Archive for Setembro 22nd, 2013

cinema guineense: persistência, vontade e orgulho

Domingo, Setembro 22nd, 2013
Sana na N'hada

Sana Na N’Hada

Apesar de um cenário caótico de apoio ao cinema nacional, este desenvolveu-se graças à persistência e vontade própria de Flora Gomes e Sana Na N’Hada, que num verdadeiro “percurso de combatente” conseguiram reunir meios e condições para se afirmarem profissionalmente, tanto a nível interno como internacional, promovendo assim uma cinematografia nacional que reúne 15 realizações de que muito nos podemos orgulhar.

Filomena Embaló, “Cinema da Guiné Bissau”

misosoafricapt, 2012

DOCUMENTÁRIO
“Bissau d’Isabel”
de Sana Na N’Hada
BAR DO TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
23 de Setembro
segunda-feira, 21h30
Portugal, 2005 > 52’ > entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Cena Lusófona

CINEMA
“Nha Fala”
de Flora Gomes
MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-VELHA
24 de Setembro
terça-feira, 21h30
Portugal/França/Luxemburgo, 2002 > 85’ > 1 €
org. Fila K Cine-Clube (no âmbito do ciclo “Áfricas”)

CINEMA
“Po di Sangui”
de Flora Gomes
BAR DO TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
25 de Setembro
quarta-feira, 21h30
França/Guiné-Bissau/Portugal/Tunísia, 1996 > 87’ > entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Cena Lusófona

5 anos de TCSB: “Noite de Amores Efémeros”

Domingo, Setembro 22nd, 2013
"Noite de Amores Efémeros"  — Miguel Magalhães e Neusa Dias, em "A noite dividida" — Fotografia de Augusto Baptista

“Noite de Amores Efémeros” — Miguel Magalhães e Neusa Dias, em “A noite dividida” — Fotografia de Augusto Baptista

A 13 de Novembro de 2010 A Escola da Noite iniciou o ciclo dedicado à dramaturgia espanhola contemporânea, que incluiria quatro estreias de 4 autores espanhóis e ainda as Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea que trariam a Coimbra vários autores do país vizinho.

“Noite de Amores Efémeros”, de Paloma Pedrero, com encenação de Sofia Lobo e interpretação de Allex Miranda, Cleia Almeida, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães, Neusa Dias e Paula Garcia, foi o espectáculo inaugural. Ficou em cena até ao final de Dezembro desse ano.

5 anos de TCSB [2008 – 2013]

ver série completa