Archive for Fevereiro 1st, 2013

as histórias de que somos feitos

Sexta-feira, Fevereiro 1st, 2013

De palavra em palavra, de conto em conto, numa viagem feita entre a boca e o ouvido, fomos construindo e partilhando a nossa identidade, as histórias de que somos feitos, os contos que estão escritos nas linhas das nossas mãos.

Cláudia Sousa

Todos os primeiros sábados de cada mês, há “Flores de livro” no TCSB, a pensar especialmente nas crianças.

Começa amanhã!

TCSB: programação de Fevereiro

Sexta-feira, Fevereiro 1st, 2013

O mais recente espectáculo d’A Escola da Noite e o regresso do Teatro das Beiras e do Centro Dramático de Évora marcam a programação de Fevereiro do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. Um mês com muito teatro e as palavras de Bosco Brasil, Dario Fo e Karl Valentin. Já no dia 2, arranca a iniciativa “Flores de livro”, leitura de contos para a infância, que se mantém até Julho, todos os primeiros sábados de cada mês.

Miguel Lança e Igor Lebreaud, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto de ensaio de Eduardo Pinto)

Até 10 de Fevereiro, o público pode assistir a “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil – a história de um emigrante polaco que desembarca no porto do Rio de Janeiro, em busca de uma nova vida como agricultor, no final da II Guerra Mundial. No cais, é colocado perante Segismundo, um oficial da alfândega que desconfia das suas intenções. Sem o salvo-conduto assinado por Segismundo, Clausewitz será obrigado a voltar ao cargueiro e a seguir viagem. Para a obtenção desse salvo-conduto, Segismundo propõe um desafio ao estrangeiro, o que leva as duas personagens a confrontar as suas memórias: de um lado um actor que perdeu familiares e amigos, do outro um ex-torturador que sempre cumpriu ordens. O espectáculo começou a sua carreira em Coimbra em Janeiro, com duas ante-estreias e conversas com o autor da peça, incluindo um debate sobre o tema dos refugiados. Mantém-se em cena até ao segundo fim-de-semana do mês e a sua temporada inclui algumas sessões especiais para o público escolar.

“Pagar? Aqui ninguém paga!”

Da Covilhã, o Teatro das Beiras traz a sua última produção – “Pagar? Aqui ninguém paga!”, do dramaturgo italiano Dario Fo, distinguido com o Nobel da Literatura em 1997. Trata-se de uma nova versão da sua conhecida peça “Non si paga! Non si paga!”, de 1974, uma obra marcante pelo seu carácter interventivo e pela sua atenção às preocupações sociais e politicas que caracterizavam a sociedade europeia dos anos oitenta do século XX. Em tom de comédia, a obra fala-nos de cidadãos em ruptura inconsciente com as regras de civilidade instaladas e alerta para os perigos do ressurgimento do fascismo perante as debilidades da coesão e da estruturação social. Com tradução e encenação de Gil Salgueiro Nave, director artístico do Teatro das Beiras, o espectáculo é apresentado em Coimbra nos dias 14 e 15 de Fevereiro (quinta e sexta-feira).

“Vou ou não vou esta noite ao teatro?”

De Évora, pela mão do CENDREV, chega o humor desconcertante de outro autor europeu, Karl Valentin (1882-1948). Reconhecido como um dos maiores autores cómicos de sempre, Karl Valentin utiliza o ilógico, o absurdo e uma aparente falta de sentido como estratégia para denunciar e contrariar os padrões estabelecidos para a sua época, entre os quais a guerra. O CENDREV não tem dúvidas quanto à pertinência da sua dramaturgia na Europa dos nossos dias, “também hoje caótica”. “A insistência insistência na falta de lógica e na gratuitidade dos acontecimentos – afirma a companhia alentejana – deixa de ser um absurdo e passa a funcionar como um espelho crítico de uma realidade incómoda”. O espectáculo chama-se “Vou ou não vou esta noite ao teatro?” e tem interpretação de José Russo (que encena), Maria Marrafa e Rui Nuno. Sobe ao palco do TCSB nos dias 21 e 22 de Fevereiro (quinta e sexta-feira). Tal como o espectáculo do Teatro das Beiras, a mais recente produção do Centro Dramático de Évora vem a Coimbra no âmbito da Culturbe – uma rede de programação financiada pelo QREN, desenvolvida em parceria entre o TCSB, o Theatro Circo de Braga e o Teatro Garcia de Resende, em Évora.

“Flores de Livro”

Já amanhã, 2 de Fevereiro, começa o ciclo “Flores de Livro”, com leituras de contos para a infância, feita pela animadora sócio-educativa Cláudia Sousa. Dirigidas a crianças com mais de 4 anos, as leituras são complementadas com uma mostra e venda de livros para a infância.

campanhas e condições especiais

Para facilitar o acompanhamento de todas estas actividades por parte do público, A Escola da Noite mantém activas as várias campanhas lançadas em 2012: “Até ao próximo” (em cada espectáculo é oferecido um vale que dá direito a um bilhete gratuito na compra de outro para o espectáculo seguinte); assinaturas TCSB (cartões que dão direito a 5 ou a 11 entradas com descontos que chegam a ultrapassar os 50%); “Teatro na Baixa” (vales de 20% de desconto oferecidos em cerca de 40 lojas da baixa da cidade). Mantêm-se, além disso, os descontos normalmente praticados: quintas no teatro (preço único, com 50% de desconto) e condições especiais para estudantes, maiores de 65 anos, profissionais e amadores de teatro, entre outros.

FEVEREIRO NO TCSB

quinta a domingo, 01 a 10

quinta a sábado, 21h30; domingos, 16h00 – TEATRO

Novas diretrizes em tempos de paz, de Bosco Brasil