Archive for Maio 28th, 2010

Oficina das Artes termina hoje

Sexta-feira, Maio 28th, 2010

Termina hoje a terceira edição da Oficina das Artes, do Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com que A Escola da Noite colabora desde 2007/2008.

A oficina deste ano debruçou-se sobre o “Diário de um Louco”, texto de Nikolai Gógol. Ao longo das 12 sessões que agora se completam, os alunos tiveram oportunidade de ler, discutir e experimentar a transposição cénica deste texto, divididos em grupos e orientados pelos vários elementos do elenco da companhia.

[…] Confesso que me senti muito inquieto pensando na extraordinária delicadeza e fragilidade da Lua. É que a Lua fabrica-se, habitualmente, em Hamburgo, e é de péssima qualidade. Admira-me que a Inglaterra não preste atenção a este facto. O fabricante é um tamoeiro coxo, e vê-se logo que é um imbecil, não tem a minina noção do que é a Lua. Utilizou uma corda suja de alcatrão, e uns restos de azeite lâmpada rançoso; por isso, é terrível o fedor por toda a terra; é obrigatório tapar o nariz. Dai que a própria lua seja uma bola tão frágil que as pessoas não podem viver nela, pelo que agora só lá moram narizes. É  por esta mesma razão que não podemos ver os nossos próprios narizes, uma vez que estão todos na lua. [….]

Diário de um Louco, Nikolai Gogol


As aulas chegam hoje ao fim, com a apresentação interna do trabalho realizado por cada um dos grupos.