Archive for Fevereiro 13th, 2013

Comédia de Dario Fo na Cerca de São Bernardo

Quarta-feira, Fevereiro 13th, 2013

Pagar? Aqui, ninguém paga!” é o sugestivo título do mais recente espectáculo do Teatro das Beiras, que A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo esta quinta e sexta-feira. O texto é do dramaturgo italiano Dario Fo e é uma nova versão da conhecida peça “Non si paga! Non si paga!”, escrita em 1974. A companhia da Covilhã tem sido presença assídua no palco do TCSB e o seu regresso a Coimbra tem uma vez mais a marca da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora.

"Pagar? Aqui, Ninguém Paga!" (foto de Paulo Nuno Silva)

“Non si paga! Non si paga” é uma das obras mais carismáticas e mais representadas entre o extenso reportório de Dario Fo, escritor distinguido em 1997 com o Nobel da Literatura. Estreou em Milão, em 1974, com um enorme êxito. De acordo com o Teatro das Beiras, ela assinala “o carácter interventivo de um teatro disponível às preocupações sociais e políticas que caracterizaram a sociedade europeia dos anos oitenta” do século XX. O texto foi escrito durante os “anos de chumbo” de uma Itália ameaçada pelo ressurgimento do fascismo.
Em tom de comédia, a peça fala de cidadãos em conflito com as regras sociais vigentes. No caso concreto, duas donas de casa desencadeiam, involuntariamente, uma transgressão de valores considerados inabaláveis e estruturantes. Lutando pela sobrevivência familiar, rompem com os chamados “bons costumes”. Quase quarenta anos depois da versão original, Dario Fo mudou-lhe o título e situa a acção na Itália dos dias de hoje, voltando a chamar a atenção, com o humor e a acutilância que lhe são característicos, para os perigos de uma débil coesão social.
O espectáculo do Teatro das Beiras tem encenação de Gil Salgueiro Nave e é apresentado em Coimbra nos dias 14 e 15 de Fevereiro (quinta e sexta-feira), sempre às 21h30. Os preços variam entre os 5 e os 10 Euros e mantêm-se válidas todas as campanhas em vigor no TCSB: assinaturas, “Quintas no Teatro“, “Até ao próximo” e “O Teatro na Baixa”.

quinta e sexta, 14 e 15
21h30 – TEATRO
Pagar? Aqui, ninguém paga, de Dario Fo
Teatro das Beiras