Archive for Junho 22nd, 2009

ensaios para uma humanidade (19)

Segunda-feira, Junho 22nd, 2009

relva1

Sabes… às vezes parece-me que quanto mais queremos compreender as coisas mais elas nos escapam… é como querer passar a mão no cachaço do lobo. Ele ao menos gosta de ver-nos ao longe. E se fizéssemos o mesmo?


 

 

 

 

 [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18]

Luto como mãe

Segunda-feira, Junho 22nd, 2009

luto_web800x1133

 

No próximo dia 29 de Junho, segunda-feira, pelas 21h30, A Escola da Noite  — em colaboração com o Núcleo de Estados para a Paz e o Observatório sobre Género e Violência Armada do Centro de Estudos Sociais —, acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo a ante-estreia de “Luto como Mãe”, filme sobre violência armada urbana, realizado por Luís Carlos Nascimento.

A cidade do Rio de Janeiro é palco frequente de execuções sumárias e arbitrárias cometidas por agentes do Estado. Cada morte arrasta consigo a dor de quem fica, especialmente a família e amigos, afectando todo o seu círculo social. O documentário “Luto como Mãe” centra-se nas histórias de sobreviventes, mães, irmãs e esposas, que perderam os seus familiares em actos de violência armada urbana e que por essa razão lidam com o trauma diário da desarticulação familiar, das dificuldades financeiras e do estigma.

Neste filme conhecem-se essas mulheres de força, persistência, vontade de justiça e de mudança e os seus percusos de passagem do Luto à Luta; mulheres que procuram agora lutar por justiça e pela visibilidade.

Depois da exibição, terá lugar um debate com o realizador e uma das intervenientes no documentário, Elizabeth Paulino, onde serão discutidos os impactos diferenciados da violência armada, bem como exemplos de militância colectiva contra a violência.

O Observatório sobre Género e Violência Armada (OGiVA), recém-criado no Centro de Estudos Sociais, visa desenvolver estudos, análises e recomendações práticas para políticas e programas sobre feminilidades, masculinidades e (in)segurança em contextos de violência armada na Europa, países africanos de língua portuguesa e países da América Latina. 

“Luto como Mãe”, com duração de 70 minutos, será projectado na sala de espectáculos do Teatro da Cerca de São Bernardo e tem entrada livre.

 

 

 

LUTO COMO MÃE

Realização Luis Carlos Nascimento Fotografia Tiago Scorza Montagem/Edição Fabian Remmy Produção Executiva Tatiana Moura, Mercia Britto, Carla Afonso Produtor associado Rodrigo Letier Banda Sonora JJ Aquino e Wladimir Rocha Mistura Bernardo Gebara Vídeo grafismo Stanio Soares Produção Cinema Nosso , TVZERO e Jabuti Filmes