Archive for Junho 4th, 2010

Sexta-feira, Junho 4th, 2010

ÚLTIMO ESPECTÁCULO de JOSÉ

4 de Junho,  sexta, 21h30> TCSB, Coimbra> 1JOSÉ

[Agora você (ou José e seus irmãos), O Cobrador, Passeio noturno I, Raimundinha, O Outro, A Escolha, Passeio noturno II e Hildete]

“Em “José”, por exemplo, há sangue e morte em vários contos. E, mesmo naqueles em que a violência não se manifesta de forma explícita, como “Agora você” (ou “José e seus irmãos”), ela está lá. É o caso de “Hildete” que, para António Augusto Barros, é “um dos contos mais violentos”. Mesmo sem tiros e facas, fala sobre uma outra violência, cada vez mais visível nas sociedades contemporâneas e mediatizadas: a violência de fabricar e de expor, através de manobras de marketing, a vida das pessoas. Há ainda “Raimundinha”, que não sabe reconhecer os inimigos que se aproveitam da sua ingenuidade. E um homem, em “A Escolha”, que se divide entre uma cadeira de rodas e uma dentadura. É um dos desdentados do universo de Rubem Fonseca. Os pobres não têm dinheiro para arranjar os dentes.
Mas uma das personagens mais marcantes de “José” é o Cobrador (do conto homónimo), um homem que cobra dívidas à sociedade, sobretudo aos que pertencem às classes mais abastadas. Devem-lhe a dignidade, argumenta: “Tão me devendo colégio, namorada, aparelho de som, respeito, sanduíche de mortadela no botequim da rua Vieira Fazenda, gelado, bola de futebol”, diz. Com o Cobrador, sim, há morte e sangue em palco. Como na vida.”

Maria João Lopes, no Ípsilon /  Público de 7 de Maio de 2010

próximas apresentações da Trilogia: Rubem (7 e 8/06) Fonseca (11 e 12/06)