Archive for Outubro 23rd, 2009

a ACTA em Coimbra com “mulheres.só”

Sexta-feira, Outubro 23rd, 2009

acta1

A Escola da Noite acolhe em Coimbra a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve nos próximos dias 24 e 25 de Outubro, sábado e domingo, às 21h30 e 16h, respectivamente, com o espectáculo “mulheres.só”. Aproveitamos para chamar a atenção para o horário de domingo, a apresentação vai ser às 16 horas e não às 21h30, como inicialmente previsto.

Com encenação de Luís Vicente, “mulheres.só” reúne textos de Jean McConnell, Charo Solanas, Dario Fo e Franca Rame, numa abordagem ao universo feminino, protagonizado por duas mulheres, em situações diferentes, mas tendo em comum a experiência da prepotência masculina e a solidão das suas vidas. Numa conversa de mulher para mulher, os temas que passam em palco não abonam muito a favor do homem, que, embora fisicamente ausente ao longo de toda a peça, funciona como predador e é quase sempre o causador de toda a instabilidade vivida pelas personagens. Situações de quotidianos, potenciadas num desfecho dramático por elementos de desespero existencial, contudo abordadas com uma ironia desconcertante.

“(…) Estão desesperadas, nervosas, mas ainda conseguem rir delas próprias. Foi assim há oito anos e ainda continua a ser, mesmo depois da viragem do século.”
Barlavento, Filipe Antunes, 18/10/2007

“O espectáculo não é linear. mulheres.só é composto por um diálogo e dois monólogos. São histórias independentes, de personagens diferentes. As actrizes Elisabete Martins e Glória Fernandes, dão vida a mulheres em situações do quotidiano cujo desfecho dramático está sempre relacionado com uma crise existencial.(…) A peça é um remake de Mulher, mulheres que a ACTA levou à cena em 2000. Na altura, foi a sétima produção da companhia que agora regressa com novas roupagens”
Viva Algarve, 11/10/2007

Esta apresentação em Coimbra acontece no âmbito da Plataforma das Companhias, a qual para além da ACTA e d’A Escola da Noite, é ainda integrada pelo Centro Dramático de Évora, Companhia de Teatro de Braga e Teatro das Beiras (Covilhã). Esta estrutura informal existe desde 2004 e, para além da organização de festivais, edição e troca regular de espectáculos tem permitido co-produções entre os grupos — e a mais recente experiência neste campo é a estreia de “Sabina Freire”, de Manoel Teixeira-Gomes, uma co-produção d’A Escola da Noite com a Companhia de Teatro de Braga, marcada para 30 de Outubro no Theatro Circo e 19 de Novembro no Teatro da Cerca de São Bernardo.

O preço dos bilhetes para assistir a “mulheres.só”, classificado para maiores de 16 anos, varia entre 6 e 10 Euros podendo as reservas ser efectuadas pelo telefone 239718238, telemóvel 966302488 ou e-mail geral@aescoladanoite.pt.

Venham assistir a um espectáculo que não é só para mulheres mas que apela às mulheres, nas palavras de uma das autoras, Franca Rame, já que “há dois mil anos que choramos […] vamos agora rir, rir de nós próprias”.