Archive for Outubro 14th, 2014

“Saúde mental e arte” encerra com sessão especial do “Auto dos Físicos”

Terça-feira, Outubro 14th, 2014

A Escola da Noite apresenta no próximo sábado à noite uma sessão especial de “Auto dos Físicos”, com entrada gratuita. A oferta à cidade é feita pelo Programa Nacional de Saúde Mental, no âmbito da iniciativa “Saúde Mental e Arte”, que decorre em vários espaços de Coimbra até 19 de Outubro. É a oportunidade ideal para ver ou rever a mais recente produção da companhia!

IMG_2432

Miguel Magalhães e Maria João Robalo, “Auto dos Físicos” (foto: Pedro Rodrigues)

O “Auto dos Físicos” foi escrito e representado pela primeira vez entre 1519 e 1524. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estranhos remédios. Brásia Dias, a comadre que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, que termina com uma “ensalada” poética e musical, com referências a outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional.
A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro “físicos” correspondem a pessoas que realmente existiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI em Portugal.
Como sempre faz nas suas incursões vicentinas, A Escola da Noite conjuga uma abordagem cénica contemporânea com o respeito incondicional pelo texto original, sem concessões nem actualizações forçadas. Cabe às restantes linguagens postas em cena (a gestualidade, a cenografia, os figurinos, os adereços, a música) o papel de ajudar a esclarecer os sentidos de algumas palavras que, ao longo dos 500 anos que nos separam de Gil Vicente, foram caindo em desuso. Para os casos mais dificeis, existe um glossário, distribuído gratuitamente aos espectadores, que inclui também, neste caso, algumas notas sobre o contexto histórico em que o texto foi escrito e sobre as pessoas reais que Vicente imortalizou. Esta opção acrescenta um atractivo adicional ao espectáculo: uma prazerosa descoberta ou redescoberta de palavras “estranhas” mas que fazem parte da vida e da riqueza da língua portuguesa.
O espectáculo estreou no passado dia 25 de Setembro e é uma co-produção com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, a propósito das comemorações do 35º aniversário do Serviço Nacional de Saúde. Para além de uma curta temporada para o público em geral, o espectáculo tem vindo a ser apresentado em sessões especiais para o público escolar (em horário diurno), numa temporada que se estende até 13 de Novembro e para a qual ainda é possível efectuar marcações.
Com encenação de António Augusto Barros, o espectáculo conta com as interpretações de Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Sofia Lobo. O cenário recupera um objecto carismático da história da companhia – a caixa desenhada por João Mendes Ribeiro que tem acompanhado boa parte do percurso vicentino d’A Escola da Noite.

Igor Lebreaud e Sofia Lobo, "Auto dos Físicos" (foto: Pedro Rodrigues)

Igor Lebreaud e Sofia Lobo, “Auto dos Físicos” (foto: Pedro Rodrigues)

Saúde Mental e Arte
A sessão especial do próximo sábado acontece a convite do Programa Nacional para a Saúde Mental, no âmbito da iniciativa “Saúde Mental e Arte”, que decorre em Coimbra entre 10 e 19 de Outubro. Ao longo de dez dias, várias exposições e mais de 30 espectáculos de teatro e dança de grupos ligados a várias instituições portuguesas de saúde mental estão a ser apresentados em diferentes espaços da cidade, entre os quais o Teatro da Cerca de São Bernardo. A iniciativa tem como objectivo divulgar o trabalho que vem desenvolvido nesta área em todo o país e contribuir para o combate ao estigma que afecta as pessoas com problemas de saúde mental.
“Auto dos Físicos” é o espectáculo convidado pela organização e encerra simbolicamente a programação, numa sessão aberta ao público em geral, com entrada gratuita.

TEATRO
Auto dos Físicos
de Gil Vicente
pel’A Escola da Noite