Archive for Novembro 29th, 2010

Paloma Pedrero em Coimbra

Segunda-feira, Novembro 29th, 2010

Paloma Pedrero

A dramaturga espanhola Paloma Pedrero está esta semana em Coimbra, a convite d’A Escola da Noite. Nos dias 2 e 3 de Dezembro, ela própria interpretará uma das suas peças e participará numa sessão de leitura de outros textos da sua autoria. Duas óptimas oportunidades para conhecer de perto a vida e a obra da autora de “Noite de Amores Efémeros”, o mais recente espectáculo d’A Escola da Noite, actualmente em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo.
No dia 2 de Dezembro, quinta-feira, pelas 16h00, Paloma Pedrero apresentará no Teatro da Cerca de São Bernardo a peça “Yo no quiero ir al cielo (Juicio a una dramaturga)”, monólogo auto-biográfico escrito em Agosto de 2002 em que reflecte sobre a sua própria obra e o seu percurso enquanto mulher, actriz e dramaturga. Depois da apresentação (que terá entrada livre), haverá um espaço de conversa informal com a autora.
Na sexta-feira, 3 de Dezembro, à mesma hora, os actores d’A Escola da Noite lêem excertos de seis outras peças de Paloma – “La llamada de Lauren”, “El pasamanos”, “Los ojos de la noche”, “En la outra habitación”, “Ana, el once de marzo” e “Caídos del cielo” – em versões traduzidas por Sofia Lobo, a encenadora de “Noite de Amores Efémeros”. No final, os espectadores terão oportunidade de trocar impressões com a autora, a encenadora e os actores sobre o espectáculo e a globalidade da obra desta dramaturga.
Paloma Pedrero (Madrid, 1957), é actriz, encenadora e autora teatral. Licenciada em Antropologia Social pela Universidad Complutense de Madrid e diplomada em Psicologia Gestáltica pelo Instituto Internacional de Florencia, estudou Arte Dramática com Zulema Katz, Alberto Wainer, Dominic de Facio e John Strasberg, entre outros. Em 1978, fundou o grupo independente “Cachivache”, com o qual começa a sua carreira profissional como actriz e dramaturga. Em 1985, funda a sua própria companhia – “Teatro del Alma” – com a qual produz algumas das suas obras. É fundadora e presidente da ONG “Caídos del Cielo”, dedicada a ajudar, através do teatro, pessoas em riscos de exclusão social. As suas obras foram representadas em França, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Austrália, Itália, República Checa, Alemanha, Eslováquia, Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Porto Rico, México, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Gana, entre outros. “Noite de Amores Efémeros” é a segunda montagem de textos seus em Portugal, sete anos depois de “Cachorros de negro mirar”, uma produção do grupo Útero, de Almada.
A Escola da Noite inicia com estas duas actividades o projecto “Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea”, que continuará ao longo do ano de 2011 e trará a Coimbra alguns dos principais nomes do teatro que actualmente se escreve e faz em Espanha, numa colaboração com o Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Instituto Cervantes.
Depois de uma primeira série de espectáculos, “Noite de Amores Efémeros” retoma a sua temporada esta quarta-feira, dia 1 de Dezembro, e mantém-se em cena até dia 19, de terça a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h00.

Monty Python hoje, no TCSB

Segunda-feira, Novembro 29th, 2010

29 de Novembro de 2010, segunda, 21h30 | Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo | “A vida de Brian”, de Terry Jones. Comentador: Eduardo Basto. A entrada na sessão é livre, mediante levantamento de bilhete. Ciclo Fé?