Archive for Outubro 11th, 2010

Inclusão pelo Desporto

Segunda-feira, Outubro 11th, 2010

No próximo dia 13 de Outubro, quarta-feira, o Teatro da Cerca de São Bernardo acolhe o I Congresso Nacional de Inclusão pelo Desporto, uma iniciativa da Associação Mandinga de Iúna e da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra; instituições empenhadas em introduzir em Portugal um modelo de desenvolvimento de desporto inclusivo aberto e sustentável, que aposte numa gestão participada e na qual a iniciativa das autarquias, do movimento associativo e das entidades públicas e privadas sejam o motor da mudança, tendo em consideração a especificidade das diferentes populações desfavorecidas e as exigências actuais de combate à exclusão social num mundo definitivamente globalizado. Mais informações, nomeadamente o programa e dcondições de acesso disponíveis aqui.

O Congresso é uma iniciativa programada pela Câmara Municipal de Coimbra no âmbito do Protocolo de Gestão do Teatro da Cerca de São Bernardo.

“Cinema de Bairro”

Segunda-feira, Outubro 11th, 2010

No dia 12 de Outubro, terça-feira, pelas 21h30, é projectado o documentário “Cinema de Bairro” no Teatro da Cerca de São Bernardo, no âmbito do projecto ODM na Cidade de Coimbra. No final da apresentação decorre um debate moderado pelo CNJ – Conselho Nacional de Juventude. A entrada é livre, mediante levantamento de bilhete devido à lotação ser limitada.

Um documentário realizado por jovens moradores de bairros sociais de todo o país. Um olhar inocente, cúmplice e real. Histórias de um dia-a-dia desconhecido. No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, a Fundação INATEL produziu o projecto sociocultural “Cinema de Bairro”, com o apoio do Instituto da Segurança Social. Em parceria com entidades locais, cinco realizadores/formadores da área do cinema documenta…l juntaram-se a jovens moradores de bairros sociais do país. Filmar histórias reais foi o motivo do encontro. 25 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 22 anos e moradores nos bairros de Mataduços (Guimarães), Bairro da Rosa (Coimbra), Casal da Mira (Amadora), Bairros I e II (Beja) e Bairro da Rua da Armonae das Panteras Cor-de-Rosa (Olhão), romperam a rotina, nem sempre fácil, e abraçaram a experiência do cinema.

Conduzidos pelos cineastas João Pinto Nogueira, Leonor Areal, Pedro Sena Nunes, Rui Simões e Marta Pessoa, o processo decorreu entre Março e Abril de 2010.