Archive for Dezembro 8th, 2012

TAPA despede-se de Coimbra com estreia n’A Escola da Noite

Sábado, Dezembro 8th, 2012

O Grupo TAPA, de São Paulo, despede-se amanhã de Coimbra com um momento muito especial, que inclui a estreia absoluta do monólogo “Brincando de sanduíche”, interpretado por Zé Carlos Machado.

Zé Carlos Machado, em "Sessão de terapia"

Zé Carlos Machado, de quem muitos recordarão ainda a soberba actuação em “Corpo a corpo”, de Oduvaldo Viana Filho, apresentado pelo TAPA na sua primeira vinda a Coimbra, em 2000, é um dos actores mais conceituados do Brasil, com um vasto currículo no teatro, no cinema e na televisão. Actualmente, é protagonista do fenómeno televisivo “Sessão de terapia”, um enorme sucesso de audiências do canal GNT. No teatro, quase sempre ligado ao TAPA, destacam-se alguns dos maiores clássicos da dramaturgia brasileira contemporânea, como “Vestido de Noiva”, “A Serpente” ou “Rasga Coração”.

A apresentação deste programa inédito de “Retratos falantes”, criado propositadamente para a apresentação na rede Culturbe, proporciona ainda o encontro da actriz Emilia Rey, actualmente radicada em Espanha, com o Grupo TAPA, companhia que integrou durante 10 anos. A sua interpretação num dos últimos espectáculos apresentados no Brasil – “O ensaio”, de Jean Anhouil (em 2008, também com encenação de Eduardo Tolentino), foi altamente elogiada pelo público e pela crítica. No espectáculo que estreia amanhã em Coimbra, Emilia interpreta a peça “A senhora das cartas”.

A abrir este novo programa construído a partir dos textos de Alan Bennett, o TAPA repõe o texto “Fritas no açúcar”, por Brian Penido, membro do TAPA, onde se formou, desde 1999. É professor de direcção teatral e encenou já diversos espectáculos, entre os quais “Moço em estado de sítio”, de Oduvaldo Viana Filho, e “O Noviço”, de Martins Penna, ambas na companhia de São Paulo.

“Retratos Falantes” é apresentado em Coimbra, no TCSB, amanhã, às 16h00. Segue depois, tal como “12 homens e uma sentença”, para o circuito da Culturbe: Braga, Theatro Circo, no dia 12 de Dezembro; Évora, Teatro Garcia de Resende, no dia 15 de Dezembro.

É uma sessão única. Não perca!

TAPA tem recepção entusiástica em Coimbra

Sábado, Dezembro 8th, 2012

O público de Coimbra está a receber com grande entusiasmo o espectáculo “12 homens e uma sentença” e “Retratos falantes”, apresentados no âmbito da digressão portuguesa do Grupo TAPA, de São Paulo.

Ontem, após a primeira das duas sessões de “12 homens…” (ambas com lotação esgotada), houve conversa no bar do teatro, com a participação do elenco e dos juízes Luis Azevedo Mendes e José Mouraz Lopez, da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP).

Amanhã à tarde (16h00) o grupo despede-se de Coimbra com uma sessão única de “Retratos Falantes”, que inclui três monólogos de Alan Bennett, com os actores Brian Penido, Zé Carlos Machado e Emília Rey. Ainda há (alguns) bilhetes.

Não perca esta oportunidade!

Algumas fotos da conversa de ontem: