Archive for the ‘poesia’ Category

Workshops nas férias de verão: teatro, dança e ilustração no TCSB

Quinta-feira, Junho 8th, 2017

Este ano, as férias de Verão vão ser ainda mais animadas no TCSB. Ricardo Kalash, Leonor Barata e Ana Biscaia dirigem workshops de teatro, dança e ilustração para crianças dos 6 aos 12 anos, entre 19 de Junho e 21 de Julho. Cada oficina tem a duração de uma semana e as inscrições já estão abertas!

DSC01595

Workshop de Teatro nas Férias, com Ricardo Kalash (foto: Pedro Rodrigues)

Pelo terceiro período de férias consecutivo, o actor e encenador Ricardo Kalash volta a encher de teatro as férias dos mais novos. Neste Verão, dirige duas oficinas distintas, para a mesma faixa etária (6 aos 12 anos). A primeira tem lugar ainda em Junho (19 a 23) e a segunda já em Julho (10 a 14). Ao longo de cada semana, as crianças vão brincar ao Teatro a partir de um texto escolhido pelo formador, e preparar uma breve apresentação para os familiares e amigos, que terá lugar na sexta-feira, ao final da manhã.

Leonor Barata dança com as cores
Na última semana de Junho, é a vez de Leonor Barata – bailarina e coreógrafa que colabora regularmente com os Sábados para a infância no TCSB – vir encher de cor o palco do TCSB. A oficina que propõe visa desenvolver a expressão artística através da Dança e do corpo em movimento: “durante uma semana – explica a formadora – vamos explorar a metodologia da Dança Contemporânea com os intervenientes para que cada um encontre o seu movimento e a sua forma especial de dançar”. As cores servem de “ponto de partida e indutor da criação: Como fica o meu corpo perante o Azul? Como danço o vermelho fogo? O que é um sorriso amarelo?”.
O workshop decorre também ao longo de 5 dias (segunda a sexta-feira, entre 26 e 30 de Junho). Cada sessão será dedicada a uma cor. “No final misturamos tudo para uma dança às cores ou monocromática, depende das vontades e desejos de cada um”, adianta Leonor Barata.

Ana Biscaia e a poesia de Sophia
A última oficina terá lugar entre 17 e 21 de Julho e é dedicada à ilustração, sob a orientação de Ana Biscaia. Com o sugestivo título “Cartazes, cabeças cabeludas e Sophia: Férias ilustradas no TCSB”, o workshop incluirá desenho de cartazes de “uma peça de teatro inventada”, a ilustração “de um poema sobre cabelos” e três dias inteiramente dedicados à ilustração do belíssimo texto “Caminho da Manhã”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. O “poema-recado” que Sophia escreveu em 1962, que abria o espectáculo “Matéria de Poesia” (apresentado pel’A Escola da Noite em 2006) e que nos fala de “figueiras transparentes e enroladas”, da “luz levíssima e fresca” e do “brilho azul dos azulejos” será agora transformado em livro, num “livro enrolado”, num “livro que é o caminho”, antecipa a ilustradora.

Todas as oficinas se destinam a crianças entre os 6 e os 12 anos, têm o mesmo preço (30 Euros por criança) e estão sujeitas a um número mínimo de inscrições. As inscrições podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Coimbra, TCSB
Workshops nas férias de verão: teatro, dança e ilustração

TEATRO | OFICINA
Workshop de Teatro nas férias de Verão (I)
com Ricardo Kalash
19 a 23 de Junho de 2017
segunda a sexta-feira, 09h30 – 12h30
apresentação pública: sexta-feira, 23/06, 12h30
6 aos 12 anos > 15 horas
Preço: 30 Euros

DANÇA | OFICINA
Das CORES: oficina de dança nas férias de Verão
com Leonor Barata
26 a 30 de Junho de 2017
segunda a sexta-feira, 09h30 – 12h30
apresentação pública: sexta-feira, 30/06, 12h30
6 aos 12 anos > 15 horas
Preço: 30 Euros

TEATRO | OFICINA
Workshop de Teatro nas férias de Verão (II)
com Ricardo Kalash
10 a 14 de Julho de 2017
segunda a sexta-feira, 09h30 – 12h30
apresentação pública: sexta-feira, 14/07, 12h30
6 aos 12 anos > 15 horas
Preço: 30 Euros

