Archive for Janeiro 21st, 2013

Bosco Brasil em Coimbra num fim-de-semana de cheio de actividades

Segunda-feira, Janeiro 21st, 2013

A menos de uma semana da estreia de “Novas diretrizes em tempos de paz” (adiada para 31 de Janeiro), A Escola da Noite propõe um fim-de-semana repleto de actividades no TCSB. Duas ante-estreias do seu novo espectáculo, um debate sobre o tema dos refugiados, uma sessão de leituras de outras peças do autor, um debate do movimento 1% para a cultura e ainda uma conversa no âmbito do III Encontro de Cenografia, que decorre na cidade.
Razões de sobra vir ao TCSB nos próximos dias 25 e 26 de Janeiro!

A programação tem início na sexta-feira à tarde (17h30), com o debate público “Refugiados: A nova guerra dos tempos de paz”. O tema é suscitado pelo espectáculo que A Escola da Noite tem em preparação, a história de um ex-actor polaco que chega ao Brasil em Abril de 1945, fugindo da devastação provocada pela II Guerra Mundial. O próprio autor assume o “engajamento político” do texto que escreveu em 2001, com o qual venceu os Prémios Shell e APCA de melhor autor. Faz questão, aliás, de oferecer as verbas relativas aos direitos de autor por este espectáculo a ONG que trabalhem no apoio a refugiados, nos diferentes países em que “Novas diretrizes” é apresentado.
Partilhando com Bosco a preocupação com um dos grandes flagelos que afecta a humanidade nos dias de hoje, A Escola da Noite decidiu organizar um debate público sobre o assunto, que contará com as intervenções do autor, do professor de relações internacionais e investigador universitário José Manuel Pureza e de Teresa Tito de Morais, presidente do Comité Português para os Refugiados, a ONG parceira em Portugal do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

1% para a cultura
À noite, após a primeira das duas ante-estreias agendadas para este fim-de-semana (ambas com entrada livre), A Escola da Noite acolhe no TCSB o primeiro de um ciclo de debates organizados pelo Núcleo de Coimbra do Manifesto em Defesa da Cultura, assinalando a passagem do primeiro aniversário do documento. Tempo para um balanço da actividade desenvolvida ao longo dos últimos meses – com destaque para o “dia em defesa da cultura”, que mexeu com as ruas da cidade no final de Setembro de 2012 – mas também para preparar novas formas de valorizar e discutir a importância do financiamento público da actividade artística.

o teatro de Bosco
Aproveitando a presença de Bosco Brasil na cidade, a companhia de Coimbra não quis deixar de partilhar com o público um pouco mais da sua obra. No sábado à tarde, pelas 16h00, os actores d’A Escola da Noite farão uma leitura pública de excertos de outras peças suas, após a qual será possível trocar impressões com o dramaturgo, num modelo recentemente ensaiado, com sucesso, no âmbito das jornadas de dramaturgia espanhola contemporânea.

encontro de cenografia
Finalmente, A Escola da Noite tem o prazer de se associar ao programa do III Encontro Nacional de Cenografia, que decorre em Coimbra entre 26 e 27 de Janeiro, trazendo à cidade os mais importantes nomes da cenografia e da concepção de figurinos em Portugal. Depois de mais uma ante-estreia especialmente dedicada aos participantes do Encontro (também às 21h30), a noite de sábado incluirá ainda uma conversa informal entre os artistas presentes, alargada ao público em geral.

A estreia oficial de “Novas diretrizes em tempos de paz”, inicialmente prevista para 24 de Janeiro, foi adiada uma semana. O espectáculo ficará em cena entre 31 de Janeiro e 10 de Fevereiro, de quinta a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h00. Entre 5 e 8 de Fevereiro, A Escola da Noite agendará ainda, mediante marcações prévias que já estão abertas, sessões especiais para o público escolar (ensino secundário) da cidade e da região.

A Escola da Noite / TCSB

programação

sexta-feira, 25/01
17h30