Archive for Janeiro 15th, 2010

Joana Pupo

Sexta-feira, Janeiro 15th, 2010

n603870981_974853_9994

É já amanhã [16 de Janeiro, sábado, às 16h e às 21h30] que finalmente o público de Coimbra pode assistir ao projecto de Joana Pupo a partir do conto oriental de Marguerite Yourcenar: “A Fuga de Wang Fô”. Nascida em Coimbra em 1978, Joana Pupo escreve aos 15 anos a peça “O Daimon” e funda o grupo de teatro Daimon, que terá direcção da actriz Adelaide Seabra. Inicia a sua formação no TEUC (Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra) em 1997, onde trabalha com José Neves, António Sardinha, Rogério de Carvalho, entre outros. Entre 1999 e 2002, completa o curso da escola de actores Estudio Nancy-Tuñon, em Barcelona, Espanha. Em 2005, é seleccionada para o Projecto Thierry Salmon/Nova École des Maîtres. Estreia a sua primeira criação a solo “A Fuga de Wang Fô” [mais informação aqui], no Mostra-te 06. Licencia-se em Filosofia com a investigação “o actor o corpo e o sentido (o trabalho do actor como acto poético)”, orientada por José Gil. Integra ainda, enquanto assistente, a Ecole des Maîtres, nos estágios com Pippo Delbono e Enrique Diaz. Durante este percurso, trabalha, como intérprete, com os encenadores: Hernan Zavala (es.), Jordi Oliver (es.), João Grosso, Carlos J. Pessoa (Relvinha Cbr_X), Paulo Lima, Papaléguas, Joana Grupo de Teatro, Carlo Cecchi (it.), Artistas Unidos, Félix Ritter e Marta Pisco. Em 2008, cria a Vagão – Associação Para Viagens Culturais e Artísticas.