Archive for Junho 6th, 2011

Oficina de Marionetas | prazo de inscrições prolongado

Segunda-feira, Junho 6th, 2011

No âmbito da apresentação em Coimbra do espectáculo “SANGUE BOM”, pela Companhia Pequod, no próximo dia 11 de Junho, sábado, com sessões às 16h e às 21h30, uma iniciativa integrada na rede Culturbe — Coimbra, Braga e Évora, A Escola da Noite vai acolher uma Oficina Prática de Manipulação Directa, a técnica usada por esta companhia de Teatro de Animação. A Oficina decorre na véspera da apresentação do espectáculo, dia 10 de Junho, sexta, das 14h às 17h e ainda há vagas.

Oficina Prática de Manipulação Directa

Descrição: O workshop tem como objectivo proporcionar uma vivência prática com as ferramentas básicas da manipulação de bonecos e objectos. Esta acção também pretende difundir a linguagem da animação, estimulando o interesse pela formação e capacitação de pessoas interessadas em trabalhar como manipuladores ou no meio da animação.

Baseada em exercícios práticos, combinados com a transmissão de conhecimentos teóricos sobre esta técnica, a oficina da PeQuod propõe um conteúdo pedagógico que abrange desde aquecimento corporal específico, passando por exercícios práticos pensados para levar o aluno a compreender e experimentar em seu próprio corpo os princípios trabalhados. Como parte deste processo, os alunos são levados a construir na Oficina, protótipos simplificados que serão usados para a execução do treino da manipulação. A ênfase do curso recairá sobre a manipulação directa, técnica que tem sido principal no grupo, nestes 11 anos de existência e que oferece uma grande organicidade de movimentos ao objecto manipulado, aproximando-o da riqueza do movimento humano e extrapolando suas possibilidades através da riqueza que a linguagem da animação permite.

Destinatários: Jovens actores/actrizes; alunos/as do ensino artístico e público em geral, com mais de 14 anos.

Calendário: 10 de Junho, sexta, 14H00 – 17h00

Preço: 25,00 Euros (IVA incluído)

Inscrições: Enviar e-mail com assunto “Oficina Prática de Manipulação Directa”, indicação de nome, contactos, idade, formação escolar e profissional para isabelcampante@aescoladanoite.pt até ao dia 4 de Junho. As inscrições são limitadas até ao máximo de 24 participantes e são sujeitas a selecção mediante análise do perfil dos candidatos.

Formadores: Actores manipuladores da Cia. PeQuod, Liliane Xavier e Márcio Nascimento.

LILIANE XAVIER Actriz-manipuladora/produtora Formada em Direcção Teatral e em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Dirigiu três peças: “Variações sobre a morte de Trotsky”, de David Ives; “A Falecida”, de Nelson Rodrigues e “O Veredicto”, de Franz Kafka. Participou, entre diversos trabalhos, como assistente de direcção da ópera “Don Pascale”, na Escola de Música da UFRJ; como actriz em “A Serpente”, da Cia. Teatro do Pequeno Gesto; “Terror e Miséria no III Reich”, dos Fudidos Privilegiados, e na peça “Nau Catarineta”, junto à Cia. Teatral Caixa de Pandora. No cinema, participou nas longas-metragens “Copacabana”, de Carla Camurati e na co-produção Brasil-Chile, “31 minutos”, de Alvaro Diaz e Pedro Peirano. Integra a Cia.PeQuod desde 2004 e tem efectuado com esta companhia, uma expressiva carreira, com reconhecimento nacional e internacional, actuando em todos os espectáculos de seu repertório.

MARCIO NASCIMENTO Actor-manipulador Formado em Interpretação Teatral pela UNIRIO e professor de artes pela Universidade Cândido Mendes. Trabalhou como actor e manipulador de bonecos em diversas produções, sendo dirigido no teatro por Karen Acioly, Tim Rescala, André Paes Leme e Fernando Sant’Anna; em cinema com Carla Camurati, Jom Tob Azulay e na longa-metragem “31 minutos”, de Alvaro Diaz e Pedro Peirano; na televisão trabalhou com Marcio Trigo e Fred Mayrink. Trabalha também junto à Cia. Artesanal, com assessoria e direcção de teatro de animação. É integrante da Cia PeQuod de Teatro de Animação desde sua formação, e participou como de todos os espetáculos de seu repertório.