Archive for Janeiro 7th, 2015

Delphim Miranda regressa ao TCSB com exposição e oficinas

Quarta-feira, Janeiro 7th, 2015

Menos de um ano depois de nos ter mostrado os seus magníficos bonecos, Delphim Miranda está de regresso a Coimbra e ao TCSB com um conjunto de actividades que se inicia esta semana e só termina em Fevereiro. As inscrições para as oficinas estão abertas a partir de hoje!

más caras 01_web

Desta vez, o cenógrafo e artista plástico mostra-nos uma parte das máscaras singulares que foi construindo ao longo do tempo, numa exposição que será gradualmente instalada no bar do Teatro, em sessões abertas ao público, com a cumplicidade de alguns convidados.

Em Fevereiro, no fim-de-semana da inauguração oficial, Delphim partilha os seus conhecimentos e a sua experiência com o público, numa oficina de construção de máscaras que terá lugar em horário pós-laboral, nos dias 6 e 7 (sexta e sábado).

Especificamente para as crianças (e suas famílias), o artista realiza uma mini-oficina, também de máscaras, mas com um tema específico: “Pássaros, passarocos e outros pardalocos” é o sugestivo título de uma iniciativa que promete puxar pela criatividade de miúdos e graúdos, convidados a “trabalhar” em equipa.

Delphim Miranda
Delphim Miranda nasceu em Lisboa em 1947. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e lecciona desde 1971 as disciplinas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica no ensino oficial. É formador nas áreas de Expressão Plástica, certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Depois de ter experimentado diversas formas de comunicação, tais como o Cartoon, a Banda Desenhada, o Cinema de Animação, a Pintura, a Ilustração, a Performance/intervenção, fixa-se no Teatro, trabalhando nas áreas da Cenografia, Figurinos, Adereços, como Actor e como Autor.

Delphim Miranda no TCSB, Março de 2014

Descobrindo no Ensino as Marionetas como unidade de trabalho capaz de envolver os alunos em todas as áreas expressivas, especializa-se nesta Arte, tornando-se profissional. Monta então os seus primeiros espectáculos, em que contracena com as suas Marionetas, contando histórias de sua autoria.
Tem percorrido o país de lés a lés como contador de histórias com marionetas, participando também em festivais de Teatro, nacionais e internacionais. Integrou o Programa de Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian apresentando os seus espectáculos e ministrando formação a professores e animadores nas áreas expressivas.
Durante a Expo 98 integrou o elenco do espectáculo diário “Peregrinação”, conduzindo um dos Peregrimóveis.

EXPOSIÇÃO
Más Caras e outras carantonhas
de Delphim Miranda
bar do Teatro > entrada gratuita
montagem aberta ao público, por convidados
9, 16 e 23 de Janeiro de 2015
sextas-feiras, 20h45
instalação da última máscara e tertúlia
7 de Fevereiro de 2015
sábado, 22h30

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS
Más Caras e outras carantonhas – os Zarapelhos
por Delphim Miranda

más caras 02_web

Mergulhando fundo nas raízes das nossas tradições, o Diabo, ou o Zarapelho, numa das muitas designações que o identificam – é personagem constante de contos e lendas, sempre com papel de destaque. Malandro e malicioso, está sempre pronto para a festa, participando nela activamente, ajudando e estimulando as relações interpessoais, fazendo e desfazendo namoricos, sempre na melhor das intenções…

Tendo os diabos (ou zarapelhos) como tema, a oficina tem como objectivo ensinar aos participantes a construção de máscaras fantásticas, com materiais de fácil aquisição e manipulação.  Depois de construídas, estas “meias-máscaras” proporcionarão aos portadores uma participação mais activa e mais desinibida em cortejos ou em qualquer outra manifestação em que o fazer e o sentir a festa são o mais importante.

destinatários
professores, educadores, público em geral

duração

calendário
6 e 7 de Fevereiro de 2015
sexta-feira, 17h00 – 21h00
sábado, 15h00 – 19h00

preço
25 Euros (público em geral) / 20 Euros (estudante)

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS PARA FAMÍLIAS
Pássaros, passarôcos e outros pardalôcos
por Delphim Miranda

pardalocos 03

Começando nos “toucados” e na “invasão” do espaço-oficina, com tiras de cartolinas de cores fortes e variadas, nascerão máscaras fantásticas de “pássaros, passarôcos e outros pardalôcos”, inspiradas na Arte Plumária dos Índios do Brasil e de toda a América do Sul e na fauna alada destas mesmas paragens.

Depois, assim disfarçados, partir ao encontro da Festa, antecipando a Primavera!

destinatários
crianças e famílias (M/2)

duração
2 horas