Archive for Março 7th, 2013

“Falar verdade a mentir” no TCSB

Quinta-feira, Março 7th, 2013

A Companhia de Teatro de Braga apresenta no Teatro da Cerca de São Bernardo, no próximo dia 13 de Março, “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett. O espectáculo, um dos clássicos do teatro português, é também apresentado em sessões para o público escolar, em sessões diurnas nos dias 12 e 13.

Escrita em 1845, “Falar verdade a mentir” é uma crítica, em forma de comédia, à sociedade portuguesa da época, em particular à importância das “aparências” no seio das classes mais altas e ao oportunismo. O humor refinado de Garrett mantém-se actual até hoje.
Rui Madeira, encenador deste espectáculo, destaca a modernidade da peça, que não se fixa “no culto do passado que encontramos noutros autores” e onde “podemos observar com humor corrosivo onde o discurso é passadista, sem vida e onde se cruza com o novo olhar dos tempos e das desilusões do presente”. A obra está no “cerne da revolução romântica”, com “a promoção do «sujeito» em instância estruturante de si mesmo e do mundo em que evolui”, explicita.

A CTB e Almeida Garrett
O espectáculo insere-se no trabalho que a Companhia de Teatro de Braga vem desenvolvendo para os jovens públicos, designadamente na exploração de textos e autores que integram os programas curriculares de Português e de Literatura: Gil Vicente, Eça de Queirós, Almada Negreiros, Manoel Teixeira-Gomes, Sophia de Mello Breyner, Manuel António Pina, Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda e Camilo Castelo Branco, entre outros.
Almeida Garrett (1799-1854) foi dramaturgo, poeta, romancista, jornalista e político. Considerado um inovador da escrita e da composição literária do século XIX, é o criador da prosa moderna em Portugal e um dos nomes principais da estética romântica no nosso país.
No teatro, propôs-se criar um reportório dramático nacional e foi responsável pela criação do Teatro Nacional e do Conservatório.

13 de Março de 2013
quarta-feira, 21h30
“Falar verdade a mentir”
de Almeida Garrett