ILUSTRAÇÃO | OFICINA
Cartazes, cabeças cabeludas e Sophia: Férias ilustradas no TCSB
com Ana Biscaia
17 a 21 de Julho de 2017
segunda a sexta-feira, 09h30 – 12h30
apresentação pública: sexta-feira, 21/07, 12h30
6 aos 12 anos > 15 horas
Preço: 30 Euros

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Sábados para a infância, debate da RUC e documentário encerram programação de Março no TCSB

Sexta-feira, Março 11th, 2016

site março (1)

A oficina de ilustração e pintura dirigida por Ana Biscaia e uma sessão especial de “Flores de Livro”, dedicada a Hans Christian Andersen, concluem a programação de Março dos “Sábados para a infância no TCSB”. Ainda este mês, A Escola da Noite associa-se às comemorações do 30.º aniversário da RUC e exibe o documentário “Yes, we fuck”, numa iniciativa do projecto INTIMATE, do Centro de Estudos Sociais.

Os “Sábados para a infância no TCSB” do mês de Março começaram com duas oficinas para pais e filhos que esgotaram rapidamente. Ambas têm já agendadas novas edições, para que ninguém as perca: Leonor Barata regressará a 2 de Abril com a oficina de dança e Vânia Couto realizará uma nova edição de “Som a som, tom a tom” a 18 de Junho. As inscrições já estão abertas.
Ainda em Março, a programação para os mais novos inclui a oficina de ilustração e pintura de Ana Biscaia e uma sessão especial de Flores de Livro, que antecipa as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil.

Oficina de ilustração de Ana Biscaia no TCSB (Junho de 2015)

Oficina de ilustração de Ana Biscaia no TCSB (Junho de 2015)

Com a ilustradora, que dirige a sua terceira oficina no Teatro da Cerca de São Bernardo, as crianças vão poder desenhar um conjunto de poemas seleccionados pela própria, a partir dos livros “Versos com reversos”, de João Pedro Mésseder, e “Primeiro livro de poesia”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. À semelhança do que aconteceu nas oficinas anteriores – “O Verão: ler um poema, ilustrar um livro” e “Desenhar a guerra a partir do livro ‘Que luz estarias a ler?’” – os trabalhos dos participantes ficarão expostos no foyer do Teatro durante alguns dias. A iniciativa decorre no dia 19 de Março, tem a duração de 4 horas e a inscrição custa 10 Euros por criança.
No último Sábado do mês (26 de Março), e a pretexto do Dia Internacional do Livro Infantil, que se assinala a 2 de Abril (data de nascimento de Hans Christian Andersen), Cláudia Sousa dedica a sessão mensal de “Flores de Livro” à obra do escritor dinamarquês, autor de famosos contos como “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo” ou “A Pequena Sereia”. A animadora sócio-educativa apresenta desta vez uma performance que cruza leitura, teatro de sombras e projecção de imagens e dará a conhecer alguns aspectos da vida e da obra do conhecido autor, para além, claro, de contar algumas das suas histórias. Com a duração aproximada de uma hora, a sessão tem início às 11h00. Como habitualmente, os bilhetes custam 3 Euros (individual) ou 5 Euros (adulto + criança).
Num e noutro caso, é possível efectuar reserva antecipada de lugares pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Onde está o ensino superior?

cartaz

A 19 de Março, A Escola da Noite tem o prazer de se associar às comemorações do 30º aniversário da Rádio Universidade de Coimbra, acolhendo uma das muitas iniciativas programadas pela Rádio em vários espaços da cidade. Nesse sábado à noite, pelas 21h30, terá lugar um debate subordinado ao tema “Onde está o ensino superior em Portugal?”, que contará com a participação de João Gabriel Silva (reitor da Universidade de Coimbra), Gonçalo Leite Velho (vice-presidente do Sindicato Nacional de Professores do Ensino Superior), Rui Antunes (vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra) e José Dias (presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra). O debate é moderado por Mafalda Lalanda, da RUC, e tem entrada gratuita.

Yes, we fuck!

11188481_944297572288273_5101487248085629588_n (1)

No último dia do mês, A Escola da Noite acolhe uma iniciativa do projecto INTIMATE, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. No âmbito da I Conferência Internacional “Queering Partnering”, será projectado o documentário “Yes, we fuck”, de Antonio Centeno e Raul de la Morena. O filme aborda a sexualidade em pessoas com diversidade funcional, partindo do pressuposto de que a sexualidade “é o mais poderoso motor do crescimento pessoal, do desenvolvimento da personalidade e das relações sociais”. Como tal – defendem os realizadores – “deve ser um elemento central no apoio dos serviços sociais a pessoas com deficiência”. Antonio Centeno e Raul de la Morena assumem que o filme pretende mostrar “não só o que a sexualidade pode fazer pelas pessoas com diversidade funcional, mas também o que a realidade da diversidade funcional pode aportar à sexualidade humana”. Fazem-no através de várias histórias pessoais, que têm como foco comum a diversidade da sexualidade e “o sentido amplo da beleza e da luta pela independência pessoal”. O filme passa às 21h30 e a entrada é gratuita.

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
Programação de 12 a 31 de Março e 2016

OFICINA
Som a som, tom a tom [Música para pais e filhos]
Vânia Couto
12 de Março
ESGOTADA – PRÓXIMA SESSÃO: 18 DE JUNHO
sábado, 11h00
adultos + crianças dos 2 aos 10 anos > 50′ > 10 Euros (adulto+criança)
SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB

OFICINA
Oficina de ilustração e pintura
Ana Biscaia
19 de Março
sábado, 10h30 – 12h30 / 13h30 – 15h30
8 aos 12 anos > 4 horas > 10 Euros
SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB

DEBATE
Onde está o ensino superior em Portugal?
19 de Março
sábado, 21h00
entrada livre
org. RUC – Rádio Universidade de Coimbra

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro – especial Hans Christian Andersen
Cláudia Sousa
26 de Março
sábado, 11h00
Bar do TCSB > M/4 > 50′ > individual: 3 Euros; criança + acompanhante: 5 Euros
SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB

DOCUMENTÁRIO
Yes, we fuck!
de Antonio Centeno e Raul de la Morena
31 de Março
quinta-feira, 21h30
M/16 > 60′ > entrada gratuita
Org. INTIMATE / CES, no âmbito da 1.ª Conferência Internacional Queering Partnering

Informações, reservas e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Esta semana no TCSB

Segunda-feira, Dezembro 14th, 2015

O espectáculo de apresentação do livro “Poemas do Conta-Gotas”, de João Pedro Mésseder e Ana Biscaia, é o destaque da semana que encerra a programação de 2015 do Teatro da Cerca de São Bernardo. É já na quinta-feira (17 de Dezembro), e inclui as participações de Luís Pedro Madeira e Rui Damasceno, a par dos autores.
A conferência “Histórias do Ateneu” e uma nova sessão de “Flores de Livro – leitura de contos para a infância” completam as propostas d’A Escola da Noite neste período pré-natalício.

foto: Paul Hardman

foto: Paul Hardman

“Poemas do Conta-Gotas” é um livro de poesia de João Pedro Mésseder, com ilustrações de Ana Biscaia. Deve o seu nome ao formato curto dos poemas, em parte devedor da tradição do haiku. Ainda que não seja especificamente destinado a crianças ou a jovens, os autores reconhecem que o livro aposta em estimular o acesso dos mais novos (mas também dos “outros”) ao mundo da poesia. A obra é a segunda publicação das Edições Xerefé, conta com design de Paul Hardman e foi impresso na Tipografia Damasceno, em Coimbra.
Para esta apresentação especial, o escritor e a ilustradora conceberam o espectáculo “Poesia no palco (a conta-gotas)” que contará com a leitura de alguns dos poemas (pelos autores e pelo tipógrafo-diseur Rui Damasceno), a ilustração ao vivo por Ana Biscaia e a ambiência musical de Luís Pedro Madeira. O espectáculo começa às 21h30 e tem entrada gratuita.

João Pedro Mésseder e Ana Biscaia
Os autores deste livro gostam e estão habituados a trabalhar juntos. “O Livro dos Meses” (2012) e “Lembro-me” (2014), ambos editados pela Lápis de Memórias, ou o mais recente “Que luz estarias a ler?”, editado pela Xerefé e apresentado no TCSB há precisamente um ano, são apenas alguns exemplos.

Ana Biscaia e João Pedro Mésseder na Livraria do TCSB, na apresentação de "Que luz estarias a ler?" (Dezembro/2014)

Ana Biscaia e João Pedro Mésseder na Livraria do TCSB, na apresentação de “Que luz estarias a ler?” (Dezembro/2014)

João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto. Doutorado em Literatura Portuguesa, é professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Publicou poesia, aforismos e contos breves: “Elucidário de Youkali seguido de Ordem Alfabética” (2006), “Guias Sonoras e Outras Abrasivas” (2010), “Contos do Quarto Minguante” (2014), entre outros. É autor de cerca de duas dezenas de livros infantis e juvenis, sobretudo poesia e álbuns narrativos e poéticos. Dois dos seus livros foram nomeados para a IBBY Honour List (2000 e 2006) e, entre outras distinções, obteve o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância de 2014 pela obra “Pequeno Livro das Coisas” (2012), em conjunto com a ilustradora Rachel Caiano. Alguns dos seus livros infantis estão editados no Brasil e em Espanha e textos seus foram incluídos em antologias publicadas na Alemanha, na Itália e no Brasil.
Ana Biscaia nasceu na Figueira da Foz, em 1978. Estudou Design de Comunicação na Universidade de Aveiro e trabalhou como designer gráfica, mas foi a ilustração do primeiro livro (Negrume, 2006) que lhe abriu as portas para um mundo novo e para a formação mais marcante, na Suécia. Em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design, construiu grande parte da sua linguagem estilística, moldada pela importância do desenho e pela preferência pelo uso da grafitte. Mais tarde, viria a ilustrar a edição sueca de “Flor de Mel”, um dos romances juvenis de Alice Vieira, ganhando o Peter Pan Prize Silver Star, atribuído pela secção sueca do IBBY. Conta com quase duas dezenas de publicações, individuais e colectivas, e os seus trabalhos já foram exibidos em mais de 30 exposições, em Portugal, na Suécia, no Brasil, na Colômbia, na Alemanha, em Espanha e na Suíça. Com a obra “A cadeira que queria ser sofá” (texto de Clovis Levi), venceu o Prémio Nacional de Ilustração em 2012, atribuído pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Conferência “Histórias do Ateneu”
No âmbito das comemorações do seu 75º aniversário, o Ateneu de Coimbra realiza no TCSB, a 16 de Dezembro, a conferência “Histórias do Ateneu”, na qual diversos convidados partilharão com o público alguns dos mais marcantes momentos da história desta instituição da cidade. Momentos que inevitavelmente se cruzam com marcos fundamentais da história recente de Portugal e da Europa: a II Guerra Mundial, a Guerra Colonial, a censura e as perseguições da PIDE/DGS durante o Estado Novo, o 25 de Abril, a democratização do país. De acordo com a organização, “são 75 anos vividos a arquitectar um património de intervenção cultural ímpar e uma considerável obra de apoio social: das primeiras iniciativas culturais ao aparecimento de várias e famosas secções – o campismo, o cinema, os fantoches, a fotografia, a música, o teatro –; das primeiras respostas ao mal-estar material à criação do posto médico e posterior Centro de Dia 25 de Abril – projecto que busca proporcionar uma velhice digna e apoiada, tradução prática imediata dos valores humanistas que nos animam.”
A conferência começa às 21h30 e a entrada é livre.

Flores de Livro
A programação anual do Teatro da Cerca de São Bernardo encerra no Sábado, dia 19, com uma nova sessão da iniciativa “Flores de Livro – leitura de contos para a infância”. Naquela que é já uma das imagens de marca do trabalho desenvolvido pelo Teatro para o público mais novo, a animadora sócio-educativa Cláudia Sousa traz mais um punhado de histórias para ler aos mais pequenos no acolhedor ambiente do Bar do TCSB. Ao longo de uma hora, as crianças poderão escutar as histórias, apreciar as ilustrações e fazer elas próprias os seus desenhos, inspiradas pelo que acabaram de ouvir. No final, podem ainda requisitar um livro e levá-lo para casa durante um mês, devolvendo-o na sessão seguinte, sempre no último sábado de cada mês.

