Archive for Novembro 13th, 2014

Manoel de Barros (1916-2014)

Quinta-feira, Novembro 13th, 2014

Dizem-nos que morreu Manoel de Barros,  o poeta a quem roubámos o título para A Matéria de Poesia.

Como assim, se as suas palavras continuam a ecoar dentro de nós?

Manoel de Barros (foto: Renata Caldas)

PALAVRAS

Veio me dizer que eu desestruturo a linguagem. Eu desestruturo a linguagem? Vejamos: eu estou bem sentado num lugar. Vem uma palavra e tira o lugar de debaixo de mim. Tira o lugar em que eu estava sentado. Eu não fazia nada para que a palavra me desalojasse daquele lugar. E eu nem atrapalhava a passagem de ninguém. Ao retirar de debaixo de mim o lugar, eu desaprumei. Ali só havia um grilo com a sua flauta de couro. O grilo feridava o silêncio. Os moradores do lugar se queixavam do grilo. Veio uma palavra e retirou o grilo da flauta. Agora eu pergunto: quem desestruturou a linguagem? Fui eu ou foram as palavras? E o lugar que retiraram de debaixo de mim? Não era para terem retirado a mim do lugar? Foram as palavras pois que desestruturaram a linguagem. E não eu.

Manoel de Barros, Ensaios Fotográficos, São Paulo, Editorial Record, 2000.

Hoje no TCSB: “Auto dos Físicos” despede-se do público escolar

Quinta-feira, Novembro 13th, 2014

Embora a sua arte revele uma importante dimensão literária (…), só no palco é possível captar a excecional vivacidade multissensorial que a caracteriza, feita de palavras mas também de música e de gestos.

José Bernardes
“Físicos que não curam amores”

varias

Despedimo-nos esta tarde, com um “até já”, do público escolar da região. Às 15h00 recebemos os alunos do 9º e do 11º ano do Colégio de São Teotónio, para a última sessão desta temporada do “Auto dos Físicos”.

Desde 9 de Outubro, conviveram com os quatro físicos de Gil Vicente mais de 600 alunos, vindos das escolas: Eugénio de Castro (Coimbra), Avelar (Ansião), Jaime Cortesão (Coimbra), Montemor-o-Velho, Colégio de São Teotónio (Coimbra) e Colégio São Martinho (Coimbra).

Amanhã e sábado há ainda mais duas sessões para o público em geral, às 21h30. Não perca!

Auto dos Físicos
de Gil Vicente
pel’A Escola da Noite
encenação António Augusto Barros interpretação Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Sofia Lobo cenografiaJoão Mendes Ribeiro figurinos e adereços Ana Rosa Assunção luz Rui Valente som Zé Diogo apoio vocal Sofia Portugal vídeo Eduardo Pinto co-produção A Escola da Noite / Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos