Archive for Maio 13th, 2013

esta semana no TCSB: “Carta a um Santo”, da ACTA

Segunda-feira, Maio 13th, 2013

A ACTA – Companhia de Teatro do Algarve regressa no próximo sábado a Coimbra, no âmbito da rede Culturbe. Apresenta, no Teatro da Cerca de São Bernardo, “Carta a um Santo”, a partir de textos de Jostein Gaarder, Santo Agostinho e Teixeira de Pascoaes. O espectáculo, encenado por Luís Vicente, baseia-se numa carta da mulher com quem Santo Agostinho viveu, antes de escolher afastar-se do amor humano para se entregar ao amor divino.
Entretanto, também no âmbito da Culturbe, A Escola da Noite leva ao Theatro Circo, de Braga, a peça “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves. Os espectáculos estão agendados para 16 e 17 de Maio (quinta e sexta-feira).

carta_a_um_santo01

Glória Fernandes, “Carta a um Santo” (foto: Rui Carlos Mateus)

“Carta a um Santo” consiste na dramatização do documento “A Vida é Breve”, de Jostein Gaarder – uma carta de Flória, ex-amante de Santo Agostinho e mãe do filho natural de ambos, em que esta o critica e questiona, “com veemência e destemor, com ironia e com desespero”, por ele considerar desprezível aos olhos do Criador as alegrias do amor físico.
Este mesmo documento inclui várias citações das “Confissões” de Santo Agostinho, bem como referências a outras passagens atribuídas ao mesmo autor. Para este espectáculo, o encenador Luis Vicente, também responsável pela dramaturgia, socorreu-se ainda de um terceiro texto – “Santo Agostinho”, de Teixeira de Pascoaes, com o objectivo de “adensar o conflito”.

Colóquio Internacional “Património e desenvolvimento”
A semana no TCSB começa, no entanto, com o Colóquio Internacional “Património e desenvolvimento: os pequenos aglomerados”, organizado pela ARCA-EUAC – Escola Universitária das Artes de Coimbra. Os trabalhos têm lugar ao longo de segunda e terça-feira (13 e 14 de Maio) e contam com a participação de vários arquitectos, geógrafos, arqueólogos e antropólogos portugueses e espanhóis.
De acordo com os responsáveis pela organização, os objectivos do Colóquio passam por promover o debate sobre as profundas transformações que se continuam a acentuar, com o progressivo esvaziamento de muitos dos pequenos aglomerados do mundo rural, “cada vez mais abandonados por uma população que deixou de ali encontrar as necessárias formas de subsistência e se sente cada vez mais atraída pelos centros de maior dimensão”.

“Nunca estive em Bagdad” no Theatro Circo
Também esta semana, o espectáculo d’A Escola da Noite “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves volta “à estrada”, desta vez para duas apresentações no Theatro Circo de Braga. Definida pelo autor como “uma história de amor em tempo de guerra”, a peça mostra-nos um jovem casal português em mudança de casa, ao mesmo tempo em que está a acontecer a invasão do Iraque pelas tropas aliadas, em 2003. Os acontecimentos do outro lado do mundo entram-lhes literalmente na sala de estar, através das transmissões em directo na televisão. Entre os problemas domésticos e a tragédia global vive-se um confronto de escalas que amplia o efeito de ambos na vida quotidiana e íntima do casal.

Miguel Magalhães e Maria João Robalo, "Nunca estive em Bagdad" (foto: Augusto Baptista)

Miguel Magalhães e Maria João Robalo, “Nunca estive em Bagdad” (foto: Augusto Baptista)

O espectáculo estreou em Outubro de 2012 e foi já apresentado em digressão em Campo Benfeito (Castro Daire), Faro, Santiago de Compostela e Évora. Encenado por Sofia Lobo, “Nunca estive em Bagdad” conta com as interpretações de Maria João Robalo e Miguel Magalhães, os figurinos de Ana Rosa Assunção, o desenho de luz de Danilo Pinto e o som de Zé Diogo.

TCSB – PROGRAMAÇÃO 13 A 18 DE MAIO

COLÓQUIO INTERNACIONAL
Património e desenvolvimento: os pequenos aglomerados
13 e 14 de Maio de 2013