Archive for Outubro 30th, 2008

A Escola da Noite assina protocolo com Estudos Artísticos

Quinta-feira, Outubro 30th, 2008

A Escola da Noite e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra assinaram na passada segunda-feira um protocolo que visa formalizar as relações de colaboração que têm vindo a ser intensificadas ao longo do último ano.

Nos termos do acordo agora assinado, a companhia assume a responsabilidade pela dinamização de uma das disciplinas curriculares da Licenciatura – a Oficina de Artes. De carácter marcadamente prático, esta disciplina visa proporcionar aos alunos um contacto directo com a criação artística e, neste caso em particular, com os processos e os contextos da criação teatral em contexto profissional.

A Oficina de Artes integra o plano de estudos do segundo semestre do ano lectivo, implicando uma carga horária de 4 horas por semana entre Fevereiro e Junho. Em cada edição, compete a A Escola da Noite definir o tema específico a abordar com os alunos. Na primeira experiência realizada, em 2007/2008, a escolha incidiu na obra de Franz Kafka e, em particular, nos contributos que a linguagem teatral pode dar para esclarecer a importância e o significado do gesto nos textos do autor checo. Os cerca de 50 alunos que frequentaram a disciplina no ano transacto participaram mesmo na construção de um pequeno exercício final, que foi apresentado internamente. Neste momento, A Escola da Noite está a definir o programa a seguir no presente ano lectivo, com a preocupação de o articular com o seu próprio plano de actividades, de forma a maximizar a interacção dos alunos com o normal funcionamento de uma estrutura de criação artística profissional.

As sessões da Oficina de Artes decorrerão nas novas instalações da companhia, no Teatro da Cerca de São Bernardo e incluem, para além do trabalho de actor, um contacto alargado com os diferentes sectores da companhia – dramaturgia, cenografia, técnica de palco, produção, comunicação -, proporcionando uma visão abrangente do que implica o fazer teatral.

Para além da dinamização da Oficina de Artes, o protocolo agora assinado inclui outras formas de colaboração, prevendo por exemplo o acolhimento regular  de estágios profissionais para os finalistas da Licenciatura, prática que vem sendo adoptada, com assinalável sucesso, pel’A Escola da Noite. O acordo alarga-se, ainda, à criação de condições especiais para os alunos no acesso a espectáculos que tenham lugar no Teatro da Cerca de São Bernardo e à colaboração da Faculdade de Letras na divulgação desta iniciativa.

A Escola da Noite encara este desafio com grande entusiasmo e considera que ele é um passo muito significativo no reforço da componente de formação do seu projecto artístico. A par do trabalho regular com alunos e professores do ensino secundário e dos projectos desenvolvidos com grupos de amadores de teatro, ela alarga-se agora ao ensino superior. O acordo agora assinado representa o reconhecimento da importância da inter-ligação entre criação artística e formação académica, que devem ser capazes de mutuamente se complementarem e enriquecerem.

Por outro lado, ao coincidir com a entrada em funcionamento do Teatro da Cerca de São Bernardo, este protocolo é simultaneamente um sinal claro da abrangência, da diversidade e da regularidade da oferta que A Escola da Noite pretende colocar à disposição do público da cidade na sua nova casa.

A assinatura do protocolo contou a presença do Presidente do Conselho Directivo da FLUC, Carlos Ascenso André, dos responsáveis pela Licenciatura em Estudos Artísticos (Abílio Hernandez, João Maria André e Fernando Matos Oliveira) e do Director Artístico d’A Escola da Noite, António Augusto Barros.