Archive for Maio 9th, 2009

Workshop com Teatro o bando – inscrições abertas

Sábado, Maio 9th, 2009

n1655723629_89451_344

 

No âmbito da residência do Teatro o bando em Coimbra, que decorrerá entre 17 e 24 de Maio, A Escola da Noite organiza um workshop para actores, com a duração de dois dias, dirigido por João Brites.

Intitulado “Dilatação do Tempo Presença: oficina sobre a consciência do actor em cena”, o workshop terá lugar nos dias 21 e 22 de Maio (quinta e sexta-feira, das 10h00 às 18h00), no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Consulte o documento em anexo (.doc ou .pdf) e envie a sua candidatura para A Escola da Noite até ao próximo dia 15 de Maio. As inscrições são limitadas e sujeitas a selecção.

 

Workshop

“Dilatação do Tempo Presença:

oficina sobre a consciência do actor em cena”

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo

21 e 22 de Maio, 10h00-18h00

 

FORMADORES: João Brites com apoio de Sara de Castro

DESTINATÁRIOS: actores e actrizes profissionais e alunos finalistas de ensino artístico

 

APRESENTAÇÃO:

João Brites tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, a partir da sua experiência como professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, uma reflexão e prática acerca do trabalho do actor que designa de Consciência do Actor em Cena.

Esta Formação debruçar-se-á sobre a primeira das etapas desse mesmo estudo, a Dilatação do Tempo Presença. Em virtude de o tempo de formação ser curto, tentar-se-á fazer uma sensibilização a algumas noções utilizadas como ferramentas da Consciência do Actor em Cena. De modo a explorar e desenvolver essas capacidades, os exercícios procurarão explorar os diferentes planos de expressão (corporalidade, oralidade e interioridade). Este é um trabalho baseado, numa primeira fase, numa grande economia e contenção, recorrendo a sensações concretas e à vivência do tempo presente

Trabalhar-se-á, numa primeira aproximação a este vocabulário cénico, sobre direccionalidade e qualidade do olhar, tendo em conta o ponto de fuga. Desenvolveremos também noções como o foco do espectador e o foco do actor, bem como o comentário cénico.

Ao longo da Formação experimentar-se-ão diferentes exercícios cénicos onde o acaso e as coincidências desempenham papéis tão importantes como as motivações conscientes. Estes exercícios pretendem também despertar, através da dramaturgia do actor, a consciência da gestão do tempo cénico.

Tratando-se de uma Formação para actores profissionais, procurar-se-á também, e em paralelo, ir reflectindo sobre os pressupostos artísticos motores do trabalho. Este trabalho técnico estará, portanto, sempre aliado a um trabalho sobre os conteúdos.

 

INSCRIÇÕES: envio da Ficha de Inscrição (.doc ou .pdf) e de curriculum vitae para A Escola da Noite (Teatro da Cerca de São Bernardo, 3000-097 COIMBRA, geral@aescoladanoite.pt ou fax 239 703 761). Serão consideradas todas as candidaturas entregues até às 19h00 do dia 15 de Maio.

 

PREÇO: 40,00 Euros (IVA incluído)

INFORMAÇÕES: 239 718 238

 

“atravessando as palavras há restos de luz”: último espectáculo é hoje

Sábado, Maio 9th, 2009

aap3269_72233143467_738853467_1520984_2996993_naap33269_72233148467_738853467_1520985_8245986_n13269_71426243467_738853467_1507951_5832649_natravessando_as_palavras_ha_restos_de-_luz

às 21h30, no TCSB.

corpo a descoberto*

Sábado, Maio 9th, 2009
©David Goldblatt | "Picnic on New Year's Day", Hartebeespoort Dam, Transvaal, 1965

©David Goldblatt | "Picnic on New Year's Day", Hartebeespoort Dam, Transvaal, 1965

 Segundo segredo

Viver à flor da pele.

Entregar-se, deixar-se prender, não ter costas, navegar

Estar, confiar, concentrar-se, assustar-se, abandonar-se, descobrir

O corpo não tem costas.

 

Segredo coreográfico para dançar (aqui)

A visão periférica abre o olhar e permite-nos estar no nosso eixo e ao mesmo tempo em diálogo com o espaço.

Palmilhe a carta com os dedos e agarre os músculos com firmeza.

Molde expressões terríveis, puxando a pele em vários sítios e direcções.

Sinta-se assustador.

Arranhe, empurre, risque, corte e estrangule o espaço com os braços, os cotovelos e as mãos em múltiplas direcções. (se não tiver coragem, faça esta sequência com as mãos dentro dos bolsos e em miniatura.)

Pense no ar como se fosse água e nade até ao painel seguinte num estilo que lhe seja familiar (bruços, crawl, mariposa, cão, costas).

 

 

 

* até 16 de Maio, A Escola da Noite publica algumas das fotografias que integram a exposição “uma carta coreográfica“, bem como os segredos e as fábulas que compõem cada um dos seus 18 painéis. Com “corpo a descoberto” prosseguimos na primeira estação: “O corpo como adivinha”. Para visitar no TCSB, de segunda a sexta (10h00-13h00 e 14h00-19h00) e aos sábados (14h30-19h00).