Archive for Janeiro 6th, 2015

Hoje no Bar do Teatro: “Videogramas de uma revolução”

Terça-feira, Janeiro 6th, 2015

Videograms-of-a-Revolution-by-Harun-Farocki-570x427

Na Europa, no Outono de 1989, a história teve lugar diante dos nossos olhos.

“Videogramas de uma revolução”, de Harun Farocki e Andrei Ujica, mostra a revolução romena de Dezembro de 1989 em Bucareste, através de uma nova forma de historiografia, baseada nos órgãos de comunicação social. Os manifestantes ocuparam a estação de televisão [em Bucareste] e emitiram continuamente durante 120 horas, fazendo do estúdio de televisão um novo local histórico. Entre 21 de dezembro de 1989 (o dia do último discurso de Ceausescu) e 26 de dezembro de 1989 (o primeiro resumo televisionado do seu julgamento), as câmaras gravaram acontecimentos em quase todos os locais mais importantes de Bucareste.

Na Europa moderna, a história sempre foi marcada pelo principal meio de comunicação de cada era: foi influenciada pelo teatro, de Shakespeare a Schiller, e, mais tarde, pela literatura, até Tolstoi. Como sabemos, o século XX é fílmico. Mas só a câmara de vídeo, com as suas possibilidades acrescidas em termos de tempo de gravação e de mobilidade, veio completar o processo de filmar a história. Desde que, evidentemente, haja história.

Harun Farocki concebeu e realizou “Videogramas de uma revolução” juntamente com Andrei Ujica. Ujica, que nasceu em Timisoara em 1951, é um escritor romeno que vive na Alemanha desde 1981, onde é professor de teoria da literatura e da comunicação social. As suas boas ligações com amigos e colegas romenos permitiram aos realizadores aceder aos arquivos de televisão e entrar em contacto com operadores de câmara profissionais e com vários cinegrafistas amadores que documentaram os acontecimentos nas ruas de Bucareste, muitas vezes a partir dos telhados de prédios altos.

“Se no início da revolta apenas uma câmara se atreveu a gravar”, disse Farocki, “centenas estavam em operação no dia seguinte.” (Dietrich Leder, Film-Dienst 24/92)

farocki-film.de

DOCUMENTÁRIO