Archive for Setembro 16th, 2009

Vera Mantero no TCSB

olympia1                                               © JORGE GONÇALVES

Solos – TCSB|17 e 18 Setembro| 21h30.

A vencedora do Prémio Gulbenkian Arte 2009 e um dos expoentes máximos da arte contemporânea portuguesa está em Coimbra desde ontem e ficará por cá até sábado.

Esta residência Artística que a Escola da Noite, em colaboração com o CAV e o curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras,  está a acolher no Teatro da Cerca de S. Bernardo, terá amanhã um dos seus pontos mais altos com a apresentação dos solos “Talvez ela pudesse dançar primeiro e dançar depois” e “Olympia”. pelas 21h30.

Depois de amanhã, sexta-feira dia 18, apresentará mais dois solos que preparou para esta residência:  “Uma misteriosa coisa disse o e. e. cummings” e “A dança do Existir”.

Das 14h às 21h30 de terça a domingo estará patente a exposição do trabalho de Vera Mantero e um centro de documentação temporário no Centro de Artes Visuais.

Let’s Make Money (trailer)

Quarta-feira, Setembro 16th, 2009

Erwin Wagenhofer é um realizador que prima pela preocupação ambiental e social nos documentários que constrói. “We Feed the World” realizado em 2006 arrecadou prémios nos festivais de cinema de Toronto, Moscovo, Buenos Aires, Singapura e Rio de Janeiro. O ano passado nasceu o documentário que vai ser projectado na Faculdade de Letras, hoje pelas 21h30. “Let’s Make Money” (Selecção Oficial do Sundance Film Festival 2009) fala do percurso do dinheiro, do universo dos grandes bancos, dos accionistas, dos empresários, no fundo, da ganância e do ciclo destrutivo que é alimentado pelo nosso dinheiro.

E o que é que isto tem a ver com Vera Mantero? Foi este filme o ponto de partida e a base de “Vamos sentir falta de tudo aquilo que não precisamos”, o seu último espectáculo. A entrada é livre

Vera Mantero e os mais novos

talvez-ela                                                   ©José Fabião

“Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois” e “A dança do existir” são os dois solos que hoje pelas 19h Vera Mantero vai apresentar ao público escolar no Teatro da Cerca de S. Bernardo. O público que irá assistir terá a oportunidade de participar num atelier com a bailarina no próximo sábado às 10h30.

Workshop “O Corpo Pensante”

Quarta-feira, Setembro 16th, 2009

Vera Mantero. Uma artista que já correu mundo dançando propõe-se neste espaço criativo e prático a fazer dançar o mundo de quem vai ter oportunidade de participar. Destinado a alunos do curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras e a membros do CITAC, GEFAC e TEUC, tem como objectivo fazer dos sentidos e das sensações uma forma diferente de encarar a vida. Espaço, ambiente, objectos são conceitos a explorar. Intitula-se “O Corpo Pensante” e de hoje até 6a feira preencherá o espaço do auditório da FLUC entre às 14h e às 17h.

Residência Artística Vera Mantero – 2º Dia

cartaz-VeraMantero

O acolhimento à coreógrafa Vera Mantero, em Coimbra entra hoje no segundo dia. Depois de ontem ter tido lugar a inauguração da exposição e do Centro de Documentação Temporário no Centro de Artes Visuais, seguida mais tarde por uma conferência na Faculdade de Letras, hoje a programação começa às 14h com o workshop “O Corpo Pensante”, dirigido por Vera Mantero. Mais tarde a programação segue com a apresentação de dois solos “Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois” e “A dança do existir” numa sessão especial para o público escolar a partir das 19h. A Faculdade de Letras volta a acolher uma iniciativa às 21h30, desta vez a projecção de “Let’s Make Money” um filme-documentário que inspirou Vera Mantero à criação do seu último espectáculo. A entrada é livre.