Archive for Abril 18th, 2014

“Filmes revolucionários de Abril” no TCSB

Sexta-feira, Abril 18th, 2014

As quartas-feiras de documentários no TCSB abrem-se agora, no âmbito das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Coimbra, ao ciclo “Filmes Revolucionários de Abril”, uma organização das Sessões do Carvão com a colaboração do Fila K Cineclube, da Prisma e d’A Escola da Noite, com coordenação de Sérgio Dias Branco.

Para além dos dois filmes exibidos no Teatro – “A Lei da Terra” e “Deus Pátria Autoridade”, há mais duas sessões na Casa das Caldeiras. A programação estende-se ao longo de duas quartas-feiras – 23 e 30 de Abril – e todas as sessões têm entrada gratuita.

4filmes

Comemoram-se os 40 anos do 25 de Abril. Vale a pena revisitar o processo revolucionário através do modo como foi registado e reflectido no cinema politizado produzido nesses anos. Estes são quatro filmes documentais com diferentes focos. “Continuar a viver ou Os Índios da Meia-Praia” (1976) mostra a transformação das condições de vida e trabalho de uma pobre comunidade piscatória no Algarve. “A Lei da Terra” (1977), rodado em 1976, descreve os desenvolvimentos em torno da reforma agrária no Alentejo, das ocupações de terras às unidades colectivas de produção agrícola. “As armas e o Povo” (1975) cobre o período entre o 25 de Abril e o 1 de Maio de 1974, juntando as grandes movimentações de rua aos discursos políticos. “Deus Pátria Autoridade” (1976) usa imagens de arquivo e analisa criticamente a ideologia da ditadura fascista, a partir dos aspectos enumerados no título que Salazar considerava indiscutíveis.

Sérgio Dias Branco

Ciclo de Documentários
FILMES REVOLUCIONÁRIOS DE ABRIL

Continuar a viver ou Os Índios da Meia-Praia