre outras obras, é autor da peça “Cálculo”, que a marionet apresentou em 2011, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
Com encenação de Mário Montenegro e um elenco que junta, para além do director da marionet, os actores Joana Macias e Paulo Guerreiro, o espectáculo estreia a 8 de Abril e cumprirá no TCSB uma temporada de duas semanas, com espectáculos de quarta a sábado à noite e aos domingos à tarde.
Nos dias 12 e 19 de Abril, terão lugar dois debates após o espectáculo, no bar do Teatro, sobre a obra dramática de Djerassi e sobre a influência de Fernando Pessoa nesta peça, com a participação de vários convidados.

“Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa
A 28 e 29 de Abril, é exibido o mais novo filme do cineasta português Pedro Costa. “Cavalo Dinheiro” estreou em 2014, no Festival de Locarno, onde foi distinguido com o Leopardo de Melhor Realizador e recebeu o prémio da Federação Internacional de Cineclubes. Desde então, o filme foi apresentado em mais de três dezenas de festivais internacionais, entre os quais Rio de Janeiro (Brasil), Vancouver e Toronto (Canadá), Nova Iorque (EUA), Valdivia (Chile), Londres (Reino Unido), Viena (Áustria), Mar del Plata (Argentina) e Copenhaga (Dinamarca).

cavalo-dinheiro_ban
Em “Cavalo Dinheiro”, Pedro Costa volta a mostrar-nos o cabo-verdiano Ventura, personagem central dos filmes “Ossos” (1997), “No quarto da Vanda” (2000) e “Juventude em Marcha” (2006). Numa altura em que o bairro das Fontaínhas já não existe, demolido em nome do progresso, Ventura continua perdido num país assombrado pela guerra colonial, pela revolução e pela descolonização e revisita os seus fantasmas pessoais, “que se vão moldando aos fantasmas de Portugal”.

Sábados para a infância: o regresso do Taleguinho
Prossegue igualmente em Abril a programação dos sábados para a infância no TCSB. Como prometido desde a estreia no passado mês de Fevereiro, o projecto musical de Catarina Moura e Luis Pedro Madeira – Taleguinho – volta ao palco da Cerca de São Bernardo. A próxima sessão de “Costurar cantigas e histórias da nossa memória” tem lugar no dia 11 de Abril, pelas 10h30, e é indicada para crianças entre os 3 e os 10 anos (e respectivas famílias). Inicia-se também este mês um conjunto de sessões especiais para escolas e jardins de infância, cujo calendário está disponível no blogue d’A Escola da Noite.

"Costurar cantigas e histórias da nossa memória", pelo Taleguinho

“Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, pelo Taleguinho

Ainda no âmbito da programação dedicada aos mais novos, mantém-se a iniciativa “Flores de Livro – leitura de contos para a infância”. Sempre no último sábado de cada mês, em Abril acontece no dia 25, tendo a comemoração da Revolução como tema inspirador.

Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de Abril de 2015

CINEMA
Uma revolução tranquila
de Giovanni Allegretti e Pierre Stoeber
seguido de debate com Giovanni Alegretti e os comentários de Maria dos Prazeres Francisco
1 de Abril
quarta-feira, 21h30
Documentário > 42? > França/Portugal, 2014 > M/12
preço único: 2,50 Euros
org.: Projecto ALICE / Centro de Estudos Sociais

TEATRO
Ego
de Carl Djerassi
pela marionet
08 a 19 de Abril de 2015
quarta a sábado, 21h30 > domingos, 16h00
M/16 > 120?
preços: 10,00 (bilhete normal); 6,00 (estudantes, jovens, M/65 anos, profissionais e amadores de teatro, profissionais de artes cénicas);
5,00 (quintas-feiras, entidades protocoladas com o TCSB, grupos de 10 ou mais pessoas)

MÚSICA
Costurar cantigas e histórias da nossa memória
Taleguinho
11 de Abril
sábado, 10h30
preços: 7,50 (criança + acompanhante)

