Archive for Setembro 24th, 2013

kora e violão no Dia da Guiné-Bissau

Terça-feira, Setembro 24th, 2013

No Dia da Independência da Guiné-Bissau, os ensaios de “As Orações de Mansata” proporcionaram um belo encontro: o kora de Mestre Braima Galissa com o violão de Jarbas Bittencourt, director musical do espectáculo.

A cada dia que passa ficamos mais ansiosos por vos mostrar o que estamos a preparar.

O espectáculo estreia a 17 de Outubro e cumpre uma curta temporada em Coimbra. Só até dia 27!

jarbasgalissa01

jarbasgalissa02

jarbasgalissa03(fotos: Pedro Rodrigues)

Silvana Garcia

Terça-feira, Setembro 24th, 2013

A professora, dramaturgista e encenadora brasileira Silvana Garcia dirige em Coimbra, entre 23 e 26 de Outubro, a oficina “Dramaturgia na Cena Contemporânea Brasileira”.

Consulte aqui o programa. As incrições estão abertas até 5 de Outubro!

SILVANA GARCIA

silvanagarcia01_300

Realizou estudos de graduação e pós-graduação em Artes Cénicas (Mestrado e Doutoramento) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; formada como bacharel em Artes Cénicas, com especialização em Encenação.
Professora da Escola de Arte Dramática (EAD/Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo) desde 1987, tendo sido Directora da EAD de 1994 a 1997; foi professora e orientadora no programa de Pós-Graduação do Departamento de Artes Cénicas ECA/USP (1996-2005); foi professora convidada em cursos de especialização e pós-graduação em Universidades de outros estados brasileiros (Bahia, Pará, Santa Catarina e Paraíba). Actualmente é professora orientadora convidada do programa de pós-graduação em Teoria e História do Teatro da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad de la Republica, em Montevideu, Uruguai; é também consultora no processo de avaliação do Concurso Anual de Proyectos, a convite do Vicerrectorado de Investigación, da Pontificia Universidad Católica del Perú.
Autora de diversos trabalhos publicados, entre os quais se destacam “Teatro da Militância” (Perspectiva/Editora da Universidade de São Paulo, 1990) e “As Trombetas de Jericó. Teatro das Vanguardas Históricas” (Hucitec/Fapesp, 1997), além de outras edições, como colaboradora ou organizadora, no Brasil e no Exterior; tem artigos publicados no Brasil (“O Estado de São Paulo” e “Jornal da Tarde”, revistas “Bravo”, “Urdimento”, “Revista Ar’te”, “Revista da USP”, “Camarim”, “Folhetim”, “Semear”, entre outras), nos Estados Unidos (revista “Gestus” e “Latin American Theatre Review”), na Argentina (revista “Teatro al Sur” e “Revista Teatro Celcit”) e em Cuba (revista “Conjunto”), entre outros. Coordenou a colecção “Os Grandes Dramaturgos”, da Editora Peixoto Neto (2004-2007). Actualmente é coordenadora editorial da Revista “A[L]BERTO”, da SP Escola de Teatro. O seu último trabalho publicado foi a Introdução ao livro de Jean-Pierre Sarrazac “Sobre a fábula e o desvio” (org. e trad. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: 7 Letras: Teatro do Pequeno Gesto, 2013, pp. 9-14).
Foi dramaturgista nos espectáculos “Luzes da Boemia” e “A Casa de Bernarda Alba” (adaptação), ambas sob direção de William Pereira, em 1998; “Farsas e Improviso”, de Molière (criação/adaptação, 1997) e “Em Lugar Algum” (criação/adaptação, 1998) sob direção de Beth Lopes, pelo qual recebeu os prêmios “7ème Festival International de Théatre Etudiant – Prêmio de Público” (Nanterre, 1999) e “Teatro da Cultura Inglesa” (São Paulo, 2001). Fez a adaptação do livro “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, cuja primeira formulação foi lida publicamente no Teatro Vila Velha, em Salvador, em co-produção com a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, em Janeiro de 2000, e de “Casa Tomada”, de Júlio Cortázar, para o encenador André Carreira, em Florianópolis.