Archive for Janeiro 28th, 2010

Abel Neves

Quinta-feira, Janeiro 28th, 2010

foto Maria Campos

Dramaturgo, poeta e romancista, recentemente galardoado com um Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia, pela obra Jardim Suspenso, atribuído pelo Instituto Camões e pela Funarte – Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura do Brasil, a propósito do qual referiu a satisfação de «mais do qualquer outra coisa», poder «contribuir para enriquecer um pouco, se o termo for feliz, a dramaturgia portuguesa».

Companheiro e amigo d’A Escola da Noite, onde os seus textos já estiveram na origem de três espectáculos: “Além as estrelas são a nossa casa”, com encenação de António Augusto Barros e Sílvia Brito, 2000; “Além do Infinito”, com direcção artística de António Augusto Barros, António Jorge, Ana Rosa Assunção e Sílvia Brito, 2004, e “Este Oeste Éden”, com encenação de Sílvia Brito, apresentado no ano passado no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Depois do Teatro da Comuna, onde permaneceu 12 anos fazendo «de tudo», outro dos grupos com quem colabora regularmente é o Teatro Regional da Serra de Montemuro que A Escola da Noite acolhe na sexta e sábado próximos, com um seu texto: “Saloon Yé Yé”.

Nós, naturalmente, aconselhamos que não percam!