CONVERSA APÓS O ESPECTÁCULO
A obra dramática do químico e escritor Carl Djerassi
com Júlio Cardoso (actor/encenador), Manuel João Monte (químico, professor FCUP), Mário Montenegro (actor/encenador), Paulo Matos (actor/encenador)
12 de Abril
domingo, 18h00
bar do TCSB > entrada gratuita

CONVERSA APÓS O ESPECTÁCULO
A influência da obra e heteronímia de Fernando Pessoa na peça “Ego”
com António Apolinário Lourenço (professor FLUC) e José Luís Pio Abreu (psiquiatra, professor FMUC)
19 de Abril
domingo, 18h00
bar do TCSB > entrada gratuita
http://weblog.aescoladanoite.pt/?page_id=12288

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro
por Cláudia Sousa
25 de Abril
sábado, 11h00
Bar do TCSB > M/4 > 60?
preços: 3 Euros (individual); 5 Euros (criança + acompanhante)

CINEMA
Cavalo Dinheiro
de Pedro Costa
28 e 29 de Abril de 2015
terça e quarta-feira, 21h30
M/12 > 104? > 4 Euros

CINEMA
Acima das nossas possibilidades
de Pedro Neves
+
Conversas do mundo
de Boaventura de Sousa Santos e Pedro Neves
seguidos de debate com a presença dos realizadores e os comentários de José Manuel Pureza
30 de Abril
quinta-feira, 21h30
Documentários > 43? + 33′ > Portugal, 2014 > M/6 + M/12
preço único: 2,50 Euros
org.: Projecto ALICE / Centro de Estudos Sociais

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Hoje no TCSB: “A Batalha de Argel”

Terça-feira, Março 31st, 2015

cartaz filme

No âmbito do ciclo “Vale a pena falar ainda da Guerra Colonial” e assinalando a abertura das comemorações do 25 de Abril em Coimbra, exibimos esta noite no Teatro da Cerca de São Bernardo o filme “A Batalha de Argel”, de Gillo Pontecorvo.

Trata-se de um impressionante relato da luta pela independência da Argélia, no final da década de 50 d0 século XX.

Realizado apenas 4 anos depois da independência deste país africano, o filme foi aclamado pela crítica e venceu o Prémio do Festival de Veneza em 1966.

A versão a exibir esta noite é legendada em português e inclui um debate no final com os comentários de Miguel Cardina e Rui Bebiano.

A organização é do Centro de Documentação 25 de Abril, parceiro habitual d’A Escola da Noite.

CINEMA
A Batalha de Argel
de Gillo Pontecorvo
seguido de debate com Miguel Cardina e Rui Bebiano

Coimbra, TCSB
31 de Março
terça-feira, 21h00
121? > Itália/Argélia, 1966 > M/12
entrada gratuita
org. Centro de Documentação 25 de Abril, no âmbito do ciclo “Vale a pena falar ainda da Guerra Colonial?”

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Hoje no TCSB: 70.ª apresentação de “Novas diretrizes”

Domingo, Março 29th, 2015

Figueira da Foz, Covilhã, Verride (Montemor-o-Velho), Abrunheira (Montemor-o-Velho), Casal do Cimeiro (Soure), Pombal, Pereira (Montemor-o-Velho), Montemor-o-Velho, Coimbra, Faro, Rio de Janeiro (Brasil), Gouveia, Matosinhos, Luanda (Angola), Campo Benfeito (Castro Daire), Serpa, Guarda, Mortágua, Coimbra, Évora, Santiago de Compostela (Espanha), Tui (Espanha), Narón (Espanha), Ourense (Espanha), Lisboa, Braga, Sintra, Porto, Vila Cova do Alva (Arganil), Benfeita (Arganil), Tábua, Sintra, Santos (Brasil), São Paulo (Brasil), Coimbra, …

DIR201401_EduardoPinto

Igor Lebreaud e Jorge Loureiro, “Novas diretrizes em tempos de paz” (foto: Eduardo Pinto)

Atingimos hoje a marca das 70 apresentações de “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil.
A sessão é às 16h00, no Teatro da Cerca de São Bernardo.
Venha ter connosco!

