Archive for Junho 6th, 2013

Paulina Santos interpreta “A Sagração da Primavera” em Coimbra

Quinta-feira, Junho 6th, 2013
Paulina Santos, "A Sagração da Primavera" (foto: Rodrigo de Souza)

Paulina Santos, “A Sagração da Primavera” (foto: Rodrigo de Souza)

Devido à lesão que sofreu recentemente, a bailarina e coreógrafa Olga Roriz, ainda em recuperação, não poderá dançar esta sexta-feira no Teatro da Cerca de São Bernardo, como estava anunciado. O espectáculo “A Sagração da Primavera” será interpretado pela bailarina Paulina Santos, cedida pela CNB – Companhia Nacional de Bailado.

A Escola da Noite e a Companhia Olga Roriz contam com a vossa compreensão.

DANÇA
A Sagração da Primavera
Olga Roriz
7 de Junho
sexta-feira, 21h30
direcção e interpretação Olga Roriz [interpretação em Coimbra Paulina Santos] música Igor Stravinsky (versão da Orquestra Filarmónica de Los Angeles, dirigida por Esa-Pekka Salonen) cenário, apoio dramatúrgico e aos ensaios Paulo Reis figurino Olga Roriz e Paulo Reis desenho de luz Cristina Piedade director técnico Manuel Alão edição vídeo João Raposo desenho de som Sérgio Milhano assistente de cenografia e figurinos Maria Ribeiro
M/12 > 45′ > 6 a 10 Euros

************************

Paulina Santos
(bailarina solista, gentilmente cedida pela CNB – Companhia Nacional de Bailado)

paulinasantos

Formação em Dança:
Paulina Santos iniciou os seus estudos de dança clássica aos 9 anos de idade, na Academia de Bailado do Porto, com a professora Paula Lino (Imperial Society of Teacher of Dancing, método Cecchetti).
Professores:
Para além dos estudos iniciais com Paula Lino, frequentou também vários cursos de Verão, sob orientação de vários mestres como Victoria Chappel, Barbara Fewster, Diane van Schoor, Franco de Vita, Raymond Lukens, Cara Drawer, Richard Glasstone, Svetlana Ossieva, Boris Bregvadre e Ana Lázaro.
Entrada na CNB:
Em 1990, sob direcção artística de Armando Jorge, tendo como orientadora de estágio Madame Violette Quenolle. Em 2004, sob a direcção de Marc Jonkers, ascendeu à categoria de bailarina solista.
Reportório dançado na CNB:
Paulina dançou muitos bailados do reportório clássico, neo-clássico e contemporâneo, interpretando papéis solísticos e destacando-se em: Apollo, 1º solo em Raymonda (III acto), Coppélia (Véspera), Cinderela (pas-de-deux do Verão), O Quebra-Nozes (princesa oriental), CantolusoA Bela Adormecida (pas-de-quatre), Llanto (papel principal), In the Middle Somewhat Elevated (papel principal), Agon (1º trio), Serenade, Anfractus, Giselle (pas-de-dix e Zulma), Tema e Variações (4 demi-solistas), AractPedro e InêsKammerballetDebaixo da PeleReturn to a Strange LandPor Vos MueroO Lago dos Cisnes (Cisnes Grandes), DualidadeTreze Gestos de um Corpo, entre outros.
Outras companhias:
Durante o ano de 1995, Paulina trabalhou com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo de Vasco Wellenkamp. Em 2002, participa na Gala dos 25 anos da Companhia das Rosas (Anne Teresa de Keersmaeker), em Bruxelas, com o bailado Lisbon Piece. Em 2004, a convite da coreógrafa Olga Roriz, Paulina Santos fez parte da produção de Amor ao Canto do Bar Vestido de Negro.
Galas de Bailado:
Participou também nos Festivais de Biarritz e de Scopia, dançando o bailado Bach à l’Orientale, de Mehmet Balkan.

André Braga (Circolando) dirige workshop em Coimbra

André Braga, "Areia"

André Braga, “Areia”

ANDRÉ BRAGA

Nasceu no Porto em 1973. Depois de frequentar a licenciatura em Desporto e Educação Física da Universidade do Porto e a École Nationale du Cirque Annie Fratellini, em Paris, dedica-se a uma pesquisa e formação pessoal em Dança, Teatro e Artes Plásticas, participando em múltiplos estágios. Entre os criadores com que se cruzou refere os que mais influenciaram o seu trabalho: Madalena Victorino, Josef Nadj, Thierry Bae, Peter Gemza, Cecile Loyer, Sabine Seume, Bruno Dizien, Iñaki Azpillaga, Loic Touze. Cria em 1999 a Circolando, estrutura de criação transdisciplinar, onde assume em parceria com Cláudia Figueiredo a Direcção Artística. Dirige e co-realiza plasticamente todos os espectáculos da Circolando e, com excepção de Casa-Abrigo e Arraial, participa em todos também como intérprete. Para além de Portugal o seu trabalho foi já apresentado em Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália, Reino Unido, Áustria, Eslovénia, Polónia, Coreia do Sul e Brasil. Ao nível pedagógico, orienta regularmente ateliers de movimento e criação transdisciplinar, em Portugal e no estrangeiro.

O workshop decorre entre segunda e quarta-feira e as inscrições ainda estão abertas. Todas as informações aqui.

FORMAÇÃO
Workshop de Movimento
André Braga / Circolando
10 a 12 de Junho
segunda a quarta
Centro de Artes Visuais

DOCUMENTÁRIO + CONVERSA COM O PÚBLICO
Arraia
Circolando
11 de Junho
terça-feira, 21h30
realização Gonçalo Mota co-produção A Oficina / Guimarães Capital Europeia da Cultura
Bar do TCSB > entrada gratuita

DANÇA / MÚSICA
Areia
Circolando
13 e 14 de Junho
quinta e sexta-feira, 21h30
criação colectiva Circolando direcção artística André Braga e Cláudia Figueiredo interpretação André Braga e Tó Trips direcção e concepção plástica André Braga dramaturgia Cláudia Figueiredo composição musical Tó Trips vídeo João Vladimiro realização plástica Nuno Guedes, Nuno Brandão, Sandra Neves desenho de luz Cristóvão Cunha desenho de som Harald Kuhlmann
M/12 > 60′ > 6 a 10 Euros

é já amanhã

Quinta-feira, Junho 6th, 2013

que “A Sagração da Primavera”, de Olga Roriz, é apresentado no TCSB.

Ainda há alguns bilhetes. Reserve os seus lugares!

fotos: Rodrigo de Souza

DANÇA