Archive for Novembro 16th, 2011

Animais Nocturnos (também) para escolas

Quarta-feira, Novembro 16th, 2011

“Animais Nocturnos” – a próxima produção d’A Escola da Noite – está disponível para escolas durante o mês de Janeiro. Se é professor/a, não deixe de nos contactar.

Com “Animais Nocturnos”, A Escola da Noite encerra o ciclo de três espectáculos dedicados à dramaturgia espanhola contemporânea. Depois de “Noites de Amor Efémero”, de Paloma Pedrero (Dezembro de 2010) e de “Teatro Menor”, de José Sanchis Sinisterra (Junho de 2011), a companhia apresenta agora um texto que nos interpela enquanto espectadores e cidadãos.
Aproveitando o conhecimento que tem da situação ilegal em que vive o seu vizinho (um imigrante “sem papéis”), um homem exerce sobre este uma relação de dominação. Como faz questão de referir, não lhe pede, contudo, “nada de vergonhoso” – apenas que seja “seu amigo”.
Focado nos mecanismos e nos fundamentos desta relação de poder entre dois indivíduos, o texto oferece-nos uma reflexão sobre a forma como as sociedades contemporâneas estabelecem fronteiras entre os seus elementos “legítimos” e “não legítimos”, entre diferentes “níveis” de cidadania.
Para além disso, ele mostra-nos como a solidão, o medo e a desconfiança em relação ao “outro” influenciam os nossos comportamentos e estão mais próximos de nós – cidadãos comuns – do que gostaríamos de imaginar.
Tal como em várias das suas outras peças, Juan Mayorga concilia na sua escrita um humanismo radical e uma enorme sensibilidade com a recusa de qualquer moralismo, numa obra que permite distintos níveis de interpretação e nos confronta com as nossas próprias contradições e incoerências.
Mais do que respostas, o autor lança-nos perguntas e desafios. Cabe ao espectador reagir ao que lhe é proposto e decidir se e como pretende tomar partido.

texto Juan Mayorga tradução António Gonçalves encenação António Augusto Barros figurinos Ana Rosa Assunção desenho de luz Danilo Pinto sonoplastia Eduardo Gama interpretação Maria João Robalo, Miguel Lança, Miguel Magalhães, Sofia Lobo

M/12 > 90′ (aprox.)

SESSÕES ESPECIAIS PARA O PÚBLICO ESCOLAR
20/12/2011 a 20/01/2012, terça a sexta-feira, 11h00 e 15h00 (mediante marcação prévia)

condições de acesso
– € 3,00 por aluno/a
– entrada gratuita para professores/as acompanhantes e alunos/as abrangidos pelo escalão A da ASE

outras informações
– A Escola da Noite disponibiliza materiais de apoio sobre o autor e/ou a própria peça a todos/as os/as professores/as que o solicitem;
– no final de cada sessão, a equipa artística do espectáculo está disponível para realizar conversas informais com os alunos e/ou visitas guiadas ao Teatro da Cerca de São Bernardo