Archive for Maio 11th, 2016

Catarina ilumina o TCSB no próximo Sábado, ao longo de todo o dia

Quarta-feira, Maio 11th, 2016

O próximo Sábado no TCSB é dedicado à música tradicional portuguesa, com dois projectos musicais que têm na magnífica voz de Catarina Moura o seu elemento comum: Taleguinho e “Catarina e os Mouros”.

IMG_0779

O Taleguinho (projecto musical de Catarina com Luís Pedro Madeira dirigido ao público familiar) volta a apresentar no TCSB o concerto “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”. O espectáculo reúne cerca de duas dezenas de músicas e histórias tradicionais do cancioneiro galaico-português e estreou nesta sala no início de 2015. Desde então, tem percorrido o país, tanto em sessões para o público em geral como em sessões para escolas e jardins-de-infância (é recomendado para maiores de 3 anos). Regressa agora “a casa”, sendo uma óptima oportunidade para ver ou rever a mais popular iniciativa dos “Sábados para a infância no TCSB”. A sessão é às 11h00 e os bilhetes, que podem ser reservados pelos contactos habituais do Teatro, custam entre 2,50 (crianças até aos 12 anos) e 5 Euros (maiores de 12 anos).

Catarina e os Mouros

Catarina e os Mouros_Carlos Gomes

foto: Carlos Gomes

No mesmo dia 14, mas às 21h30, Catarina volta a subir ao palco, desta feita acompanhada pelos cinco músicos excepcionais que à volta dela se juntaram no projecto “Catarina e os Mouros”: Luís Pedro Madeira (piano, braguesa, bandolim, cavaquinho e concertina), Manuel Rocha (violino e bandolim), Miguel Veras (guitarra acústica), Ni Ferreirinha (baixo acústico) e Quiné Teles (percussões).
Com um reportório de música tradicional portuguesa que valoriza as canções transmitidas de geração em geração, o grupo começou a actuar com este nome em 2007, mas apresenta agora uma formação “revista e aumentada” e prepara a edição do seu primeiro trabalho discográfico. O concerto marca a apresentação do grupo e desse trabalho ao público da cidade. Os bilhetes custam entre 6 e 10 Euros e nós aconselhamos vivamente a reserva prévia de lugares, pelos contactos habituais do TCSB.

Catarina Moura
Catarina Moura nasceu no Entroncamento, em 1975. Para além dos projectos que agora apresenta no TCSB, é vocalista da Brigada Victor Jara e uma das vozes do grupo “Segue-me à Capela”. Fez parte do Realejo até 2013. Nesse mesmo ano, participou como intérprete e criadora no espectáculo “Fica no Singelo”, da coreógrafa Clara Andermatt. O seu percurso musical inclui, entre várias outras colaborações, uma gravação com o grupo galego “Ardentia”, a participação no filme “Fados”, de Carlos Saura, e a gravação de temas para as bandas sonoras das curtas-metragens “Deus não quis”, de António Ferreira, e “O vôo da papoila”, de Nuno Portugal.
Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, integrou, durante a sua vida académica, os seguintes grupos: Grupo de Música Popular “Contos Velhos Rumos Novos” da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Grupo Etnográfico e Folclórico da Academia de Coimbra (GEFAC) e Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

COIMBRA, TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
Programação de 9 a 15 de Maio de 2016

Costurar cantigas e histórias da nossa memória
Taleguinho