Archive for Julho 1st, 2013

Muito teatro para ver antes de férias na Cerca de São Bernardo

Segunda-feira, Julho 1st, 2013

Há muito teatro para ver na Cerca de São Bernardo ao longo do mês de Julho: O Teatro Meridional traz um dos espectáculos mais aclamados nos últimos anos, o Teatro do Montemuro volta a fazer uma grande festa no Pátio da Inquisição e o Peripécia Teatro, de Vila Real, estreia-se no TCSB com “1325”, um espectáculo que visita grandes mulheres da história da Humanidade.
As últimas sessões antes de férias de “Flores de Livro”, a apresentação em Portugal da campanha MenCare e uma PAP do Colégio São Teotónio completam a programação desenhada pel’A Escola da Noite para o teatro da baixa de Coimbra.

Eduardo Correia e Joana Pupo, "Que raio de mundo", pelo Teatro do Montemuro (foto: Leonel Balteiro)

Eduardo Correia e Joana Pupo, “Que raio de mundo”, pelo Teatro do Montemuro (foto: Leonel Balteiro)

A tradição cumpre-se mais uma vez: pelo quarto ano consecutivo, o Pátio da Inquisição volta a receber teatro ao ar livre. O Teatro do Montemuro, presença habitual nos palcos e nas praças da cidade, traz a Coimbra a sua última produção. “Que raio de mundo” tem encenação de Graeme Pulleyn e é uma divertida comédia para todos os públicos, “algures entre um concerto de música, um espectáculo de teatro físico e um surreal comício político de um partido que ainda não existe”. A festa está programa para 12 de Julho e tem entrada gratuita.

O regresso do Meridional
A 16 e 17 de Julho, o Teatro Meridional partilha com o público da cidade mais uma das pérolas com que vem enriquecendo o teatro português há mais de 20 anos. “O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão”, texto do francês Eric-Emmanuel Schmitt, foi Prémio do Público no Festival de Almada de 2012 e conta com a elogiada interpretação de Miguel Seabra (texto) e de Rui Rebelo (música). Em palco, uma história de todos os tempos e, portanto, dos dias de hoje: “Momo, um rapazinho judeu de onze anos, torna-se amigo do velho merceeiro árabe da rua Bleue. Mas as aparências iludem: o Senhor Ibrahim, o merceeiro, não é árabe, a rua Bleue não é azul e o rapazinho talvez não seja judeu.” Depois da Companhia Olga Roriz, A Escola da Noite volta a trazer ao TCSB um dos grupos que por aqui passou em residência artística, assegurando ao público da cidade a possibilidade de continuar a acompanhar alguns dos mais interessantes percursos criativos das artes performativas em Portugal. Na véspera da primeira sessão, a 15 de Julho, passa em ante-estreia, no bar do teatro, o filme “O nada desconcertante”, de Patrícia Poção. O documentário centra-se na construção do espectáculo “Por causa da muralha, nem sempre se consegue ver a lua”, uma co-produção do Teatro Meridional com Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Após a projecção, a realizadora e o director artístico do Teatro Meridional, Miguel Seabra, conversam com o público.

Rui Rebelo e Miguel Seabra, "O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão", pelo Teatro Meridional (foto: Nuno Figueira)

Rui Rebelo e Miguel Seabra, “O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão”, pelo Teatro Meridional (foto: Nuno Figueira)

Peripécia Teatro estreia-se no TCSB
Encerrando a temporada, e também no âmbito da rede Culturbe, uma estreia na Cerca de São Bernardo: o Peripécia Teatro, de Vila Real, apresenta-se pela primeira vez na casa d’A Escola da Noite. Na bagagem traz “1325”, um espectáculo “livremente inspirado” no livro “1325 mujeres tejiendo la paz”. Em palco, três avós conduzem o público ao longo de uma narrativa centrada no activismo de algumas das mais célebres mulheres na história da humanidade: Rosa Parks, Aung San Suu Kyi, Aminetu Haidar, Wangari Maathai ou Graça Machel, entre outras. O espectáculo está marcado para os dias 25 e 26 de Julho, sempre às 21h30.

"1325", pelo Peripécia Teatro (foto: Miguel Meireles)

“1325”, pelo Peripécia Teatro (foto: Miguel Meireles)

“Flores de Livro” vai de férias
Ao fim de seis meses, o ciclo de leitura para crianças “Flores de Livro” vai de férias. As duas últimas sessões têm lugar no sábado, 6 de Julho, no horário habitual: 10h00 e 11h30. Para além das histórias infantis, lidas por Cláudia Sousa, a iniciativa, que deverá regressar a partir de Outubro, integra uma exposição e venda de alguns dos mais bonitos livros para crianças editados em Portugal. Os bilhetes têm o preço simbólico de 3 Euros (individual) ou 5 Euros (criança + acompanhante).

"Flores de Livro", por Cláudia Sousa

“Flores de Livro”, por Cláudia Sousa

“Paternidades em tempos de crise”
Numa nova parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o TCSB acolhe ainda a apresentação em Portugal da campanha internacional MenCare, promovida pela ONG ProMundo. A iniciativa visa promover o envolvimento dos homens, como pais não-violentos e prestadores de cuidados, na educação dos seus filhos, tendo em vista o bem-estar da família e a igualdade de género. A sessão marcada para o TCSB (13 de Julho) inclui a exibição de documentários produzidos no âmbito da dinamização da campanha no Brasil e noutros países do Mundo e com as intervenções de Gary Barker e Marco Aurélio Martins (ProMundo) e Hernâni Caniço (Saúde em Português) e os comentários das sociólogas Tatiana Moura (directora-executiva da ProMundo Brasil) e Sílvia Ferreira (CES/UC).

mencare450

TCSB: programação Julho 2013

TEATRO (exercício)
Num desabafo…