Archive for Março 6th, 2010

o último monólogo

Sábado, Março 6th, 2010

(Denise Stoklos sobre “Calendário da Pedra“)

“what if you had no right to read?”

Sábado, Março 6th, 2010

Os novos olhares da Sociologia sobre o Corpo. A (des)construção social e as múltiplas performances do corpo quando analisado na sua relação com a ciência e a tecnologia, a sexualidade e o crime, a politica e a biologia, a discriminação e a aberração, o material e o espiritual.

Fahrenheit 451 | 8 de Março, segunda, 21h30

No próximo dia 8 de Março,  segunda-feira, pelas 21h30, decorre nova sessão do ciclo de cinema INCORPORAÇÕES com a projecção do filme “Fahrenheit 451” de François Truffaut. Neste ciclo, organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, os filmes foram escolhidos e são comentados por investigadores desse Núcleo: o comentário a este filme é feito por Eduardo Basto que, juntamente com Daniel Neves, é organizador desta iniciativa. A entrada é livre.

Calendário da Pedra

Sábado, Março 6th, 2010

“Calendário da Pedra” também é a nossa vida, agora, dia após dia. Começou em cima de um poema de Gertrude Stein, “A Birthday Book”, mas depois desviou-se dele (“É um texto maravilhoso, mas radicalmente literário. Acho isso muito bonito e acabei respeitando”) para se tornar uma peça de Denise Stoklos, com algum Deleuze no corpo. “Tem muita dessa forma deleuziana de se ver o ser humano como potência: acredito mais na certeza de vir a ser amanhã o que eu quero agora do que na esperança, que é escravizadora porque adia tudo para depois”, diz. Também tem muito do peso do dia-a-dia, desta coisa “cheia de caminhos, muito séria, que é o quotidiano”, e que é tudo na vida: “É nele que se pode actuar”.

Calendário da Pedra Denise Stoklos | 6 de Março | sábado | 21h30 | Teatro da Cerca de São Bernardo

Espectáculo integrante do ciclo “do monólogo, coisa pública”, inserido na XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, uma organização d’A Escola da Noite e da Reitoria da Universidade de Coimbra.