 

TEATRO
Novas diretrizes em tempos de paz
de Bosco Brasil
A Escola da Noite
26 a 29 de Março
quinta a sábado, 21h30; domingo 16h00
preços: 10 Euros (normal); 6 Euros (estudante, jovem, profissionais e amadores de teatro); 5 Euros (grupos de 10 ou mais pessoas, entidades protocoladas com o TCSB)

Hoje no TCSB: Flores de Livro e Novas diretrizes

Sábado, Março 28th, 2015

cartazfdl março2015

Hoje o dia começa cedo no TCSB. Às 11h00, Cláudia Sousa abre a sua mala das histórias para mais uma sessão de contos para a infância.
Desta vez, com a participação especial de Maria João Robalo e Miguel Magalhães, actores d’A Escola da Noite. Ainda está a tempo de se juntar a nós!

À noite, Clausewitz e Segismundo voltam a encontrar-se na alfândega do Rio de Janeiro. Será que o polaco vai conseguir entrar no Brasil e começar a sua tão desejada vida nova?

Venha descobrir!

TEATRO
Novas diretrizes em tempos de paz
de Bosco Brasil
A Escola da Noite
26 a 29 de Março
quinta a sábado, 21h30; domingo 16h00
preços: 10 Euros (normal); 6 Euros (estudante, jovem, profissionais e amadores de teatro); 5 Euros (grupos de 10 ou mais pessoas, entidades protocoladas com o TCSB)

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro
Cláudia Sousa
28 de Março
sábado, 11h00
preços: 3 Euros (individual); 5 Euros (criança + acompanhante)

Hoje (Dia Mundial do Teatro) no TCSB: Diretrizes e visita ao Teatro

Sexta-feira, Março 27th, 2015

CLAUSEWITZ
Nada. Para o senhor eu não provei nada. Eu provei para mim mesmo. Olha, eu sei que o Brasil precisa de braços para a agricultura, mas eu sou ator. Esta é a minha profissão. Eu ainda não sei para que serve o Teatro no mundo depois da Guerra. Só sei que eu tenho que continuar a fazer o que eu sei fazer. Um dia alguém vai saber para que serve. Se serve. Para mim me basta fazer. Fazer teatro. É como a receita do mingau do professor Cracowiack. Alguém precisa saber como se faz esse mingau…

dir2014_03

Hoje é Dia Mundial do Teatro.

Celebramo-lo com “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil.

A sessão começa às 21h30 e há condições especiais: na compra de um bilhete a preço normal, oferecemos o segundo bilhete.

No final, há uma conversa com o público e uma visita guiada aos bastidores do Teatro da Cerca de São Bernardo.

Venha e traga um/a amigo/a!

Novas diretrizes em tempos de paz
de Bosco Brasil

Em 18 de Abril de 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim, um emigrante polaco, Clausewitz, desembarca no porto do Rio de Janeiro, em busca de uma nova vida como agricultor. No cais é colocado perante Segismundo, um oficial da alfândega que desconfia das intenções da entrada de Clausewitz no Brasil. Sem o salvo-conduto assinado por Segismundo, Clausewitz será obrigado a voltar ao cargueiro e a seguir viagem. Para a obtenção desse salvo-conduto, Segismundo propõe um desafio ao estrangeiro, o que leva as duas personagens a confrontar as suas memórias: de um lado um actor que perdeu familiares e amigos, do outro um ex-torturador que sempre cumpriu ordens.

texto Bosco Brasil encenação António Augusto Barros elenco Igor Lebreaud e Jorge Loureiro figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção luz Danilo Pinto som Zé Diogo
M/16 > 50′

COIMBRA
Teatro da Cerca de São Bernardo
26 a 29 de Março
quinta a sábado, 21h30
domingo, 16h00