Archive for Julho 21st, 2013

Peripécia Teatro no TCSB com espectáculo inspirado na relação entre as mulheres e a paz

Domingo, Julho 21st, 2013

A temporada 2012-2013 do TCSB encerra esta semana com uma estreia: a companhia Peripécia Teatro, de Vila Real, apresenta-se pela primeira vez no Teatro da Cerca de São Bernardo. Traz “1325”, um espectáculo construído a partir do livro “1325 mujeres tejiendo la paz”, centrado no papel de algumas das mulheres que se destacaram como activistas e defensoras dos direitos humanos.

132502_MiguelMeireles

Em Outubro de 2000, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou a Resolução 1325, que evidencia o papel das mulheres em todas as fases do processo de construção da paz, encarando-as não exclusivamente como vítimas que carecem de protecção, mas também como actores relevantes e capazes nestes processos.
Visando difundir e ampliar as recomendações dessa resolução, a Fundación Cultura de Paz, de Madrid, editou o livro “1325 mujeres tejiendo la paz”, que reúne 70 biografias de mulheres particularmente activas na promoção da paz no mundo. Inclui histórias de vida de mulheres famosas e de mulheres anónimas que, tanto na sua actividade pública como no seu dia-a-dia, contribuíram ou contribuem para um mundo mais humano, mais estável e mais seguro. O livro é um trabalho colectivo de 25 autoras e 42 ilustradores que, a partir da literatura e do desenho, quiseram mostrar uma visão mais ampla e enriquecida sobre as mulheres e a paz.
Em 2012, com o Alto Patrocínio da Assembleia da República, a companhia Peripécia Teatro estreou em Vila Real “1325”. O espectáculo é “livremente inspirado” na obra editada em Espanha.  Três avós vivem “num espaço habitado por roupa e memórias: roupas penduradas, memórias guardadas, roupas em fardos, memórias a monte, roupas coloridas, trágicas memórias”. Ao longo dos 75 minutos do espectáculo, elas vão conduzindo o público pelo universo da mulher e da sua relação com a paz, narrando várias histórias centradas “no activismo de uma mulher ou conjunto de mulheres”. “A partir de actividades domésticas, canções de embalar e jogos de criança – adianta a companhia –, emergem personagens como Rosa Parks, Aung San Suu Kyi, Aminetu Haidar, Wangari Maathai ou Graça Machel”. Com ternura e humor, o grupo procura “intensificar o espírito de positivismo que dá força a estas mulheres que, por todo o mundo, vão tecendo, com paciência, um vestido branco do tamanho da Terra”.

O Peripécia Teatro
Esta é a primeira vez que o Peripécia Teatro se apresenta no TCSB. Fundado em 2004 e originalmente sediado em Macedo de Cavaleiros, o grupo está desde 2007 sediado na cidade de Vila Real. Entre os espectáculos mais representativos do seu percurso, destacam-se “Iberia” (a primeira produção, em 2004) e “Vincent Van e Gogh” (2005), que ainda hoje mantém em reportório. Têm participado em diversos festivais nacionais e internacionais, incluindo apresentações no Brasil, em Espanha, em França e na Argentina.
As apresentações de “1325” em Coimbra ocorrem no âmbito da Culturbe – Braga, Coimbra e Évora, um projecto de programação em rede que une o TCSB ao Theatro Circo de Braga e ao Teatro Garcia de Resende, em Évora, que desde 2010 tem permitido a A Escola da Noite trazer a Coimbra alguns dos mais importantes espectáculos e artistas portugueses, bem como diversas propostas internacionais, nas áreas do teatro e da dança contemporânea.
Os bilhetes variam entre os 5 e os 10 Euros. No primeiro dia, quinta-feira, estará em vigor a campanha “Quintas no Teatro” – preço único de 5 Euros. As reservas podem ser feitas através dos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Peripécia Teatro
25 e 26 de Julho, quinta e sexta-feira, 21h30
criação e interpretação Ángel Fragua, Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho (livremente inspirada em “1325 Mujeres Tejiendo la Paz”, obra colectiva dirigida por Manuela Mesa Peinado, editada pela Fundación Cultura de Paz, Madrid) iluminação Paulo Neto máscaras e design-gráfico Zétavares operação de luz Paulo Alves arranjos musicais e interpretação Plácido Carvalho y Luís Filipe Santos som (captação e edição) Paulo Almeida adereços e figurinos Sara Casal fotografia Miguel Meireles produção executiva Sara Casal co-criação, dramaturgia e direcção José Carlos Garcia
M/12 > 75′ > 5 a 10 Euros

5 anos de TCSB: TEUC estreia “Auto da Barca do Inferno”

Domingo, Julho 21st, 2013
Fotografia de Tatiana Santos

21 de Julho de 2010: o TEUC estreia no TCSB “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, com encenação de Ricardo Correia, no âmbito do II Festival das Artes de Coimbra.

Foi a primeira apresentação do TEUC na Cerca de São Bernardo (e logo com Gil Vicente!). O grupo haveria de voltar em 2013, para honra nossa, para aqui festejar o seu 75.º aniversário.

5 anos de TCSB [2008 – 2013]

ver série completa