Cláudia Sousa, em "Flores de Livro - leitura de contos para a infância"

Cláudia Sousa, em “Flores de Livro – leitura de contos para a infância”

“Flores de Livro” é recomendado para crianças a partir dos 4 anos. Os bilhetes custam 3 Euros (individual) e 5 Euros (criança + acompanhante). É possível efectuar reservas pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de 14 a 20 de Dezembro de 2015

CONFERÊNCIA
Histórias do Ateneu
16 de Dezembro
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita

LEITURA | APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Poesia no palco (a conta-gotas)
com Ana Biscaia, João Pedro Mésseder, Luís Pedro Madeira e Rui Damasceno
17 de Dezembro
quinta-feira, 21h30
entrada gratuita

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro
por Cláudia Sousa
19 de Dezembro
sábado, 11h00
Bar do Teatro
M/4 > 60′ > 3 Euros (individual); 5 Euros (adulto + criança)
[Sábados para a infância no TCSB]

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Esta semana no TCSB: teatro, documentário, poesia e actividades para a infância

Terça-feira, Maio 12th, 2015

Temos mais uma semana cheia de propostas no TCSB: o novo espectáculo da ACTA, interpretado por Luis Vicente; a oficina para crianças “um Ser brincante”, dirigida pela actriz brasileira Paula Oliveira, e ainda o documentário “Mulheres Africanas” e a apresentação do livro “Lábio/Abril”, de Daniel Lourenço.
Ao mesmo tempo, continuamos em digressão com o “Auto dos Físicos”. Na quinta-feira estaremos no Teatro Municipal da Guarda, para mais duas “consultas” (às 10h00 para escolas e às 21h30 para o público em geral).
Faça-nos companhia!

acta01_red

“Nossa Senhora da Açoteia”, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve

“Nossa Senhora da Açoteia”, pela ACTA
A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) volta ao Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, no próximo dia 14 de Maio, com um dos seus mais novos espectáculos: “Nossa Senhora da Açoteia”, escrito pelo dramaturgo português Luis Campião.
A peça é um monólogo interpretado pelo bem conhecido actor Luis Vicente, também director da companhia, e remete-nos para o Algarve de meados dos anos 60, ainda com “umas pujantes faina da pesca e indústria da conserva do peixe e numa altura em que os homens e as mulheres viviam do mar e para o mar”.
Como um contador de histórias, a personagem fala-nos das suas memórias, que incluem as marcas da Guerra Colonial mas também as “pequenas” tragédias domésticas que marcam três gerações da sua família. Entre o trágico e o risível e através da aparente fragilidade da personagem que vemos sozinha em palco, “Nossa Senhora da Açoteia” confronta-nos, afinal, com a essência da natureza humana.
A presença regular da ACTA em Coimbra ao longo dos últimos anos ocorre no âmbito da Plataforma das Companhias, uma rede de intercâmbio que une seis companhias de teatro portuguesas, sediadas fora das duas principais cidades do país: para além do grupo algarvio e d’A Escola da Noite, esta rede inclui ainda o Cendrev (Évora), o Teatro das Beiras (Covilhã), a Companhia de Teatro de Braga e o Teatro do Montemuro (Campo Benfeito, Castro Daire).
O espectáculo é apresentado em Coimbra numa sessão única, no dia 14 de Maio (quinta-feira), pelas 21h30. Os bilhetes custam entre 5 e 10 Euros e podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB.

Programação para a infância: oficina “um Ser brincante”
Para os mais novos, prossegue a iniciativa “Sábados para a infância”, com a primeira edição da oficina de expressão dramática “um Ser brincante”, dirigida pela actriz brasileira Paula Oliveira. Dirigida a crianças entre os 6 e os 10 anos, esta oficina propõe-se trabalhar de forma lúdica com a expressão, a criatividade e o imaginário das crianças, a partir de brincadeiras, de cantigas e da exploração corporal e do jogo dramático infantil.
Formada em Letras, Paula Oliveira é actriz profissional e integra o “Grupo Teatro da Pedra – Companhia Teatral ManiCômicos” (São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil). Tem experiência como actriz e arte educadora, tendo trabalhado com diversos públicos no âmbito do Projecto Sócio-Educativo da companhia, que já proporcionou a mais de 2 mil crianças do interior de Minas Gerais o contacto com diferentes linguagens artísticas, incluindo as artes plásticas, dança, música, literatura e teatro.

