Archive for Junho 1st, 2011

Oficina de Marionetas | inscrições abertas

Quarta-feira, Junho 1st, 2011

PRAZO DE INSCRIÇÕES PROLONGADO!

No âmbito da apresentação em Coimbra do espectáculo “SANGUE BOM”, pela Companhia Pequod, no próximo dia 11 de Junho, sábado, com sessões às 16h e às 21h30, uma iniciativa integrada na rede Culturbe — Coimbra, Braga e Évora, A Escola da Noite vai acolher uma Oficina Prática de Manipulação Directa, a técnica usada por esta companhia de Teatro de Animação. A Oficina decorre na véspera da apresentação do espectáculo, dia 10 de Junho, sexta, das 14h às 17h e tem inscrições limitadas a 24 participantes.

Oficina Prática de Manipulação Directa

Descrição: O workshop tem como objectivo proporcionar uma vivência prática com as ferramentas básicas da manipulação de bonecos e objectos. Esta acção também pretende difundir a linguagem da animação, estimulando o interesse pela formação e capacitação de pessoas interessadas em trabalhar como manipuladores ou no meio da animação.

Baseada em exercícios práticos, combinados com a transmissão de conhecimentos teóricos sobre esta técnica, a oficina da PeQuod propõe um conteúdo pedagógico que abrange desde aquecimento corporal específico, passando por exercícios práticos pensados para levar o aluno a compreender e experimentar em seu próprio corpo os princípios trabalhados. Como parte deste processo, os alunos são levados a construir na Oficina, protótipos simplificados que serão usados para a execução do treino da manipulação. A ênfase do curso recairá sobre a manipulação directa, técnica que tem sido principal no grupo, nestes 11 anos de existência e que oferece uma grande organicidade de movimentos ao objecto manipulado, aproximando-o da riqueza do movimento humano e extrapolando suas possibilidades através da riqueza que a linguagem da animação permite.

Destinatários: Jovens actores/actrizes; alunos/as do ensino artístico e público em geral, com mais de 14 anos.

Calendário: 10 de Junho, sexta, 14H00 – 17h00

Preço: 25,00 Euros (IVA incluído)

Inscrições: Enviar e-mail com assunto “Oficina Prática de Manipulação Directa”, indicação de nome, contactos, idade, formação escolar e profissional para isabelcampante@aescoladanoite.pt até ao dia 4 de Junho. As inscrições são limitadas até ao máximo de 24 participantes e são sujeitas a selecção mediante análise do perfil dos candidatos.

Formadores: Actores manipuladores da Cia. PeQuod, Liliane Xavier e Márcio Nascimento.

LILIANE XAVIER Actriz-manipuladora/produtora Formada em Direcção Teatral e em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Dirigiu três peças: “Variações sobre a morte de Trotsky”, de David Ives; “A Falecida”, de Nelson Rodrigues e “O Veredicto”, de Franz Kafka. Participou, entre diversos trabalhos, como assistente de direcção da ópera “Don Pascale”, na Escola de Música da UFRJ; como actriz em “A Serpente”, da Cia. Teatro do Pequeno Gesto; “Terror e Miséria no III Reich”, dos Fudidos Privilegiados, e na peça “Nau Catarineta”, junto à Cia. Teatral Caixa de Pandora. No cinema, participou nas longas-metragens “Copacabana”, de Carla Camurati e na co-produção Brasil-Chile, “31 minutos”, de Alvaro Diaz e Pedro Peirano. Integra a Cia.PeQuod desde 2004 e tem efectuado com esta companhia, uma expressiva carreira, com reconhecimento nacional e internacional, actuando em todos os espectáculos de seu repertório.

MARCIO NASCIMENTO Actor-manipulador Formado em Interpretação Teatral pela UNIRIO e professor de artes pela Universidade Cândido Mendes. Trabalhou como actor e manipulador de bonecos em diversas produções, sendo dirigido no teatro por Karen Acioly, Tim Rescala, André Paes Leme e Fernando Sant’Anna; em cinema com Carla Camurati, Jom Tob Azulay e na longa-metragem “31 minutos”, de Alvaro Diaz e Pedro Peirano; na televisão trabalhou com Marcio Trigo e Fred Mayrink. Trabalha também junto à Cia. Artesanal, com assessoria e direcção de teatro de animação. É integrante da Cia PeQuod de Teatro de Animação desde sua formação, e participou como de todos os espetáculos de seu repertório.