Archive for Maio 27th, 2013

Teatro do Pequeno Gesto traz “A Serpente” ao TCSB

Segunda-feira, Maio 27th, 2013

O Teatro da Cerca de São Bernardo recebe na próxima quinta-feira, dia 30 de Maio, a companhia brasileira Teatro do Pequeno Gesto, um dos mais importantes grupos de teatro do Rio de Janeiro. Para partilhar com o público de Coimbra trazem um clássico da dramaturgia brasileira, que os espectadores d’A Escola da Noite conhecem bem: “A Serpente”, de Nelson Rodrigues. A apresentação em Coimbra ocorre no âmbito da rede Culturbe e será feita numa sessão única pelo que se aconselha a reserva antecipada de lugares.

aserpente01

aserpente02

Definido como “um thriller de amor, traição e morte”, o enredo de “A Serpente” desenvolve-se a partir de uma situação inusitada: duas irmãs, que juraram nunca se separar, moram juntas no mesmo apartamento com os seus maridos, com os quais casaram no mesmo dia. Uma parede separa os quartos dos dois casais. A peça começa com o anúncio da separação entre Lígia e Décio, pelo facto de o marido não ter consumado o acto sexual uma única vez. Pelo contrário, Guida e Paulo vivem uma interminável lua de mel. Após a separação, Lígia decide suicidar-se. Guida, tentando impedir que a irmã salte pela janela, oferece o seu marido por uma noite.
O Teatro do Pequeno Gesto é coordenado por Antonio Guedes e Fátima Saadi. Estreou o seu primeiro espectáculo – “Quando nós os mortos despertarmos”, de Ibsen – em 1991. O grupo está sediado no Rio de Janeiro mas circula regularmente por todo o país. Para além da criação de espectáculos, oferece formação profissional (através de cursos e oficinas ministrados em diversas cidades do Brasil) e edita uma revista de ensaios sobre teatro, o “Folhetim”. Conta no seu currículo com várias nomeações para prémios nacionais de teatro.
Em 1998, o grupo montou pela primeira vez “A Serpente”, numa montagem com grande repercussão junto do público e da crítica: o espectáculo obteve 3 indicações para o Prêmio Shell (encenação e banda sonora para António Guedes e melhor actriz para Claudia Ventura) – e realizou quatro temporadas no Rio de Janeiro, em quatro teatros diferentes. Integrou ainda três projetos de circulação de espectáculos pelo território brasileiro, percorrendo cerca de 50 cidades das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Em 2012, por ocasião das comemorações do centenário do nascimento de Nelson Rodrigues, o grupo recebeu um apoio do Estado Brasileiro para remontar este trabalho, com a mesma equipe e com o mesmo elenco. É esta remontagem que vem a Portugal agora, no âmbito do Ano do Brasil em Portugal. Para além de uma apresentação na cidade do Porto, a digressão portuguesa passa também por Braga (Theatro Circo, 28 de Maio) e Coimbra, no âmbito da rede Culturbe. Os bilhetes custam entre 6 e 10 Euros e podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB.
A Escola da Noite recebe com particular prazer este texto no seu teatro: “A Serpente” é a 17.ª produção do seu reportório, estreada também em 1998, numa encenação de boa memória do José Caldas.

30 de Maio
quinta-feira, 21h30
“A Serpente”
de Nelson Rodrigues