umSerBrincante

Oficina “um Ser Brincante”, de Paula Oliveira

A oficina decorre no sábado, dia 16 de Maio, entre as 10h00 e as 12h00. As inscrições custam 5 Euros e podem ser feitas por e-mail (geral@aescoladanoite.pt) ou telefone (239 718 238 / 966 302 488).
Ainda para os mais pequenos, A Escola da Noite acolhe esta semana no TCSB mais três sessões para escolas do espectáculo “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, pelo Taleguinho, de Catarina Moura e Luis Pedro Madeira. Estas sessões especiais têm lugar na segunda-feira de manhã e na sexta-feira à tarde, mediante reserva prévia.

“Mulheres Africanas” e “Lábio/Abril”
Por iniciativa da Saúde em Português, a programação do TCSB esta semana inclui ainda a projecção do filme “Mulheres Africanas – A rede invisível”, um documentário do realizador brasileiro Carlos Nascimbeni que, através dos testemunhos de algumas mulheres que tiveram ou têm uma função importante nos seus países, nos fala sobre o papel das mulheres nas sociedades africanas”. O filme passa às 21h00, tem entrada gratuita e é seguido de debate. A exibição em Coimbra acontece no âmbito da Semana Europeia do Desenvolvimento, que decorre entre 13 a 17 de Maio.

277407

No sábado à tarde (17h00), a Não Te Prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais organiza no Bar do Teatro a apresentação pública do livro de poesia “Lábio/Abril”, de Daniel Lourenço. De acordo com o próprio autor, a obra parte dos “subtextos eróticos e corporais da Revolução dos Cravos” e procura traçar “uma contra-memória do 25 de Abril: uma reescrita queer-feminista dos seus eventos, em que vozes dissidentes se afirmam no espaço utópico da poesia, desenhando as suas próprias trajectórias frágeis e improváveis”. Também com entrada gratuita e com a presença do autor, a sessão inclui a apresentação de Paulo Jorge Vieira e leituras performativas preparadas pela EQUI.

COIMBRA
TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
Programação de 11 a 16 de Maio

MÚSICA
Costurar cantigas e histórias da nossa memória
Taleguinho
Sessões para escolas, mediante marcação prévia
11 de Maio
segunda-feira, 09h30 e 10h30
15 de Maio
sexta-feira, 14h30
3 aos 10 anos > 40? > 2,50 Euros/criança

TEATRO
Nossa Senhora da Açoteia
ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve
14 de Maio
quinta-feira, 21h30
M/14 > 60? > 5 a 10 Euro

CINEMA
Mulheres Africanas – A Rede Invisível
de Carlos Nascimbeni
15 de Maio
sexta-feira, 21h30
M/12 > 99′ > entrada gratuita
org. Saúde em Português

OFICINA
um Ser brincante
por Paula Nicolau Oliveira
16 de Maio
sábado, 10h00
6 aos 10 anos > 120? > 5 Euros
Sábados para a infância no TCSB

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Lábio/Abril
de Daniel Lourenço
16 de Maio
sábado, 17h00
com a presença do autor
Bar do Teatro > entrada livre
org. Não Te Prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

CITAC abre programação de Maio no TCSB

Sexta-feira, Maio 1st, 2015

O espectáculo “Cubo”, do CITAC, abre a programação de Maio do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. O Festival de Cinema de Animação “Monstra”, o regresso da ACTA e novas propostas para a infância marcam também o mês, que termina com uma nova temporada da mais recente criação d’A Escola da Noite: “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matéi Visniec.

