Archive for Setembro 22nd, 2011

Antonio Onetti em Coimbra

Quinta-feira, Setembro 22nd, 2011

O autor de “La Calle del Infierno” vem a Coimbra na próxima semana, no âmbito da V Jornada de Dramaturgia Espanhola Contemporânea organizada pel’A Escola da Noite. O programa inclui uma conferência na Faculdade de Letras, uma sessão de leituras no Teatro da Cerca de São Bernardo e uma sessão especial do mais recente espectáculo do grupo Bonifrates, na Casa Municipal da Cultura.

António Onetti (Sevilha, 1962) é o mais conhecido dramaturgo andaluz contemporâneo. Estudou na Escola Superior de Arte Dramática de Madrid e no Centro Nacional de Novas Tendências Cénicas e iniciou a sua carreira teatral pela interpretação, numa companhia de Sevilha. Também professor, António Onetti leccionou Literatura Dramática e Dramaturgia na Escola Superior de Arte Dramática de Sevilha e orienta regularmente oficinas e seminários de escrita teatral e de guiões para televisão e cinema.
Escreveu a sua primeira peça – “Los peligros de la jungla” – em 1985. Desde então, publicou mais de vinte textos teatrais, numa obra ecléctica, que abarca diversas categorias de literatura dramática. Entre eles incluem-se, por exemplo, as adaptações de “Mãe Coragem”, de Brecht (com o título “Madre Caballo”, escrita em 1997) e do clássico de Shakespeare “Romeu e Julieta” (2003). Para além de Brecht, que assume como mestre – “aprendes muito lendo as suas obras, se souberes lê-las”, escreveu em 1999 –, têm sido igualmente identificadas como referências para o seu trabalho autores como Federico García Lorca, Cervantes, Ramón del Valle-Inclán ou Pirandello. Pertencendo à primeira geração de escritores que “começou a trabalhar na democracia”, Antonio Onetti inclui-se entre os que têm procurado “um novo realismo”, tentando recuperar uma tradição “que se tinha quebrado em Espanha”. Um teatro ao mesmo tempo realista e “comprometido”, na linha do que, por exemplo, John Arden e Osborne tinham feito em Inglaterra. Partindo do facto de “já não estarmos no naturalismo”, Onetti afima acreditar na “dramaturgia do espectáculo e do texto”. Nesse sentido, prefere um “teatro dramático” a um “teatro literário” e procura desenvolver linguagens – “linguagens diferentes para histórias diferentes” -, mais do que “um estilo pétreo” que pudesse caracterizar a sua obra.
Entre as suas peças, destacam-se e estão publicadas em Portugal, na colecção “livrinhos de teatro” da Cotovia e dos Artistas Unidos, as peças “Puro Sangue”, “Marcado pelo Tipex”, “Santíssima Apunhalada” e “A Rua do Inferno”. Esta última foi recentemente estreada em Coimbra pelo grupo Bonifrates, com o título original e encenação de João Janicas. Associando-se à presença do autor na cidade, a Bonifrates volta a apresentar o espectáculo no seu espaço, na Casa Municipal da Cultura. A programação desta Jornada inclui, assim, uma conferência pelo autor (dia 27, terça-feira, na Faculdade de Letras), leitura de excertos de peças de Onetti pelos actores d’A Escola da Noite e da Bonifrates (dia 28, quarta-feira, no TCSB) e uma sessão especial de “La Calle del Infierno”, pela Bonifrates (dia 28 à noite, na Casa Municipal da Cultura). O espectáculo da Bonifrates mantém-se em cena até ao final de Outubro,
As Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea são uma iniciativa d’A Escola da Noite que visa contribuir para a divulgação em Portugal do teatro que actualmente se escreve e faz em Espanha. Realizadas com o apoio do Instituto Cervantes e do Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, decorrem em paralelo com um ciclo de três estreias de peças de autores espanhóis que a companhia de Coimbra iniciou em Dezembro de 2010 com “Noite de Amores Efémeros”, de Paloma Pedrero, e prosseguiu em 2011 com “Teatro Menor”, de José Sanchis Sinisterra. Para além destes dois autores, vieram já a Coimbra, no âmbito das jornadas, a investigadora Virtudes Serrano e a dramaturga, actriz e encenadora Angelica Liddell.

V jornada de dramaturgia espanhola contemporânea
António Onetti

conferência do autor
27 de Setembro