Archive for Fevereiro 18th, 2010

“ganhatempo”

Quinta-feira, Fevereiro 18th, 2010

Fotografia de Thaís Stoklos Kignel

“Não é teatro de mentirinha, é de ‘verdadona’”, defende a atriz, ressaltando que, na realidade, essencial é o teatro. “Teatro não pode ser visto como passatempo, é ‘ganhatempo’, é o ser humano ganhando, com a experiência que vê em cena, novas oportunidades de fazer melhor. O teatro, com Shakespeare, Molière e tantos outros gênios, diz não ao sistema. No teatro, o homem volta a ser sujeito, a ponto de caber a ele a leitura do que está no palco”. Denise Stoklos em entrevista ao jornal “O Tempo”, 27/08/2009

A actriz, encenadora, coreógrafa, autora brasileira vai estar para apresentar em Coimbra — em duas datas únicas no país —  dois dos seus espectáculos mais premiados: “Mary Stuart” e “Calendário da Pedra”, nos dias 5 e 6 de Março, no Teatro Académico de Gil Vicente e no Teatro da Cerca de São Bernardo, respectivamente. Aconselhamos todos a que não percam tempo…

Apresentações integradas no ciclo “Do Monólogo, Coisa Pública”, programação cultural externa da XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

“A Diva e os Gangsters”

Quinta-feira, Fevereiro 18th, 2010

O ciclo de cinema INCORPORAÇÕES, organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (NECTS) que A Escola da Noite acolhe no Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, desde o passado 1 de Fevereiro até 29 de Março, sempre às segundas, vai no próximo dia 22 de Fevereiro atingir metade das sessões calendarizadas. Os filmes exibidos, oito no total, correspondem a escolhas de elementos do NECTS em torno da temática dos novos olhares da Sociologia sobre o Corpo, a (des)construção social e as múltiplas performances do corpo quando analisado na sua relação com a ciência e a tecnologia, a sexualidade e o crime, a política e a biologia, a discriminação e a aberração, o material e o espiritual. No final de cada projecção, e depois de um comentário inicial, um elemento do Núcleo anima um debate. Chegados a meio do Ciclo, o balanço da iniciativa é claramente positivo, verificando-se uma grande procura por parte do público e a realização de debates animados.
Na próxima segunda-feira, 22 de Fevereiro, pelas 21h30, é a vez de “A Diva e os Gangsters”, de Jean-Jacques Beineix, numa versão legendada em inglês, e, ao contrário do inicialmente anunciado, o comentário é da responsabilidade de José Manuel Mendes, sociólogo, professor na FEUC e investigador do CES.
Os filmes do ciclo INCORPORAÇÕES são exibidos no bar do Teatro da Cerca de São Bernardo e têm entrada livre.

“A Diva e os Gangsters [Diva et les Gangsters]” SINOPSE Um jovem paquete parisiense faz uma gravação ilegal de um concerto da sua cantora de ópera favorita. Quando a cassete pirata é acidentalmente trocada com um vídeo de segurança que incrimina uns gangsters perigosos, dois killers psicopatas são enviados no seu encalce… Uma estreia elegante e cheia de estilo do realizador Jean-Jacques Beineix (“Betty Blue 37º 2 de Manhã”), que inclui uma inesquecível perseguição de mota pelas ruas e metropolitano de Paris. REALIZADOR Jean-Jacques Beineix INTÉRPRETES Frédéric Andréi, Roland Bertin, Richard Bohringer, Gérard Darmon, Chantal Deruaz. (França, 1981 – 113m).