cartaz

Desde que A Escola da Noite assumiu a programação do TCSB, o teatro universitário da cidade tem tido aí um dos palcos privilegiados para a apresentação do seu trabalho. Depois do TEUC e do GEFAC, que já estrearam espectáculos e fizeram temporadas nesta sala, é agora a vez do CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra. Entre 1 e 3 de Maio (sexta a domingo), o grupo apresenta “Cubo”, uma criação colectiva com direcção artística da actriz e encenadora Paula Diogo, co-fundadora do Teatro Praga.
Com a habitual linguagem experimental que caracteriza o CITAC, “Cubo” propõe uma reflexão sobre as grandes questões da humanidade. “Neste Mundo caótico em que vivemos pareceu-nos fazer sentido reflectir sobre o início de tudo isto. Onde é que começou? Onde é que começámos? Como começámos? E se começássemos de novo seria diferente? Ou inevitavelmente igual?”, escreve Paula Diogo numa nota sobre o processo de criação artística que dirigiu.

Cinema de animação: “Monstra à Solta”
Entre 5 e 9 de Maio, o ecrã do Teatro volta a descer, desta vez para acolher a itinerância nacional do Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Ao longo de três dias e seis sessões, o público de Coimbra terá a rara oportunidade de conhecer alguns dos melhores filmes de animação do mundo inteiro. O programa inclui perto de 50 filmes, distribuídos por duas sessões competitivas, duas longas metragens (terça e quarta-feira) e ainda duas sessões especialmente dirigidas às crianças e às famílias (sábado, 9 de Maio).

Os Prisioneiros

“Os prisioneiros” | Margarida Madeira | Portugal | 2014 | 7’06’’

O acolhimento em Coimbra deste festival resulta de uma parceria entre A Escola da Noite e a organização do Monstra (que decorreu em Lisboa entre 12 e 22 de Março). Entre os filmes seleccionados para esta mostra está o vencedor do Prémio Melhor Longa Metragem – Grande Prémio RTP – “O Conto da Princesa Kaguya”, de Isao Takahata (Japão, 2013) – e a curta-metragem “Os Prisioneiros”, de Margarida Oliveira (Portugal, 2014), distinguida com uma menção honrosa entre a programação portuguesa.
Os bilhetes já podem ser reservados ou comprados no TCSB e custam entre 1 e 4 Euros (crianças e público em geral, respectivamente).

Sábados para a infância
As manhãs de sábado continuam a ser dedicadas aos mais novos no Teatro da Cerca de São Bernardo. Em Maio, há cinco propostas, em cinco áreas artísticas diferentes – música, cinema, teatro, dança e literatura.

IMG_5207

Luis Pedro Madeira e Catarina Moura – Taleguinho, “Costurar Cantigas e Histórias da Nossa Memória”

Para além das sessões do “Monstra à Solta” (9 de Maio), A Escola da Noite oferece às crianças da cidade a possibilidade de assistirem a “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, pelo Taleguinho (2 de Maio); de participarem na oficina “um Ser brincante”, dirigida pela actriz brasileira Paula Nicolau Oliveira (16 de Maio); de experimentarem dança criativa, numa oficina dirigida pela bailarina e coreógrafa Leonor Barata (23 de Maio); e, claro, de se maravilharem com as histórias escolhidas e lidas por Cláudia Sousa, na habitual sessão mensal de “Flores de Livro” (30 de Maio).

O regresso de “Da sensação de elasticidade…”
A segunda metade do mês traz mais teatro ao TCSB. Logo no dia 14, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve regressa a Coimbra com uma das suas mais recentes produções: “Nossa Senhora da Açoteia”, um texto escrito pelo dramatugo português Luis Campião, interpretado a solo pelo actor e encenador bem conhecido do público Luis Vicente.

acta01_red

Luis Vicente, “Nossa Senhora da Açoteia”, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve

No dia 28 de Maio, A Escola da Noite inicia uma nova temporada de “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matéi Visniec. Cinco meses depois da estreia e da temporada original, a companhia de Coimbra volta à história de Sergiu Penegaru, o escritor romeno que se recusa a escrever poemas patrióticos e que encontra na arte e no teatro do absurdo uma libertação para o regime opressivo a que está sujeito. A reposição do espectáculo estende-se pelo mês de Junho e contará com a presença do autor em Coimbra, em data a anunciar brevemente.

Outra programação
Ainda em Maio, o TCSB acolhe outras iniciativas, organizadas por diferentes instituições da cidade. Logo no dia 2, à tarde, a UMAR Coimbra organiza a tertúlia “Histórias de mulheres de Abril”, com Fátima Carvalho, Orlanda Silva e Manuela Cruzeiro. A conversa tem lugar no Bar do Teatro, pelas 16h00.
Uma semana depois, no dia 9 de Maio (21h30), a SOS Racismo assinala os 70 anos da libertação da Europa do Nazismo, com a exibição do filme “O Espírito de 45”, do realizador britânico Ken Loach. A sessão tem entrada gratuita e inclui um debate no final.

espírito45
A 16 de Maio, é a vez da Não Te Prives – Associação de Direitos Sexuais promover a apresentação pública do livro “Lábio/Abril”, de Daniel Lourenço. A sessão é às 17h00 e contará com a presença do autor, a apresentação de Paulo Jorge Vieira e leituras performativas.

Como habitualmente, os detalhes sobre toda a programação do Teatro estão disponíveis no blogue da companhia e os bilhetes podem ser reservados por telefone (239 718 238 / 966 302 488) ou por e-mail.

Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de Maio de 2015

TEATRO
Cubo
CITAC
1 a 3 de Maio
sexta e sábado, 21h30
domingo, 16h00
M/16 > 50′ > 3 a 6 Euros

MÚSICA
Costurar cantigas e histórias da nossa memória
Taleguinho
2 de Maio
sábado, 10h30
3 aos 10 anos > 40′ > 7,50 Euros (criança + acompanhante)
Sábados para a infância no TCSB
(sessões para escolas: 4 e 11 de Maio, 09h30 e 10h30 > 15 de Maio, 14h30)

TERTÚLIA
Histórias de mulheres de Abril
com Fátima Carvalho, Manuela Cruzeiro e Orlanda Silva
2 de Maio
sábado, 16h00
Bar do TCSB > entrada gratuita
org. UMAR Coimbra

CINEMA DE ANIMAÇÃO – FESTIVAL
Monstra à Solta em Coimbra
SESSÃO COMPETIÇÃO 01
5 de Maio
terça-feira, 18h00
M/12 > 64′
“O CONTO DA PRINCESA KAGUYA”
5 de Maio
terça-feira, 21h30
M/12 > 137′
SESSÃO COMPETIÇÃO 02
6 de Maio
quarta-feira, 18h00
M/12 > 74′
“AS ASAS DO VENTO”
6 de Maio
quarta-feira, 21h30
M/12 > 126′
SESSÃO “MONSTRINHA”
9 de Maio
sábado, 11h00
M/3 > 65′
SESSÃO PAIS E FILHOS
9 de Maio
sábado, 16h00
M/6 > 65′

bilhetes: 4 Euros (público em geral); 1 Euro (crianças até 12 anos, nas sessões “Monstrinha” e “Pais e Filhos”)

CINEMA
O Espírito de 45
de Ken Loach
seguido de debate
9 de Maio
sábado, 21h30
M/12 > 94′ > entrada gratuita
org. SOS Racismo, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril em Coimbra

TEATRO
Nossa Senhora da Açoteia
ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve
14 de Maio
quinta-feira, 21h30
M/14 > 60′ > 5 a 10 Euros

OFICINA
um Ser brincante
por Paula Nicolau Oliveira
16 de Maio
sábado, 10h00
6 aos 10 anos > 120′ > 5 Euros
Sábados para a infância no TCSB

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Lábio/Abril
de Daniel Lourenço
16 de Maio
sábado, 17h00
com a presença do autor
Bar do Teatro > entrada livre
org. Não Te Prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais

OFICINA
Dança Criativa
por Leonor Barata
23 de Maio
sábado, 10h30
4 aos 10 anos > 90′ > 5 Euros
Sábados para a infância no TCSB

TEATRO
Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres
A Escola da Noite
28 de Maio a 6 de Junho
quinta a sábado, 21h30
domingo, 16h00
M/14 > 2h30 > 5 a 10 Euros
http://weblog.aescoladanoite.pt/?page_id=11570

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro
Cláudia Sousa
30 de Maio
sábado, 11h00
M/4 > 50′ > 3 Euros (individual); 5 Euros (criança + acompanhante)
Sábados para a infância no TCSB

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt