Archive for Janeiro 25th, 2014

Maria João Guia: “Estrangeiros não são mais criminosos do que os portugueses”

Sábado, Janeiro 25th, 2014

Em entrevista à Lusa a propósito da apresentação dos resultados de um estudo que realizou, Maria João Guia afirmava em 2008: “os imigrantes não são mais criminosos do que antes, nem cometem mais crimes do que os portugueses”.

O estudo foi realizado no âmbito da tese de mestrado da investigadora e procura “desmistificar o preconceito de que todo o imigrante é criminoso”. É uma tentativa, afirma, de “repor verdades e de analisar com o rigor possível as realidades da imigração e da criminalidade”.

Maria João Guia é nossa convidada para o primeiro dos dois debates sobre a política de imigração em Portugal e na Europa que terão lugar na próxima semana no TCSB, numa parceria entre A Escola da Noite e a Licenciatura em Relações Internacionais da FEUC.

Maria João Guia

MARIA JOÃO GUIA

Investigadora do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É autora de uma tese sobre ‘Imigração, Crime Violento e Crimigração’, em fase de finalização do Doutoramento em “Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI”, na Universidade de Coimbra.
Publicou dois livros sobre Imigração e Crime (2008 e 2010), co-editou o livro “Social Control and Justice – Crimmigration in the Age of Fear” com Maartje van der Woude e Joanne van der Leun (livro nomeado para o Stein Rokkan Prize, 2013 ECPR) e foi organizadora do livro “A Emergência da ‘Crimigração’”, ambos publicados em 2012. É editora e co-editora de várias publicações em curso, como “The Illegal Business of Human Trafficking” e “Immigration, Detention, Risk and Human Rights”. Tem uma série de artigos publicados em revistas, livros, livros de actas e edições das especialidades em que trabalha.
Dinamiza a rede internacional CINETS – Crimmigration Control International Net of Studies, que tem sido uma das suas prioridades académicas.
É assistente convidada do Mestrado em Criminologia e da Licenciatura em Direito do Instituto Superior Bissaya Barreto, em Coimbra e tem sido convidada para a organização de conferências, painéis, workshops, seminários, jornadas, cursos de formação, aulas e grupos de debate, em Portugal e no estrangeiro (Congresso Americano e Europeu de Criminologia, Metropolis, Law and Society Association, CINETS). Orienta e co-orienta teses de mestrado, doutorandos e pós-doutorandos nas mesmas linhas temáticas.
Dedicou-se a atividades de investigação académica e criminal (é Inspectora-Adjunta do SEF), tendo sido membro suplente do Grupo de Peritos para o Tráfico de Seres Humanos da União Europeia, até Agosto de 2011.
É membro de várias Sociedades internacionais e de vários projetos de investigação, entre os quais: “Os sem-direito: a cidadania “limitada” dos imigrantes ilegais e o seu acesso ao direito e à justiça na UE e em Portugal” (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra); “A proteção dos direitos das vítimas na UE; a teoria e a prática da diversidade de tratamento durante os julgamentos criminais” (Centre for European Constitutional Law – Themistokles, Fundação Dimitris Tsatsos e Institute for Advanced Legal Studies of the University of London); e Projeto ReSaurSe – “Reviewing social auditing practices to combat exploitative brokering in Southern Europe” (projeto transnacional coordenado pela Doutora Clara Santos, da Faculdade de Psicologia e Ciências Educacionais da Universidade de Coimbra, Departamento de Trabalho Social e Observatório para a Cidadania e Intervenção Social.

Novas diretrizes em tempos de paz
de Bosco Brasil
pel’A Escola da Noite
texto Bosco Brasil encenação António Augusto Barros elenco Igor Lebreaud e Jorge Loureiro figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção luz Danilo Pinto som Zé Diogo