Archive for Setembro 5th, 2011

Sinisterra e Onetti em Coimbra: discutir e atravessar fronteiras

Segunda-feira, Setembro 5th, 2011

José Sanchis Sinisterra e António Onetti, dois dos mais importantes autores de teatro espanhóis contemporâneos, vêm a Coimbra durante o mês de Setembro para partilhar com o público da cidade o resultado do seu trabalho. A Escola da Noite dedica-lhes a IV e a V Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea, que incluem conferências, conversas com os espectadores, espectáculos e leituras.

No âmbito do ciclo dedicado à dramaturgia espanhola contemporânea iniciado ainda em 2010, A Escola da Noite recebe agora José Sanchis Sinisterra e António Onetti, em mais dois momentos destas Jornadas, que visam divulgar e debater o teatro que actualmente se escreve em Espanha e diminuir a distância e o significativo desconhecimento que ainda existe entre os dois países neste domínio.

José Sanchis Sinisterra (Valência, 1940), autor das 13 peças que integram “Teatro Menor”, a mais recente produção da companhia, dará uma conferência no Teatro da Cerca de São Bernardo a 14 de Setembro (quarta-feira), pelas 16h00. A entrada é livre e o público terá aí a oportunidade para conversar com o dramaturgo sobre o seu trabalho, nomeadamente sobre as peças que A Escola da Noite escolheu para montar este último espectáculo. Estreado no final de Junho, “Teatro Menor” volta de resto ao palco nesta altura, para uma curta temporada de sete sessões, entre 8 e 15 de Setembro.
Considerado um dos mais originais e conceituados dramaturgos e encenadores espanhóis, Sinisterra fundou e dirigiu em Barcelona o Teatro Fronterizo, a partir da década de 70, e acaba de fundar em Madrid o Nuevo Teatro Fronterizo – um projecto de investigação teatral sobre o próprio teatro e aquilo que está para lá das suas fronteiras. Sinisterra define-o como “um olhar interior – que pretende ser um laboratório de investigação e reflexão para profissionais do teatro: actores, directores e dramaturgos, fundamentalmente – e um olhar para o exterior, para misturar-se com outros campos do saber (a ciência, a filosofia, a arte)”, para ultrapassar as fronteiras do teatro feito em Espanha (misturando-o com as tendências de outras latitudes), e “para sair do teatro e envolver-se com a sociedade em que se inscreve”.
A par da sua extensa e rica produção dramatúrgica, Sinisterra é também professor e tem dinamizado múltiplas acções de formação em Espanha, no resto da Europa e na América do Sul, sendo responsável pela formação de várias gerações de escritores dramáticos no espaço ibero-americano.

António Onetti: um actor que começou a escrever
António Onetti (Sevilha, 1962) estudou na Escola Superior de Arte Dramática de Madrid e no Centro Nacional de Novas Tendências Cénicas. A sua carreira no teatro inicia-se pela interpretação, numa companhia de Sevilha: “Eu era um actor que começou a escrever. Depois, comecei a dirigir as minhas obras”, afirma.

A sua primeira peça – “Los peligros de la jungla” – data de 1985. Desde então, escreveu mais de vinte peças, que compõem uma obra ecléctica e difícil de encaixar numa só categoria de textos teatrais. Entre elas incluem-se, por exemplo, as adaptações de “Mãe Coragem”, de Brecht (com o título “Madre Caballo”, escrita em 1997) e do clássico de Shakespeare “Romeu e Julieta” (2003). Para além de Brecht, que assume como mestre – “aprendes muito lendo as suas obras, se souberes lê-las”, escreveu em 1999 –, e mais ou menos reconhecidas pelo próprio, têm sido igualmente identificadas como referências para o seu trabalho autores tão importantes e diversos como Lorca, Cervantes, Ramón del Valle-Inclán ou Pirandello.
Também professor, António Onetti leccionou Literatura Dramática e Dramaturgia na Escola Superior de Arte Dramática de Sevilha e orienta regularmente oficinas e seminários de escrita teatral e de guiões para televisão e cinema. Entre as suas obras, destacam-se e estão publicadas em Portugal, na colecção “livrinhos de teatro” da Cotovia e dos Artistas Unidos, as peças “Puro Sangue”, “Marcado pelo Tipex”, “Santíssima Apunhalada” e “A Rua do Inferno”.
Esta última foi recentemente apresentada em Coimbra pelo grupo Bonifrates, que manteve o seu título original – “La Calle del Infierno”. Associando-se à presença do autor na cidade a Bonifrates volta a apresentar o espectáculo no seu espaço, na Casa Municipal da Cultura. O programa da Jornada dedicada a António Onetti inclui, assim, uma conferência (dia 27, terça-feira, na Faculdade de Letras), leitura de excertos de peças da sua autoria pelos actores d’A Escola da Noite e da Bonifrates (dia 28, quarta-feira, no TCSB) e uma sessão especial de “La Calle del Infierno”, pela Bonifrates (dia 28 à noite, na Casa Municipal da Cultura).
As Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea, que, desde Dezembro de 2010, já trouxeram a Coimbra Paloma Pedrero, Virtudes Serrano e Angélica Liddel, contam com o apoio do Instituto Cervantes e do Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

IV Jornada de Dramaturgia Espanhola Contemporânea
José Sanchis Sinisterra
conferência do autor
14 de Setembro