Archive for Novembro 2nd, 2010

Paloma Pedrero

Terça-feira, Novembro 2nd, 2010

Paloma Pedrero © Isaac Sibecas

A autora das três peças que integram o próximo espectáculo d’A Escola da Noite é Paloma Pedrero (Madrid, 1957) e para além de autora teatral também é actriz e encenadora. Licenciada em Antropologia Social pela Universdade Complutense de Madrid. Diplomada em Psicologia Gestáltica pelo Instituto Internacional de Florencia. Estudou Arte Dramática com diversos professores nacionais e estrangeiros, como Zulema Katz, Alberto Wainer, Dominic de Facio ou John Strasberg. Foi fundadora em 1978 do grupo independente “Cachivache”, com o qual começa a sua careira profissional como actriz e dramaturga. Em 1985 funda a sua própria companhia: Teatro del Alma, com a qual produz algumas das suas obras. Fundadora e presidente da ONG “Caídos del Cielo”, dedicada a ajudar, através do teatro, pessoas em risco de exclusão social.

As suas obras foram traduzidas e editadas em inglês, francês, português, grego, catalão, euskera, polaco, eslovaco, checo, alemão, italiano… E foram representadas em França, Portugal, Grã Bretanha, Estados Uniods, Austrália, Itália, República Checa, Alemanha, Eslováquia, Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Porto Rico, México, Costa Rica, Venezuela, Colombia, Gana, entre outros.

Paloma Pedrero também é autora de guiões de cinema, poesia, ficção, ensaio, assim como de numerosas edições críticas. A sua obra e o seu percurso serviram como material para inúmeras análises, estudos e teses de doutoramento. Colabora como cronista em diferentes meios de comunicação (Diario 16, El Mundo, La Razón, Yo Dona, etc.).