Archive for Maio 20th, 2014

40 anos do 25 de Abril: 4 filmes para encerrar o ciclo

Terça-feira, Maio 20th, 2014

Encerra amanhã o ciclo de documentários organizado pel’A Escola da Noite e pelo Centro de Documentação 25 de Abril, com quatro filmes numa mesma sessão. A entrada é gratuita.

A luta do povo: alfabetização em Santa Catarina
Grupo Zero
1976 > 27’

alfabetização em santa catarina

Na aldeia Santa Catarina, no Alto Alentejo, o povo discute a sua vida, os seus valores, as suas necessidades. Um dos pontos de encontro é o curso de alfabetização. Alfredo é um dos alunos. Homem feito e “crestado” do trabalho na terra, só aos 44 anos pode finalmente a ler e a escrever o essencial, porque em pequeno tinha sido tempo de “trabalhar, passar fome e levar porrada.” Com o advento da democratização, aprenderá as letras e com elas mais do que é a política, a participação no pulsar colectivo da sua comunidade, a vida organizada e livre de peias na cooperativa agrícola a que pertence.

Assim começa uma cooperativa
Grupo Zero
1977 > 15’

“Assim começa uma cooperativa” acompanha os esforços de um grupo de pequenos agricultores de Barcouço, na zona de Coimbra, cuja ideia de formar uma cooperativa nasceu na banda de música que a maior parte integrava.

Murs d’une révolution
Jean-Paul Dekiss
1976 > 8’

A seguir à revolução, as paredes de Portugal são cobertas de cartazes, de slogans, de grafitis, de murais. Uma nova linguagem que mistura formas tradicionais e formas inspiradas em Picasso, Braque, Léger ou influenciadas pelas pinturas murais do Chile, de Cuba e da China…

Revolução
de Ana Hatherly
1976 > 11’

Revolucao_6

Originalmente filmado em Super 8, ampliado para 16mm e estreado na Bienal de Veneza em 1976, “Revolução” retrata as paredes, murais e grafitis das ruas lisboetas pós 25 de abril de 1974.

Oficina “A música no teatro”

Terça-feira, Maio 20th, 2014

Ridson

Ainda estão abertas as inscrições para a oficina “A música no teatro”, a iniciar esta semana no CAV sob a direcção de Ridson Reis, actor e músico de Salvador (Brasil).

Todas as informações e ficha de inscrição a partir daqui.